As etapas finais dos Campeonatos Sul Brasileiro, Brasileiro e Paranaense de Velocross, acontecem neste final de semana (18 e 19), em Campo do Tenente. Os treinos livres e provas serão realizados no Parque de Eventos Nossa Senhora Aparecida, km 181, em Ribeirão Vermelho, com a supervisão da Federação Catarinense, Gaúcha e Paranaense de Motociclismo.
No sábado, os treinos iniciam às 10h, com as primeiras baterias às 16h. No domingo, os treinos começam às 08h e as provas a partir das 11h50. São esperados pilotos de todo o Brasil para a competição, e a expectativa da organização é de 400 inscritos para as finais.
Pelo Sul Brasileiro os pilotos catarinenses conquistaram bons resultados nas primeiras etapas em Mafra e Marau, no total são sete categorias com pilotos de Santa Catarina na liderança e outras duas categorias na briga direta pelo título, na segunda e terceira posições.
Edenilson Batista, segue na liderança na VX1 e Força Livre Nacional pelo sul brasileiro, com 45 e 44 pontos, respectivamente e pelo brasileiro Dito é líder na Força Livre Nacional. Na VX1 outro catarinense que também está na disputa do título da temporada é Lucas Gadotti, que não conseguiu um bom resultado em Mafra, porém se recuperou em Marau e ocupa a segunda posição, a apenas cinco pontos do primeiro colocado. Outra disputa de Gadotti é na VX2, em que a diferença é de apenas um ponto entre os três primeiros colocados, portanto, quem chegar na frente leva o título da temporada. Enquanto que no Brasileiro Gadotti está apenas três pontos de ser campeão na VX1 e ocupa a segunda posição na VX2.
Na VX3, o destaque é Leandro Matos Lemos, que possui 12 pontos de vantagem para o segundo colocado, o também catarinense, Braz do Santos. Santos além da VX3, irá disputar o título da VX4, em que é líder empatado com Julio Balzan. No brasileiro Lelê já é campeão na VX3 por antecipação, enquanto que Santos tem 16 pontos de vantagem na VX4.
Na categoria 230cc Pro, o piloto Maicon Kraemer irá em busca do título no sul brasileiro. Entre as categorias Intermediárias Especial e Nacional, a disputa fica por conta de Darlan Milverstet, segundo na Especial e Leonardo Berkenbrock, líder na Nacional.
Outro destaque é para a categoria Júnior, pois as três primeiras posições no sul brasileiro são ocupadas por catarinenses: Anthonny Gervasio, Pedro Todt e Matheus da Silva. Além do título antecipado de Gervásio no Brasileiro. Gabriel Milke segue líder absoluto a apenas dois pontos da conquistado do título nacional.