Blumenau recebeu neste final de semana (10 e 11), mais de 400 pilotos de todo o país, para a abertura do Campeonato Brasileiro e segunda etapa do Campeonato Catarinense de Velocross. A pista do motódromo Tatutiba, recebeu pela terceira vez uma prova nacional, com muitas disputas e grande público presente, nos dois dias ensolarados de treinos e provas.
Luiz Zimmermann e Rafael Faria venceram nas principais categorias
Luiz Zimmermann e Rafael Faria se alternaram na frente com uma vitória cada, nas principais categorias. Na VX2, Edinilson Batista liderou no início, seguido por Zimmermann que foi aumentando o ritmo a cada volta, até assumir a primeira posição e confirmar a vitória em casa. Batista foi o segundo e Faria completou os três primeiros colocados da bateria.
Na VX1, Zimmermann liderou boa parte da prova, seguido de perto por Faria que soube escolher a hora certa de passar e manter o ritmo até a bandeirada. Zimmermann foi o segundo enquanto a disputa pela terceira posição foi intensa até o final. Leandro Lemos suportou a pressão imposta por Batista e Jacson Keil, garantindo o terceiro lugar.
Keil dominou a corrida da Força Livre Nacional, vencendo com uma vantagem tranquila sobre Joel Costa. Lemos foi ganhando posições no decorrer da prova e finalizou em terceiro. Pela Nacional 230cc Pró, a disputa foi entre Keil e Faria, pois Keil vinha pressionando o líder e quando tentou ultrapassar, os pilotos acabaram se enroscando e Keil levou a pior, indo parar fora da pista. Assim, Faria seguiu sozinho até a bandeirada. Alex Junior vinha logo atrás e terminou a prova na segunda posição.
Na Nacional 230cc Light, Gabriel Menestrina foi o campeão, seguido de Darlei Weiss e Alexsandro da Silva. Jonilson da Costa, Flavio dos Santos e Luiz Americo compuseram o pódio na Nacional 230cc Intermediária. Na Nacional 160cc, Crystian Andrade foi o ganhador, seguido de Thiago Pereira e Luan de Paula.
Pela VX3 Importada, Lemos segue dominando e venceu mais uma. O piloto que é o atual campeão, chegou pouco a frente de Fabiano Barg na prova da categoria, com Paulo Stedile em terceiro. Na VX4 Importada, domínio dos pilotos gaúchos, com Giovane Pick na primeira posição, pouco a frente de Rodrigo Volcan, tendo Fernando Berwanger logo atrás em terceiro.
A categoria VX45 Importada, foi disputada no final da tarde de sábado, com Berwanger em primeiro e Narsi Sarkis na segunda posição. Na VX45 Nacional, Elder Pirolli ficou com a vitória, seguido por Berwanger e Vilson Alves.
Marcio Lago dominou a corrida da VX3 Nacional, vencendo com vantagem o segundo colocado Luciano de Conto. Alvaro Campos ficou na terceira posição.
Nas categorias de base, Vitor de Borba foi o campeão na 65cc, após vencer a disputa com Bernardo Sesaro. Na Junior, Carlos Gervasi venceu de ponta a ponta, com Nicolas Lopes em segundo, após suportar a pressão imposta por Vinicius Boing boa parte da etapa.
Entre as meninas, disputa intensa na VXF Nacional, com Mozara Bitencourt ficando com a vitória, depois da boa disputa com Thainara Seidel. Na Importada, Maiara Basso confirmou o favoritismo e venceu com boa vantagem.
O resultado completo pode ser acesso aqui.
A próxima etapa Catarinense está prevista para os dias 14 e 15 de abril, com cidade a ser definida. O Brasileiro segue para sua segunda prova, nos dias 05 e 06 de maio, em Sete Quedas (MS).
O Catarinense de Velocross é patrocinado por Geração Motos, Rinaldi e Blade Energy Drink.
Mais informações sobre a prova
22/02/18 Vídeo: Abertura do Catarinense de Velocross 2018
19/02/18 Treinos e provas foram realizadas em São Bento do Sul
18/02/18 Baterias foram realizadas em São Bento do Sul
17/02/18 Tarde de treinos livres aconteceu em São Bento do Sul
14/02/18 Treinos e provas acontecem em São Bento do Sul
05/02/18 Inscrições estão abertas para a etapa nos dias 17 e 18