Neste ano, a Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), incluiu mais três categorias no Velocross, que são a VX45 Importada, VX45 Nacional e a VX1 Intermediária.
A VX45 Nacional já está definida e segue o regulamento unificado entre as três federações do Sul. A categoria é válida para pilotos de 45 a 55 anos e tem previsto no regulamento algumas regras, como:
1. É obrigatório o uso de motocicletas de fabricação nacionais, exceto os seguintes modelos: KTM 250cc, 300cc 350cc EXC-F, Kawasaki, KLX110, KX-F 250cc, KX-F 450cc, KLX 450 R, que não poderão participar desta classe;
2. Podem ser usados chassis, motor e suspensões de qualquer modelo nacional, cfe. artigo 4.6. a, inclusive com intercâmbio de peças. Podem ser feitas alterações no chassis, motores e suspensões inclusive com intercâmbio de peças;
3. Motores 4T ou 2T de qualquer cilindrada, carburado ou injetado. Partes externas podem ser modificadas, substituídas desde que por componentes nacionais;
4. Demais itens não mencionados são “livres”.
A VX45 Importada já está definida e segue o regulamento unificado entre as três federações do Sul. A categoria é válida para pilotos de 45 a 55 anos como motocicletas importadas até 300cc 2T ou até 450cc 4T.
Já a VX1 Intermediária, será experimental na primeira etapa do Campeonato Catarinense, em São Bento do Sul. Caso tenham mais de seis (6) pilotos inscritos, ela permanecerá na temporada 2019. A categoria seguirá as regras definidas pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), que consta também no regulamento unificado, que são:
1. Não será permitida para pilotos campeões do velocross ou motocross de campeonatos estaduais e/ou Brasileiro nos três (3) anos anteriores ao ano corrente das seguintes classes: Intermediária Especial.
2. Também não será permitida a participação nesta classe, aos cinco (5) primeiros colocados, VX1, VX2 e VX3 Especiais, e ou categorias equivalentes no MX, nos três (3) anos anteriores.
Mais informações sobre o regulamento das duas categorias podem ser conferidas aqui.
Etapa de abertura do Velocross acontece em São Bento do Sul
A cidade de São Bento do Sul recebe novamente a primeira etapa do Catarinense de Velocross, nos dias 16 e 17. Os treinos e provas acontecem no Parque de Eventos Expoama.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), com o custo de R$ 100,00 antecipado. No dia de prova, o valor será de R$ 150,00.
Os detalhes da prova e programação serão divulgados em breve, nos canais oficiais da FCM.