O domingo (14) foi de velocidade, adrenalina e muita emoção em Canoinhas, durante a 4ª etapa do SportBay Campeonato Catarinense de Velocross , realizada junto à 24ª FEMASTE que também trazia uma dose de ansiedade devido ao show de Ana Castela que aconteceu no final da tarde.
Desde cedo, o público começou a lotar o parque e acompanhou disputas eletrizantes que confirmaram a força da temporada 2025.
As atividades começaram logo às 8h da manhã com os treinos cronometrados. Às 11h, teve início a programação oficial, abrindo com as categorias VX3, VX4 e VX45 Especial .
Nessas baterias, Ednilson Batista, o Dito, aniversariante do dia , reforçou sua boa fase na temporada, largando na frente mais uma vez no final da semana, e, mesmo pressionado por Leandro Lemos no início, manteve a concentração e o ritmo até vencer. Leandro acabou errando e caindo em uma curva, sendo ultrapassado por Handerson Ferreira , que terminou em segundo, com Lele completando na terceira posição.
Na VX4 Especial , Dito voltou ao lugar mais alto do pódio, seguido de Juarez Mes e Rafael Edilson Prust.
E fechando a bateria tripla, vitória de Braz dos Santos na VX45, com Rodrigo dos Santos em segundo e Célio Marcos Olekszyszen em terceiro.
Na sequência, a Nacional 200cc levantou o público . Daniel Zesczylinski largou na frente e impôs ritmo forte, mas teve que segurar as investidas de Cristian da Cruz . Pirikito, como é mais conhecido, chegou a fazer a melhor volta e ameaçou a liderança, mas Daniel mostrou frieza e garantiu a vitória. Pirikito finalizou em segundo e Luan de Paula ficou em terceiro.
Encerrando a manhã, foi a vez da garotada da 65cc . Kaike Kroenke fez o holeshot e dominou a corrida até a bandeirada, conquistando a vitória. O paranaense João Vitor Medeiros terminou em segundo lugar, seguido de Vinícius Pezenatto , de Rio Negrinho. Davi Ferreira que vinha fazendo bons tempo acabou não largando devido uma queda nos treinos.
Após a premiação da provas da manhã, almoço, e a abertura oficial do evento, ocorreram as provas da tarde. Na VX2, Anthonny Gervasio faz uma bela largada e sai na frente fazendo o roleshot, seguido de José Victor e Lucas Gadotti. José Victor vinha muito forte desde os treinos, o que fez total diferença na prova, assumindo a liderança logo no início, deixando a briga com Anthonny Gervasio e Lucas Gadotti, que também faz a ultrapassagem na última volta, e garante o segundo lugar. A prova termina com José Victor subindo no lugar mais alto do pódio, na sequência Lucas Gadotti e Anthonny Gervasio, finalizando a prova em terceiro.
Na VX2 Intermediária , Gustavo Marian dominou ponta a ponta, mas a emoção ficou por conta da batalha entre Nicolas Guguler e Pirikito. Nicolas resistiu a todas as investidas do adversário e terminou em segundo, mais com gostinho de vitória, com Pirikito em terceiro.
Pela Intermediária Nacional , Josiel Conrrado largou na frente, mas logo foi ultrapassado por André de Melo , que acelerou forte e abriu vantagem. Fernando Simão chegou a ameaçar o líder, mas após uma queda terminou em segundo, com Gustavo Marian em terceiro.
Na disputadíssima Nacional 250 Pro , vitória do paranaense Alex Júnior Assmann , seguida de Vinícius Lamonatto e Carlos Augusto Gervási .
Já na Força Livre Nacional , Carlos Augusto Gervasi fez uma prova impecável e confirma a vitória. Lucas Gadotti ficou em segundo, enquanto Vinícius Lamonatto completou o pódio.
A penúltima bateria foi de VX Júnior , que teve uma das provas mais emocionantes do dia. Rafael Baron , de São José, largou na frente e suportou os ataques intensos de Victor Gabriel , de Indaial. Victor chegou a ultrapassar, mas tomou o "X" e caiu após encostar na roda traseira do líder. Com isso, Kayron Vinicius Prochnow e Lucas da Silva assumem a segunda e terceira posições. No fim, Baron venceu, com Kayron em segundo e Lucas em terceiro. Victor Gabriel finalizou em quarto, mas manteve a liderança no campeonato.
Para fechar o domingo, veio a prova mais aguardada, VX1 e VX1 Intermediária . Pela VX1, Lucas Gadotti saiu na frente, mas foi pressionado do início ao fim por José Victor . A disputa eletrizou o público, e na última volta José Victor conseguiu a ultrapassagem, enquanto Gadotti caiu na sequência, finalizando em segundo. Anthonny Gervasio completou o pódio em terceiro.
Na VX1 Intermediária, vitória de Nathan de Liz , seguida de André de Melo e Handerson Ferreira .
O dia também registrou um momento de apreensão nos treinos da manhã, onde o piloto Fabrício Medeiros sofreu uma queda e precisou ser encaminhado ao hospital. A Federação Catarinense de Motociclismo contatou familiares e informou que o atleta apresenta evolução positiva em sua recuperação.
A próxima etapa do SportBay Campeonato Catarinense de Velocross está programada para os dias 18 e 19 de outubro , na cidade de Agronômica , prometendo mais um espetáculo para os fãs da modalidade.