Galeria de fotos da 6ª etapa do Catarinense de Cross Country
Canelinha - A sexta etapa do Campeonato Catarinense de Cross Country foi disputada neste primeiro domingo de setembro, dia 5, no CTG Fazenda Silva Neto e serviu para consolidar a posição dos líderes da competição. Integrada à programação do sétimo Rodeio Crioulo Nacional, a prova que foi feita num novo traçado, com muitas subidas e decidas que exigiram mais potência dos motores e maior precisão das frenagens, reuniu os principais pilotos do Estado e confirmou o favoritismo dos principais candidatos ao título da temporada. Na Light venceu Gean Murilo Dalcastagem; Gerson Sérgio Klaumann ganhou na Over 35; Thiago Hort na Força Livre Nacional; Sérgio Henrique Klaumann na Júnior e Jean Isensee faturou na Força Livre Especial. Restando duas etapas para o encerramento do Estadual – Rio Negrinho (26/set) e Biguaçu (21/out) – o maior equilíbrio permanece sendo nas categorias Over 35 e Força Livre Especial.
Baterias A categoria Light foi a primeira a entrar na pista e o piloto Gean Murilo Dalcastagem, de Brusque, teve motivos de sobra para comemorar após vencer a bateria de ponta a ponta. Com o resultado Dalcastagnen subiu para 156 pontos e tem 34 de vantagem sobre Fábio Cardeal, de Brusque, que foi o terceiro em Canelinha atrás de Alexandre Carvalho, de São João Batista. Carvalho, aliás, foi um dos destaques da prova, pois após passar Edenilson José de Souza, de Joinville, e assumir o terceiro lugar, partiu atrás de Cardeal que não agüentou a pressão e cedeu a posição. A primeira volta da categoria Over 35 foi liderada por Gilson Assini, piloto de Botuverá. Na volta seguinte Gilmar Schwamberger, de Brusque, é quem assume a liderança, seguido por Gerson Sergio Klaumann, de Rio Negrinho, Antônio Carlos Celva, de Guabiruba, e Sérgio da Silva, de Gaspar. Klaumann partiu para cima de Gilmar, passou e manteve o primeiro lugar até a quadriculada. Gilmar ainda sofreu pressão de Celva, que com um melhor preparo físico conseguiu a ultrapassagem ficando com o segundo lugar, resultado que o manteve como líder do certame com 133 pontos, contra 124 de Sérgio da Silva, que foi o quarto colocado.
Na categoria Força Livre Nacional o duelo foi entre Thiago Hort, de Brusque, e Eduardo Fantoni, de Gaspar. Fantoni liderou até a metade da bateria, quando Thiago que vinha num ritmo mais forte ultrapassou para assumir o primeiro lugar. Mas por pouco tempo. Numa das subidas o motor da moto de Fantoni falou mais alto, fazendo com que Thiago perdesse a liderança. Thiago ainda perdeu mais tempo numa queda na curva em frente ao público. Faltando duas voltas para terminar, Fantoni foi novamente superado Thiago por ter o pneu dianteiro de sua moto furado. Ricardo de Souza, de São João Batista, terminou em terceiro, Otávio Hort Filho, de Brusque, que liderou a primeiro volta da bateria completou a prova em quarto e Robson da Cunha, também de Brusque, terminou em quinto. Fantoni é o virtual campeão depois desse segundo lugar, pois chegou aos 145 pontos, enquanto o vice, Robson da Cunha, tem 90. Na Força Livre Especial, vitória de Jean Isensee, de Gaspar, que soube administrar a vantagem durante toda a bateria sobre o segundo colocado e principal concorrente Sérgio Augusto Klaumann. No duelo entre eles, Isensse soma agora 175 pontos contra 155 de Klaumann. Giulian Wermuth, outro piloto de Rio Negrinho, que após passar Douglas de Souza na terceira volta, assumiu o terceiro lugar. Douglas ainda perdeu o quarto lugar para Humberto Cadori Filho, de Itapema, ficando em quinto lugar.
Um minuto após a largada da categoria Força Livre Especial, foi a vez da categoria Júnior e como aconteceu na cidade de São Bento do Sul, o mais novo dos Klaumann, o Sérgio Henrique, imprimiu um ritmo forte, chegando a passar vários dos pilotos da Força Livre Especial, conquistando sua sexta vitória consecutiva, ou seja, manteve-se invicto no campeonato. Com isso Klaumann praticamente confirmou o título de 2004. Ele tem 180 pontos contra 143 de Milton Jonatas Hobus, de Rio do Sul, segundo colocado na etapa pela sexta vez no campeonato. Já o terceiro lugar ficou para Carlos Eduardo Coelho, de Palhoça, que ganhou a posição na quarta volta após passar Rafael Reis, de Tijucas. Em quinto veio Eduardo Gladimir Dranka Filho, de Rio Negrinho. |
Mais informações sobre a modalidade
07/10/19 Etapa foi realizada nos dias 05 e 06
02/08/19 Prova reuniu mais de 50 pilotos
24/07/19 Primeira etapa acontece em Rio Negrinho
22/07/19 Etapa acontece em Rio Negrinho
09/06/18 As etapas seguem no sábado e domingo, no Tocantins
23/04/18 Prova teve início no dia 12 e a final no dia 15
05/06/17 Piloto catarinense é bicampeão da terceira edição do Rally Baja Jalapão 500
20/11/13 Ricardo Martins é bicampeão brasileiro de Rally Cross Country
17/10/13 Joinville recebe agora a terceira etapa do Catarinense de Cross Country