Federação Catarinense de Motociclismo



Catarinenses ficam em segundo na
abertura do nacional de Arena Cross

Texto e fotos de Valdecir Augustin, especial para Reportagem FCM
 

Galeria de fotos da etapa de abertura do Brasileiro de Arena Cross


João Marronzinho Jr., cat. 250cc

As três primeiras etapas da série do Brasileiro de Arena Cross foram feitas neste domingo, 7 de novembro, na pista de Castelo Eldorado, na cidade de Marilândia do Sul, no Paraná. Os atuais campeões do Brasileiro de Motocross, Antônio Jorge Balbi Jr. na 250cc e Wellington Garcia Mattos na 80cc, saíram na frente vencendo as três baterias disputadas. Na 125cc o melhor desempenho foi de Rafael Zenni, que chegou em sétimo na primeira bateria, ganhou a segunda e foi terceiro na última prova. Dentre os catarinenses destaque para João Marronzinho, segundo na classificação da 250cc, e para Luiz Henrique Zimmermann que ficou com a quinta colocação geral, para Cristopher Castro, quinto no geral da 125cc, e para Anderson Cidade, segundo na 80cc.


Início do treino da 80cc

Treinos
No sábado pela manhã aconteceram os treinos livres com o tempo fechado, chegando até a chover algumas vezes. Já na parte da tarde tudo mudou, o sol brilhou forte, e os pilotos partiram para os treinos cronometrados.

Na 80cc o catarinense Anderson Cidade foi o mais rápido, fazendo a volta em 42”03, ficando o paranaense Jean Carlo Ramos com a segunda melhor volta com o tempo de 42”12.

Já na categoria 125cc por ter um grande número de pilotos, foram feitas três provas classificatórias, A, B e repescagem. Na classificatória A e B, foram dez pilotos em cada bateria brigando por seis vagas. Na "A" o paranaense Leandro Silva venceu depois de fazer um belo duelo com o paulista João Toledo e o paranaense Davis Guimarães. Destaque para o piloto catarinense Pipo Castro que largou na última posição, fez uma prova de recuperação e chegou em terceiro.

Vitória tranqüila do paulista Rafael Zenni na "B", chegando 20 segundos a frente do seu conterrâneo Lucas Moraes. A repescagem foi feita com os pilotos que não conseguiram chegar entre os seis primeiros da classificatória A e B, e quem consegue as duas últimas vagas são o paulista Renato Peres e o catarinense Alexandro Martins.

Na categoria 250cc o melhor tempo foi do mineiro Jorge Balbi, que cravou o tempo de 37”53. O segundo melhor tempo fez o catarinense João Marronzinho com 37”72.

Provas




Welington Garcia Mattos
80cc
1ª Bateria
Após a cerimônia de abertura, a categoria 80cc deu início as disputas. Rodrigo Rodrigues fez uma ótima largada, seguido por Welington Garcia e Jean Ramos. Welington assumiu a primeira posição. Anderson Cidade faz uma belíssima batalha com Jean Ramos e terminou em segundo, ficando Jean fica com a terceira posição.

2ª Bateria
Welington Garcia vence de ponta a ponta, deixando Jean Ramos em segundo e Anderson Cidade na terceira posição.


Anderson Cidade

3ª Bateria
Anderson Cidade largou na ponta e abriu uma pequena diferença para Welington Garcia. Welington partiu para o ataque e ultrapassou Anderson, terminando a etapa invicto. Anderson fica com a segunda posição e Gustavo Amaral termina em terceiro.

Classificação
Wellington Garcia Mattos invicto, vem em primeiro com 75 pontos, seguido por Anderson Cidade com 56, Gustavo do Amaral com 42, Jean Carlos Ramos com 36 e Rafael R. Simoni com 31 pontos.


Rodrigo Selhorst #18 e
Rodrigo Siqueira #29

125cc
1ª Bateria
Rodrigo Selhorst e Rodrigo Siqueira foram os destaques, fazendo um ótimo pega do início ao final da bateria. Selhorst ficou com a vitória e Siqueira em segundo. Marcelo Lima que vinha andando junto com os primeiros, errou na curva da largada e após perder várias posições, fez uma bela prova de recuperação chegando na terceira posição.


Cristopher "Pipo" Castro

Rafael Zeni

2ª Bateria
João Toledo largou na frente, seguido por Zenni, Selhorst e Siqueira. Toledo e Siqueira se tocam e caem perdendo várias posições. Toledo abandona a prova. Zenni e Marcelo assumem as primeiras posições e fazem a grande disputa da bateria que ficou com Zenni em primeiro, Lima em segundo e Cristopher "Pipo" Castro em terceiro.

 

3ª Bateria
Zenni largou na ponta seguido por Leandro Silva. Zenni e Leandro fazem um belo duelo até Zenni cair na curva de acesso à mesa da chegada e perder a primeira posição para Leandro que liderou até o final da bateria. Zenni ficou em segundo e Marcelo Lima em terceiro.

Classificação
Rafael Zenni é o líder do campeonato com 54 pontos, Marcelo Ferreira Lima é o segundo com 52, Leandro Silva com 51 vem em terceiro, Rodrigo Selhorst com 41 em quarto e Cristopher Castro em quinto com 40 pontos.



Largada

Luiz Henrique Zimmermann

Roosevelt Assunção #5, Jorge Balbi #2
e João Marronzinho #8

250cc
1ª Bateria
Paulo Stedile fez uma bela largada assumindo a primeira posição. Logo atrás veio Jorge Balbi que parte para cima de Stedile e o dois fazem uma disputa emocionante, levando o público vibrar. Balbi conseguiu passar Stedile e abrir. Stedile cai na saída da mesa de chegada, fazendo com que a bateria fosse cancelada. A primeira bateria da 250cc fica assim: Balbi em primeiro, João Marronzinho em segundo e Massoud Nassar em terceiro.

2ª Bateria
O catarinense Luiz Henrique Zimmermann largou na frente seguido por Roosevelt Assunção, Jorge Balbi e Massoud Nassar. Balbi passou Roosevelt e partiu para cima de Zimermann que não agüentou a pressão e é ultrapassado. Roosevelt erra no final das costelas e quase cai fazendo um malabarismo com sua moto, na volta seguinte novamente no mesmo ponto tudo se repete e Roosevelt desta vez cai e abandona a prova. João Marronzinho que não fez uma boa largada partiu para uma prova de recuperação passando um a um até chegar no líder, partindo com tudo para cima de Balbi que soube administrar a posição e garantir a etapa. Marronzinho ficou em segundo e Massoud em terceiro.

3ª Bateria
Massoud foi o mais rápido na largada e assumiu a primeira colocação, logo atrás vem Balbi e Marronzinho. Balbi foi para cima de Massoud e assumiu a primeira posição até a bandeira final. A batalha pela segunda posição foi interessante entre os pilotos Massoud e Marronzinho. A briga entre os dois contou com várias trocas de posições até Massoud, na última volta, assumir o segundo lugar e passar a linha de chagada na frente de Marronzinho.

Classificação
Antonio Jorge Balbi Jr. é líder invicto com 75 pontos. João Paulino da Silva Jr. Marronzinho vem em segundo com 56 pontos, Massoud Nassar é o terceiro com 52, Adriano Guarnieri o quarto com 35 e Luiz Henrique Zimermann vem em quinto com 32 pontos.

A competição terá mais três etapas, que estão marcadas para os dias 4 e 5 de dezembro, em Tubarão, Santa Catarina.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.