17 de abril de 2002
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edição n.º 11
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Quatro tempos ou dois tempos?
Foto: Gerson Coas
Na etapa do supercross em Rio Negrinho, Kiko Cidade
(dir.) recepcionou Rooselvelt Assunção (esq.), pai do atual líder
do Brasileiro de Motocross 125cc.
"Trouxe o Roosevelt (filho) aqui para ele treinar. O ritmo das duas
baterias de 15 minutos foi forte. Valeu a pena. Muito melhor que ficar
em casa", disse o Roosevelt pai. |
Quem diria que
iríamos ver os barulhentos motores quatro tempos andar na frente dos leves
dois tempos. Há algum tempo atrás isso era motivo de dúvida. Era. Não
é mais!. Vamos relembrar a etapa de abertura do Campeonato Mundial de
Motovelocidade realizada na madrugada da semana passada no rápido circuito
de Suzuka, no Japão. Na categoria principal, a Moto GP – que substituiu
a 500cc 2T, os bólidos de duas rodas quatro tempos deram um passeio nas
poderosas motos dois tempos marcando uma nova página no desenvolvimento
de motores.
Não tem sido
diferente no motocross, onde os rápidos motores dois tempos começam a
ser seguidos muito de perto pelos quatro tempos. E não é só na 250cc Especial,
pois o paranaense Kristopher Florenzano com sua 250cc 4T, fez um excelente
segundo lugar na classe 125cc Especial, em Cachoeiro do Itapemirim – ES,
na terceira etapa do Brasileiro de Motocross . No domingo que passou fui
assistir a terceira etapa de velô em Camboriú. Para minha surpresa, na
Força Livre Nacional, onde as DT 200 lideravam com facilidade, começaram
agora a ser seguidas e em algumas situações, até ultrapassadas pelas 4T.
Que o diga Beto Alchini, de Guaramirim, e o arrojado piloto Denísio do
Nascimento, de Brusque que está na roda dos ponteiros com uma Honda Falcon
400cc. Aqui também teremos boas disputas não só pelas colocações do Campeonato,
como também pela marca e características dos motores. Mais uma saudável
e acirrada competição que trará mais um atrativo para as equipes e admiradores
de motores bem acertados.
Etapas Nacionais
É grande os
preparativos para as quatro etapas dos campeonatos nacionais que estão
por acontecer em Santa Catarina. Começando pela etapa do Campeonato Brasileiro
de Motocross, que será realizado na cidade de Canelinha, onde uma verdadeira
reforma começa a acontecer no mais antigo e tradicional motódromo do Brasil.
Para um público estimado em mais de 20.000 pessoas e mais de 200 pilotos,
muita coisa tem que acontecer por lá. Muito trabalho será necessário para
mudar o quadro de abandono que se abateu sobre o circuito, sobretudo após
a passagem de vândalos pelo local. Mas para fazer reviver os dias de ouro
do motociclismo vale tudo, e não vi ninguém desanimado. Pelo contrário.
Otimismo e a certeza de um grande evento são os argumentos que entusiasmam
os envolvidos e incentivam a todos que vão trabalhar neste importante
evento.
Ainda no motocross,
dias 11 e 12 de outubro, a cidade de São José receberá os futuros campeões
desse país para a disputa do Campeonato Brasileiro de Motocross 50cc.
Nada melhor que um evento como esses para comemorar o Dia das Crianças!
Na etapa do
Brasileiro de Enduro que acontecerá em Brusque, os organizadores catarinenses
pretendem mais uma vez confirmar a tradição que nosso Estado tem nesta
modalidade. Sob o comando do experiente Pataca, e a competente equipe
do Tatú Trail Clube, Brusque será a capital do Enduro de Regularidade.
No Rally, aguardamos
a etapa do Baja que acontecerá também em junho, na região de São Joaquim.
Bons motivos para uma preparação especial dos equipamentos, bagagem e
motocicletas. Então, até lá.
Novidade
nas bancas
E em tempo,
começou a circular hoje, 17 de abril, a revista Moto Mercado, da editora
Comidi - Projetos e Mídias Especiais, de Florianópolis. Com qualidade
de produção editorial e gráfica que pode ser comparada a das melhores
publicações nacionais, a revista catarinense aborda temas como tecnologia,
tendências do mercado, motoclubes, roteiros de passeios com motos, serviços
e cursos. Nesse primeiro ano, a editora programou periodicidade trimestral
para a revista. Sucesso a Moto Mercado!
Abraços.
# Kiko Cidade #
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