Federação Catarinense de Motociclismo


Etapa de Gaspar equilibra a corrida
pelos títulos do Cross Country
Texto: Luciana Krueger / Fotos: Ivan Krueger
 


Jhonatan Batista, cat. Força Livre Especial

Largada categoria Light

A quinta etapa do Campeonato Catarinense de Cross Country foi realizada na cidade de Gaspar neste último fim de semana, 6 e 7 de maio. Os resultados acirraram ainda mais as brigas pelos títulos.

O Trail Clube Gaspar, sede da corrida e responsável pela organização, se preocupou com todos os detalhes para a prova. Contou também com a ajuda do tempo que cooperou e não choveu durante todo o fim de semana. Com a colaboração da família Caibi, que fez a irrigação da pista, o pó também não atrapalhou. A família Isensee cedeu o gate de largada, sendo esta a primeira prova do ano que teve a utilização do equipamento.

As categorias cidade especial e cidade nacional largaram juntas totalizando 23 pilotos inscritos. Foi uma bela disputa nas duas classes. Na especial: quem venceu foi Ricardo Brancher, de Itajaí, Everton Soletti ficou em segundo lugar e Charles Voigt em terceiro. Giuliano R. Moretti, de Gaspar, venceu a classe cidade nacional tendo a companhia de Ivan R. Baron e Giovani Cadelhac no pódio, respectivamente segundo e terceiro colocados.


Alex Pena Pains, cat. Novatos

Pedro Pablo Reinert, cat. Júnior

Antonio Carlos Celva, cat. Over

Na categoria cadete largaram sete pilotos sendo dois estreantes no campeonato. Mesmo estreantes já mostraram suas habilidades e entusiasmo. Lucas Agostini de tão entusiasmado passou direto na curva, mas retornou à pista, terminando na quinta colocação. Rodrigo Riffel, outro estreante, entrou na pista com muita garra e determinação para disputar posições com Loandro Anton, o Lolo, e Renan “Tocha” dos Santos, ambos de Rio Negrinho e que lideram a categoria na classificação geral. Repetindo o pódio das etapas anteriores Tocha ficou em primeiro e Lolo em segundo. Rodrigo Riffel terminou a bateria na terceira posição.

Alberto Chiesa, de Gaspar, que até então mantém a liderança do campeonato na categoria novatos, largou bem e após ter problemas com sua moto terminou a prova com a segunda colocação. A primeira posição foi de Alex Pena Pains, que com a vitória assume a segunda posição na classificação geral, aumentando ainda mais a briga pelo certame. A diferença entre os dois caiu para apenas dois pontos. A terceira posição da bateria ficou com o piloto Cledson Heil (Keto).

Uma pausa para o almoço e a primeira bateria da tarde, a júnior, reservou grandes surpresas. Na largada, João Paulo Feltz larga bem abrindo uma boa vantagem. Ele manteve a liderança até a nona volta. Até que Pedro Pablo Reinert entrou na pista para dar um show. Conseguiu tomar a segunda posição de Avacir Chaves (Nenê) e então passar João Paulo recebendo a quadriculada na primeira posição. João Paulo terminou em segundo. Houve muita confusão entre Ike Klaumann e Nenê pela busca da terceira colocação. Em um erro de Nenê, Ike conseguiu o terceiro lugar.

A categoria light contou com um piloto a menos. Trata-se de Ruan Carlos Poffo que teve uma lesão no dedo nos treinos e não pode correr. O piloto Rafael Espindola largou bem, porém perdeu a posição já na segunda volta para Eduardo Fantoni que administrou a liderança até o final da bateria. Fábio Cardeal conseguiu a terceira posição, logo atrás de Poffo..

Gilmar Schwamberger largou na frente na categoria over 35 e administrou a primeira posição até a oitava volta, quando Antonio Carlos Celva, o “Toninho”, conseguiu chegar no líder, numa disputa lado a lado. Num erro de Schwamberger Toninho o ultrapassou e ficou com a primeira posição, Schwamberger terminou em segundo e Adilson Batista em terceiro.

A classe força livre nacional contou com guerreiros na pista, Alberto Chiesa, que teve problemas com a moto na novatos, tentou novamente, mas não foi bem sucedido, quebrando já na segunda volta. Já Rafael Espindola teve a sorte do seu lado, liderando a prova desde a quarta volta. Eduardo Fantoni, mesmo com problemas na moto, terminou a bateria em segundo e a terceira posição ficou para Ricardo de Souza.

Na categoria força livre especial correram nove feras. Jhonatan Batista liderou de ponta a ponta, dando um show nos saltos e levando o público ao delírio. Ike Klaumann que até a sexta volta era o quarto colocado terminou a bateria na segunda colocação e João Paulo Fetlz na terceira, Pedro Pablo Reinert deu um exemplo de muito amor pelo esporte. Mesmo com dor conseguiu manter a quarta colocação na categoria. “Me esforcei muito para terminar esta prova. Dei todo meu gás na Júnior. Nessa categoria andei para marcar alguns pontinhos no campeonato, suportando a dor. Achei que quando esquentasse não sentiria tanto, mas a dor só aumentou. Por isso só administrei a quarta colocação”, comentou Pablo. Outro piloto que largou e manteve-se na pista apenas para pontuar no campeonato foi Gabriel R. Schilinghann, que também competiu machucado.

A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Cross Country será nos dias 27 e 28 de maio, em Rio Negrinho.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.