AJUSTE DAS SUSPENSÕES
Existe uma série de ajustes que devem ser efetuados em uma motocicleta de cross ou enduro recém saída da fábrica. Logo após a inspeção geral e todos os acertos que devem ser feitos antes de rodar, está o ajuste da flexão da suspensão traseira e nível de óleo do garfo dianteiro. AJUSTE DO "SAG" DO AMORTECEDOR TRASEIRO O procedimento de ajuste estabelece o ponto de partida correto para qualquer regulagem da suspensão. É aconselhável para realizar o ajuste apropriado de carga inicial de mola é selecionar as molas adequadas as suas necessidades. O primeiro passo para determinar o ajuste da suspensão consiste em acertar a carga inicial da mola traseira, para obter a altura de condução e a dimensão de flexão apropriada. Coloque a motocicleta sobre um suporte de trabalho devidamente abastecida de combustível, níveis corretos de óleo de transmissão e radiadores. Meça então de centro do parafuso que prende a rabeta traseira ao centro do parafuso de ajuste da corrente. Depois meça essa mesma distância estando o piloto sobre a motocicleta com todo seu equipamento de condução normal. Segure a motocicleta em posição bem vertical de forma que o piloto posa ficar com ambos os pés sobre as pedaleiras. Faça com que o piloto levante-se e deixe-se sentar sobre o acento um par de vezes para ajudar que a suspensão vença qualquer resistência; com o piloto sentado em posição de tração peça a um ajudante que efetue a medição.
Uma flexão de 85 mm a 95 mm melhora a habilidade de giro em pistas curtas porém reduz-se ligeiramente a habilidade para conduzir em linha reta, com uma flexão de 100mm a 105 mm melhora a estabilidade em pistas rápidas com poucas curvas e reduz-se ligeiramente a habilidade de fazer curvas. PARA DETERMINAR SE VOCÊ ESTA USANDO A MOLA CORRETA Na continuação meça mais uma vez a motocicleta em ordem de marcha ( sem condutor ).
Para o modelo CR 125R 2001/2002 a suspensão deverá flexionar 10 a 25 mm estando a motocicleta submetida ao seu próprio peso em ordem de marcha. Se a motocicleta flexionar mais de 25 mm estando submetida ao seu próprio peso somente; a mola está demasiadamente macia para o peso do piloto Muita gente pensa que estas indicações de molas, duas ou moles, significam o contrário. Porém quando se leva em consideração o efeito dos ajustes de carga inicial e das molas e a necessidade de corrigir a dimensão da flexão, isso se compreende facilmente. Outros modelos de motocicleta terão outros parâmetros, consulte. MOLAS E NÍVEL DE ÓLEO DO GARFO DIANTEIRO A maioria dos modelos de motocicletas trazem molas adequadas a pilotos cujo peso oscila entre 68 e 73 Kg aproximadamente, sem incluir seu equipamento. Assim se o piloto tiver peso superior, será necessário aumentar o nível de óleo do garfo dianteiro ou substituir as molas por um par mais duro. Medida 02- 85mm para o modelo Honda CR125R AJUSTE DE SUSPENSÃO RELACIONADOS COM AS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE PISTA Em pistas macias, arenosas ou sobre tudo com muito barro, necessita-se mais força de amortização dianteira e traseira. Sobre terrenos mais duros necessita-se menos amortização de compressão. Os terrenos arenosos requerem um pouco mais de força de amortização do retorno também. Na sessão de costelas a força de amortização é maior, porém há mais distância entre elas proporcionando ao amortecedor traseiro, na maioria das vezes, tempo suficiente para recuperar-se. É relevante salientar que a dureza das molas não mudará muito entre pistas duras e macias provavelmente. A suspensão dianteira um pouco mais dura para pistas de areia ajuda a manter o extremo dianteiro elevado e melhora a estabilidade quando se conduz em linha reta. Em pistas com muito barro utilize molas dianteiras e traseiras mais duras.Se você não fizer compensações pelo peso do barro que se acumulará durante a corrida a motocicleta não fará a amortização correta e a condução se deteriorará, pois a suspensão se comprimirá excessivamente durante quase todo o tempo e a motocicleta perderá aderência. Se a pista é rápida e dura, sem grandes esforços nos saltos, como é o caso da maioria das nossas pistas de motocross, você poderá utilizar provavelmente as molas originais. No entanto, deixe a regulagem de compressão e retorno mais macia. Assim a roda copiará melhor o contorno do terreno em buracos pequenos e com isso poderá ser obtida melhor aderência. Com uma regulagem de retorno muito lenta, a roda não entra em contato com o terreno com suficiente rapidez após um esforço de compressão. Como resultado há perda de tração e conseqüente perda de tempo. Considere a grande importância do item "suspensões" dentro do conjunto de trabalho para vencer no motocross. A manutenção correta exige ferramental especifico e mão-de-obra qualificada. Procure por um suporte confiável. |