Federação Catarinense de Motociclismo



Disputas acirradas marcaram a prova de Tubarão
Texto e fotos: Tiago Wolff
 


Anderson Cidade #215 e João "Marronzinho" Jr. #1,
durante disputa pela liderança da MX2

Alexandro Martins, cat. MX3

Maurício Treichel, cat. 55cc

Erivaldo da Silva Jr. #89 e Erivaldo
Nicoladelli #2, cat. Intermediária

Talles Hess #10 e Hallex Dalfovo #100, cat. 65cc

A cidade de Tubarão, no Sul do Estado catarinense, recebeu nos dias 16 e 17 de setembro, a sexta etapa do Riffel Motocross 2006. A pista, que fica na localidade de Sertão dos Corrêas, já é bem conhecida pelos pilotos e agrada a todos devido ao excelente traçado e, também, pelo trabalho intenso feito pelos organizadores locais, que não deixaram passar nenhum detalhe, fazendo um ótimo evento.

Na tarde de sábado rolaram os treinos livre e, em seguida, a pista foi molhada e gradeada, para que no domingo tivesse em ótimas condições. Durante a manhã de domingo, foi realizado o warm up, e por volta das 11 horas largou a categoria street, bateria feita para os pilotos locais, com motos de rua adaptadas para pista. Mesmo com a limitação das motos, os pilotos mostraram muita habilidade, fazendo uma prova disputada do início ao fim.

As baterias

Após a street, foi a vez dos experientes pilotos da MX3 entrarem na pista. A novidade para essa etapa foi o retorno de Sandro Silveira, que estava parado desde o mês de maio, devido a uma fratura. Quando o gate caiu, Sandro saiu na frente, seguido de perto por Alexandro Martins. A briga foi intensa durante toda a primeira volta, até que na segunda passagem, Martins deu o bote decisivo, e assumiu a dianteira. Correndo em casa, Martins foi abrindo vantagem aos poucos e confirmou mais uma vitória e seguindo rumo ao título da categoria. Sandro teve que se contentar com a segunda colocação. Anísio Clasen foi o terceiro colocado na prova, e segue na vice-liderança da competição. Rogério Schmit e Alex Zago completaram o pódio com a quarta e a quinta colocação, respectivamente.

No final da manhã de domingo, a categoria 55cc entrou na pista e mais uma vez Maurício Treichel não deu chances aos adversários, vencendo a prova de ponta a ponta. Treichel vem fazendo uma excelente temporada e lidera o estadual assim como o Brasileiro de Minicross 55cc. Leonardo Neto acompanhou o ritmo do líder, mas teve que se contentar com a segunda colocação, à mesma que ocupa no campeonato. Rodrigo Montagna vêem melhorando a cada prova e finalizou na terceira colocação. Vinícius Rosa foi o quarto colocado, e Brayan Soares o quinto.

Após a parada para almoço, foi à vez dos pilotos da Intermediária darem o show. Correndo em casa, Erivaldo da Silva Jr. pulou na frente na largada com Anísio Clasen e Erivaldo Nicoladelli logo atrás. Ao completar a primeira volta, Nicoladelli passou Anísio e saiu à caça do líder. Erivaldo tentou segurar, mas acabou perdendo a liderança e ficou com a segunda colocação. Nicoladelli acelerou forte, e venceu pela terceira vez na competição e agora divide a liderança com Anísio, terceiro colocado em Tubarão. Giovane Burin foi o quarto colocado, e Thell Adur, mesmo largando mal, conseguiu se recuperar e terminou como quinto colocado.


Rodrigo Riffel, cat. 65cc

Gabriel Gentil, cat. 85cc


Na 65cc, a disputa pelo título continua acirrada. Dessa vez Talles Hess levou a melhor e venceu de ponta a ponta, reassumindo a liderança da categoria. Até pouco mais da metade da prova Hallex Dalfovo, Marcos Holtmann, Tauan Brener e Rodrigo Riffel, fizeram uma bonita batalha pelo segundo lugar e levantaram o público. No final, Riffel passou Holtmann e impôs seu ritmo até a quadriculada. Holtmann ficou em terceiro, Halles em quarto e Tauan, após uma queda, terminou na quinta colocação.

Sobe a cilindrada e a emoção aumenta. Na MX2, a prova começou quente, com uma batalha entre Anderson Cidade e João “Marronzinho” da Silva Jr. Anderson saiu na frente com Marronzinho logo atrás. No início da segunda volta os ataques de Marronzinho foram ficando mais intensos até que na terceira volta Marronzinho conseguiu a ultrapassagem definitiva e impôs seu ritmo para vencer mais uma vez na categoria e manter-se invicto. Durante quase toda a prova Luiz Henrique Zimmermann pressionou Anderson em busca da segunda posição, mas Anderson soube suportar a pressão do adversário e foi o segundo colocado. Zimmermann ficou com a terceira colocação, Alexandro Martins foi o quarto colocado, e Germano Vandrezen fechou o pódio com a quinta colocação.

A categoria nacional continua muito disputada e, para o público de Tubarão, não poderia ser melhor. Eduardo Appel foi quem pulou na frente na largada, seguido de perto pelos irmãos Murilo e Ramon França. Após completar a segunda volta, Appel acabou caindo nas costelas e teve de ser atendido pela equipe médica. Murilo e Ramon França assumiram a frente e logo começaram a brigar pela liderança, enquanto Darlan Marcondes da Silva, que não havia feito uma boa largada, foi se aproximando dos líderes. Murilo acabou cansando e foi ultrapassado por Ramon e, em seguida, por Darlan. Daí em diante foi à vez de Darlan pressionar Ramom, que agüentou a pressão e confirmou a vitória em casa. Darlan terminou a prova na segunda colocação, mas segue na ponta da classificação geral. Márcio Duvoisin herdou a terceira colocação com a quebra da moto de Murilo França. Luciano de Pieri foi o quarto colocado, e Suader Viera completou o pódio.


Ramon França, cat. Nacional

Anderson Cidade #215 e Luiz Henrique
Zimmermann #19, cat. MX2

João "Marronzinho" da Silva Jr., vencedor das cat. MX1 e MX2


Na 85cc, Gabriel Gentil assumiu a ponta na largada e acelerou forte para vencer mais uma vez no catarinense e aumentar sua vantagem na liderança para 63 pontos. Luiz Felipe Claudino ficou com a segunda colocação, e se aproxima do vice-líder, Rafael Sofiati. O estreante, Edgar Tcholakian, ficou com a terceira colocação, seguido por Cássio Anacleto e Heitor Cardoso, quarto e quinto colocados na prova.

Na bateria mais aguardada do dia, a MX1, João Marronzinho venceu mais uma e segue tranqüilo rumo ao título da competição. Cristopher “Pipo” Castro acompanhou Marronzinho de perto nas primeiras voltas, mas acabou perdendo contato e ficando com a segunda colocação. Mais atrás, após uma largada ruim e muitas ultrapassagens, Anderson Cidade, terminou a prova na terceira colocação deixando Luiz Henrique Zimmermann na quarta posição. Depois de fazer uma prova de recuperação, Alexandro Martins terminou em quinto lugar. Marronzinho lidera o campeonato com 132 pontos, enquanto Martins segue na segunda posição, com 84.

A sétima etapa da competição será realizada nos dias 14 e 15 de outubro, na cidade de Capinzal. A prova será válida pelo Sul-Brasileiro de Motocross, e deve reunir os principais pilotos do sul do país.

O Campeonato Riffel Motocross é uma realização da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) em parceria com a Riffel, Motoshop, Hess Express e Aero Hess.

Resultado final da etapa

Classificação do Riffel Motocross, após a 6ª etapa


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.