Federação Catarinense de Motociclismo

Éder e Valdecir fazem a avaliação inicial
do ISDE e do desempenho dos catarinenses
Texto: Reportagem FCM - Foto: Valdecir Augustin

Ike demonstrou o melhor desempenho entre os catarinenses

De volta a Santa Catarina o diretor de Enduro da FCM, Éder “Rato” Marcondes, e o fotógrafo Valdecir Augustin (toporaracin.com), que acompanharam de perto a 82ª edição do International Six Days Enduro – ISDE, realizado do dia 12 a 17 de novembro, em La Serena no Chile, fizeram hoje a sua primeira avaliação da prova.

Segundo Eder, a prova é muito bem organizada pela Acerbis, responsável pelo evento. “A Arcebis  traz da Itália um pessoal treinado, que já conhece todo o funcionamento da prova, por isso sai tudo perfeito. O Six Days  é uma competição extremamente difícil e longa, que exige dos pilotos muito preparo. Nada impossível, já que a competição reúne os melhores pilotos do mundo, de altíssimo nível”, contou ele.

Para Valdecir que chegou essa madrugada a sua residência, em São Bento do Sul, é absurda a diferença entre as provas brasileiras e o Six Days. “Eu achei uma prova muito difícil, nem se compara ao enduro FIM daqui. É prova de resistência mesmo. No final a maioria das motos estavam destruídas. É preciso ter uma outro moto só para tirar peças”, disse. “Os pilotos bem preparados fisicamente não sentiram muito o cansaço físico, mas quem não estava bem preparado, no último dia somente `passeava` nas especiais”, continuou. 

Entre os três catarinenses que participaram dos seis dias de prova, os pilotos Jackson Feuback, Sérgio Henrique “Ike” e Sérgio Augusto “Guto” Klaumann, Valdecir acredita que o Ike demonstrou melhor desempenho. “Acho que o Ike era o mais preparado. Para ele se tivesse mais, iria fazer normalmente. O Jackson também foi bem. Como ele já fez prova de muitos dias, como o Rally dos Sertões, por exemplo, ele não sentiu muito o desgaste. Quem mais sofreu foi o Guto”, contou.

Participar, mesmo que de fora, do Six Days, foi definida por Valdecir como uma experiência inesquecível. “Para mim foi uma experiência única, consegui ver de perto os melhores do mundo no enduro, e deu para ver que eles andam muito, mas muito mesmo. Não tem terreno ruim, é cabo enrolado direto. Se puder ir para a Grécia no ano que vem, certamente estarei lá, porque vale a pena”, concluiu.

Classificação final do ISDE 2007 - Chile

http://www.isde2007.cl/docs/clasifica/Day6/Day6_cons_C1C2C3.pdf

 


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.