A etapa gaúcha do Campeonato Brasileiro de Motocross terminou com saldo positivo para os competidores de Santa Catarina. Neste domingo, 27, em Carlos Barbosa – RS, sete pilotos catarinense subiram no pódio de quatro das sete categorias da competição:João Marronzinho venceu a MX1, enquanto Pipo Castro ficou em quinto; na MX3 Milton Chumbinho Becker e Elton Becker ficaram com a terceira e quarta colocações respectivamente; Anderson Cidade foi terceiro na MXJR; e Hallex Dalfovo ficou em segundo e Rodrigo Riffel em quarto na 65cc. No total 16 pilotos filiados a FCM pontuaram nessa que foi a terceira da série de oito etapas do Brasileiro de Motocross.
Depois de marcar o melhor tempo nos treinos cronometrados da chuvosa tarde de sábado, sob o sol do domingo Marronzinho manteve a mesma performance e diante de cerca de 32 mil pessoas venceu a MX1, categoria que agora ele lidera com 67 pontos. “Pressionei bastante durante toda a prova e contei com o erro do Leandro para superá-lo na última volta”, comemorou muito João Marronzinho Jr. “Estou muito feliz com mais este resultado e agora é trabalhar para vencer novamente em Canelinha”, completou o líder do campeonato.
Outro catarinense que mostrou bom rendimento foi Pipo Castro, completando o desafio na quinta colocação. “Fiz uma prova regular e fico feliz em chegar ao pódio depois de duas etapas repetindo a sexta colocação. Esse resultado foi importante, pois mostrou que meu nível no motocross está regular”, disse Pipo que vai priorizar mais as disputas no Arena Cross, Supercross e Supermoto. Milton Chumbinho terminou em nono.
A categoria MX3 empolgou o público. Depois de alguns contratempos e algumas trocas de posições Jorge Negretti cruzou a linha de chegada em primeiro. Chumbo chegou em terceiro lugar, mas ainda é o líder do campeonato com 67 pontos. Elton Becker terminou em quarto, com Alexandro Martins em sexto e Erivelto Nicoladelli em sétimo.
Na MXJr Anderson Cidade mostrou estar em uma boa fase e conquistou o terceiro lugar na categoria. “Na bateria o meu companheiro de equipe Rodrigo Rodrigues largou na frente e eu em segundo. Numa tentativa de ultrapassagem botei por dentro e nos chocamos. Caí para quarto, e desconcentrado perdi mais uma colocação. Depois me reencontrei na pista, mudei os trilhos e consegui passar o Rodrigo, o Hector (Assunção) e encostei no Gustavo Amaral, mas não deu tempo de superá-lo”, relatou Anderson.
Ocupando a terceira colocação do campeonato, Anderson sabe que ainda pode buscar a liderança. “Agora complicou um pouco. Mas tem mais cinco etapas, e com certeza dá para recuperar. Estou confiante. As coisas não funcionaram bem nessa etapa, porém não estamos nem na metade do campeonato e tem muito ainda para acontecer”, concluiu. Ainda na MXJR Gabriel Gentil ficou em sexto.
Na 65cc Hallex Dalfovo conquistou o segundo lugar e Rodrigo Riffel ficou em quarto, mas continua sendo o líder do campeonato com 53 pontos. Maurício Treichel ficou em sexto e Matheus Oliveira em 12º na bateria.
Na MX2, a corrida foi ainda mais emocionante, com várias disputas, trocas de posição, mas quem chegou em primeiro lugar foi Marcelo Lima (Ratinho), conquistando assim sua terceira vitória e com isso disparou na liderança do Campeonato com 76 pontos. “Vou continuar trabalhando bastante para conquistar outras vitórias nas próximas etapas e ficar mais tranqüilo”, afirmou Ratinho. Nessa classe Tiago Hort foi o único catarinense a pontuar, terminando a bateria em 15º na classificação.
Na 85cc Cezar Zamboni chegou em primeiro e continua na liderança com 67 pontos. Os catarinenses Tauan Brener, Victor Feltz e Marcos Paulo Holtmann ficaram com a 13ª, 14ª e 15ª colocações respectivamente.
Na CRF230 Carlos Eduardo Franco foi o vencedor, Marcos de Moraes, segundo colocado na prova é o primeiro colocado no Campeonato com 52 pontos. O catarinense Lucas de Araújo, vencedor da etapa inicial, ficou em sexto dessa vez.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross será nos dias 24 e 25 de maio, em Canelinha, Santa Catarina. O evento tem patrocínio de Honda e Móbil. Co-patrocínio Pro Tork. Apoio Pirelli. Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.
Confira abaixo os cinco primeiros colocados de cada categoria:
MX1
1- João Paulino da Silva Júnior
2- Leandro Silva
3- Roosevelt Assunção
4- Jean Carlo Ramos
5- Cristopher Castro
MX2
1- Marcelo Ferreira Lima
2- Rodrigo Selhorst
3- Jean Carlo Ramos
4- Douglas Parise
5- Swian Zanoni
MX JR
1- Thales Vilardi
2- Gustavo Amaral
3- Anderson Cidade
4- Hector Assunção
5- Rodrigo Rodrigues
MX3
1- Jorge Negretti
2- Nicomedes Rocha
3- Milton Becker
4- Elton Becker
5- Willian Aparecido Alves
85cc
1- Cezar Zamboni
2- Rodrigo de Andrade
3- Everaldo Rodrigues
4- Endrews Armstrong
5- Gustavo Roratto
65cc
1- Thiago Formehl
2- Hallex Dalfovo
3- João Pedro Ribeiro
4- Rodrigo Riffel
5- Francisco Urrutia
CRF 230
1- Carlos Eduardo Franco
2- Marcos Roberto Moraes
3- Márcio Júnior
4- Person Pauletto
5- Thiago Melo
Mais informações sobre a modalidade
21/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro
16/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15/09
05/09/24 rodada dupla acontece nos dias 14 e 15/09
04/08/24 Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
28/07/24 1ª Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
26/06/24 Etapa remarcada para 27 e 28/07
14/11/23 Rodada dupla com forte calor na encerramento do estadual
02/11/23 Etapa será valida pelo SulBrasileiro de Motocross