Federação Catarinense de Motociclismo

Campeonato Brasileiro de Motocross é uma das
principais atrações na região de Canelinha
Texto: Carolina Faria - Fotos: arquivo FCM - Gerson Coas

Marronzinho piloto da categoria MX1

O público lota todos os anos as arquibancadas do motódromo Arthur Jachowicz

Na próxima semana os brasileiros poderão aproveitar mais o feriado de Corpus Christi para viajar e descansar. Na região de Canelinha, centro-oeste de Santa Catarina, uma das opções de diversão será o Campeonato Brasileiro de Motocross, no sábado e no domingo. O município fica a 60 km de Florianópolis, próximo às cidades de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas, em uma área de grande beleza natural, marcada pelo esporte, cultura e religiosidade.

Brusque se destaca pelas construções em estilo alemão e por ser o principal pólo de pronta-entrega do estado, com um grande comércio de confecções, calçados, acessórios, cama, mesa e banho. A cidade de Nova Trento, a apenas 18 quilômetros de Canelinha, preserva grande parte das tradições dos imigrantes italianos, entre elas a hospitalidade dos moradores, a culinária e a fabricação de vinhos coloniais. Em Nova Trento fica o santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, canonizada pelo Papa João Paulo II em junho de 2002. Uma de suas primeiras atividades como religiosa foi cuidar de uma senhora com câncer. Hoje Santa Paulina é conhecida como a protetora dos portadores dessa doença. Os dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, porém, referem-se à cura de outras doenças graves; de uma mulher que sofreu uma séria hemorragia após um aborto e de uma menina que nasceu com má formação cerebral e hoje leva uma vida completamente normal.

Canelinha, fundada em 23 de dezembro de 1862, também foi colonizada por italianos e ainda por açorianos. O nome vem da árvore Canelinha, abundante na região e muito usada para a fabricação de assoalho e forro. Segundo a tradição, existia uma árvore caída no Rio Tijucas que dificultava a passagem das embarcações que navegavam pelo rio. O aviso tantas vezes pronunciado pelos navegadores marcou o local: “Cuidado com a Canelinha”.

A base da economia local é a indústria cerâmica. Há mais de uma centena de olarias na cidade. Nos últimos anos, cresceu muito a produção de malhas e calçados. As indústrias dos três setores garantem emprego à população de Canelinha e atraem trabalhadores de vários locais, principalmente do estado do Paraná.

Entre os destaques esportivos do município estão o Morro do Rolador, que tem uma das melhores rampas do Brasil para a prática de vôo livre, e o rodeio realizado anualmente no CTG Fazenda Silva Neto. A fazenda costuma receber até 40 mil pessoas para ver os melhores peões do país.

O barro que serve de matéria prima para uma das principais atividades econômicas da região também faz de Canelinha referência no cenário motociclístico nacional. A cidade recebe todo ano uma das etapas mais tradicionais do Campeonato Brasileiro de Motocross, com público de até 35 mil pessoas. É comum chover durante as provas em Canelinha, e quando isso acontece o barro deixa as provas ainda mais emocionantes.

O motódromo Arthur Jachowicz é o único do país que possui estrutura completa de camping, com banheiros fixos e móveis e praça de alimentação. Todos os anos os apaixonados por Motocross lotam o local já a partir da sexta-feira, para acompanhar de perto todos os detalhes de mais uma etapa do Campeonato Brasileiro.  Por causa da tradição do Motocross em Canelinha, a cidade é uma das candidatas brasileiras a sediar no ano que vem provas do Campeonato Mundial da modalidade.

Os treinos para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross acontecem no sábado, e as provas no domingo. O valor dos ingressos ainda não foi definido. Quem quiser ler notícias, ver fotos, vídeos e ainda dar opinião sobre o que está acontecendo na temporada 2008 pode acessar o blog do campeonato, no endereço www.brasileiromx.blogspot.com

Os jornalistas interessados em acompanhar o evento devem solicitar o credenciamento no site da Yes Sports (www.yessports.com.br) até as 12h de sexta-feira, dia 23. As credenciais serão entregues na sexta, a partir das 16h, na sala de imprensa, no local das provas.

O Campeonato Brasileiro de Motocross tem patrocínio de Honda e Mobil. Co-patrocínio Pro Tork. Apoio Pirelli, Prefeitura Municipal de Canelinha, Super Moto/Yamaha, Mega Motos/Honda, Geração Automóveis, Moto Shop e Destaque Transportes. Realização da Federação Catarinense de Motociclismo. Supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.