Federação Catarinense de Motociclismo

Pegas eletrizantes marcaram a primeira etapa
da Copa Yamaha Moto Jeans de Motocross
Texto: Gerson Aguirra - Fotos: Divulgação

142 pilotos se inscreveram para a primeira etapa da competição

A primeira etapa da Copa Yamaha Moto Jeans foi marcada por grandes pegas

A próxima etapa será no dia 15 de março em Pinhalzinho

Sol forte, calor e muitos pegas. Assim foi a abertura da Copa Yamaha Moto Jeans de Motocross no final de semana dos dias 07 e 08 de fevereiro na cidade de Mondaí. Mais de três mil pessoas presenciaram pegas eletrizantes proporcionados pelos 142 pilotos inscritos na primeira etapa da Copa Oeste de Motocross 2009.

Na primeira bateria da tarde, a Especial-A, o piloto Renan Coldebella da cidade de Concórdia, largou na frente e não deu chance para ninguém, vencendo a prova de ponta a ponta. A segunda posição ficou para a disputa entre André Simon de Concórdia e Luiz Henrique Galon (o Peixinho) de Pinhalzinho. Simon manteve a segunda colocação até a metade da bateria, quando Galon ultrapassou e segurou a colocação até o final. Simon ficou com o terceiro lugar. 

Na Nacional-A, 31 motos alinharam no gate, Marcos Sabedotti de São Miguel do Oeste largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Eduardo Soares de Chapecó. Na terceira posição vinha Paulo Briski de Descanso, que numa tocada forte assumiu a liderança da prova na quinta volta, vencendo a bateria. A disputa então ficou nas posições intermediárias e quem andou muito foi o piloto Vinicius Nalin que da sexta colocação, terminou a prova em segundo lugar. Eduardo Soares ficou em terceiro.

Na categoria Especial-B, Virlei Wandscher de Iporã do Oeste largou na frente e venceu do início ao fim. Rafael Lerner de São Lourenço do Oeste, vinha na segunda colocação com Andrey Marcon de Chapecó em terceiro, na metade da bateria Andrey assumiu a segunda colocação, mas o piloto Otávio Kisch de Mondaí, que devido a uma queda fez as primeiras voltas na 12º colocação, veio forte e na 10ª volta já estava com a terceira colocação para logo depois ultrapassar Andrey e terminar a prova em segundo lugar com Andrey Marcon em terceiro.

A categoria Máster teve o retorno às pistas do piloto chapecoense Ademir Todeschini, que largou na frente vencendo de ponta a ponta. Claiton Detoni também de Chapecó ficou na segunda posição e Airton Pimentel de Concórdia em terceiro.

As categorias 55cc e 65cc largaram juntas, mas tiveram classificação separada. Jivago Rigo Filho de Chapecó venceu com tranqüilidade a 65cc. Já na 55cc a disputa ficou entre Arthur Todeschini de Chapecó e Pietro Pimentel de Concórdia. Arthur levou a melhor vencendo a prova. Pietro ficou na segunda colocação e Augusto Camargo de Concórdia em terceiro.

A categoria Nacional-B, disputada em duas baterias, foi recheada de emoção. Na primeira bateria Paulo Perussi de Chapecó largou na frente e venceu da primeira a última volta, trazendo na segunda colocação Paulo Briski de Descanso e em terceiro Emerson Moschen de São Miguel do Oeste.

Na segunda bateria, Ricardo Ferrari de Descanso largou na frente e venceu do início ao fim. Paulo Perussi de Chapecó, Junior Tibolla de Belmonte e Emerson Moschen de São Miguel do Oeste travaram uma disputa sensacional pela segunda colocação, mas Perussi levou a melhor chegando em segundo com Moschen em terceiro. Na soma final dos pontos, Paulo Perussi ficou com o primeiro lugar, Ricardo Ferrari em segundo e Emerson Moschen em terceiro.

A Categoria Força Livre Especial, também disputada em duas baterias, foi emocionante. Na primeira, Vandrigo Fabris de Abelardo Luz liderava, com Ademir Todeschini de Chapecó em segundo, Marcelo Maziero de São Miguel do Oeste em terceiro e Vitor Honnef de Mondaí em quarto, porém numa curva Vandrigo caiu e Todeschini assumiu a ponta, Vandrigo demorou muito para fazer a moto pegar e voltou na 10ª colocação. Quando começou o pega pela liderança, Marcelo Maziero não deu mole, ultrapassou Todeschini e venceu a bateria, Todeschini ficou com a segunda posição, Vitor Honnef com a terceira e Vandrigo chegou em quinto lugar.

Na segunda bateria Ademir Todeschini largou na frente e liderou até a metade quando foi ultrapassado por Marcelo Maziero que levou sua moto na primeira colocação até o final da bateria. Vandrigo Fabris que não largou bem conseguiu a segunda posição e Ademir Todeschini terminou a bateria em terceiro. Na somatória dos pontos das duas baterias, Marcelo Maziero ficou com o título da etapa, Ademir Todeschini em segundo e Vitor Honnef em terceiro.

A próxima etapa da Copa Yamaha Moto Jeans de Motocross acontecerá no dia 15 de março na cidade de Pinhalzinho.


Confira a classificação do campeonato:
55cc
1º - Arthur Todeschini   
2º - Pietro Pimentel
3º - Augusto Camargo


65cc
1º - Jivago Rigo Filho
2º - Arthur Todeschini
3º - Pietro Pimentel
4º - Ricardo Wilmms
5º - Gustavo Moura


Especial A
1º - Renan Coldebella
2º - Luiz Henrique Galon
3º - André Simon
4º - Airton Pimentel
5º - Regis Zonta


Especial B
1º - Virlei Wandscher
2º - Otavio Kisch
3º - Andrey Marcon
4º - Rafael Lerner
5º - Elemar de Faveri


Nacional A
1º - Paulo Briski
2º - Vinicius Nalin
3º - Eduardo Soares
4º - Ricardo Ferrari
5º - Júnior Tibolla


Nacional B
1º - Paulo Cesar Perussi
2º - Ricardo Ferrari
3º - Emerson Moschen
4º - Thauan Laucsen
5º - Rafael Todeschini


F.L.Especial
1º - Marcelo Masiero
2º - Ademir Todeschini
3º - Vitor Honnef
4º - Vandrigo Fabris
5º - Eliseu Glanert


Máster
1º - Ademir Todeschini
2º - Claiton Detoni
3º - Airton Pimentel
4º - Eliseu Glanert
5º - Jefferson Pazza


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.