Federação Catarinense de Motociclismo


Mais quatro títulos são definidos na pista
de alta velocidade de Joinville. Nas duas
"força livre", a decisão será no round final

Texto: Fabrizio Motta dos Santos e Gerson Coas
Fotos: Fabrizio Motta dos Santos
 

Confira a Galeria de fotos da 9ª Etapa do Catarinense de Motovelocidade


Adnir Bastos, cat. Street 4T

O autódromo de Joinville, que hoje já está mais para motódromo, também apresentou mudanças para a modalidade de motovelocidade. A principal delas foi a inversão no sentido do traçado, agora horário. Algumas curvas foram ampliadas tornando a pista mais rápida e favorecendo a potência do motor. E com o traçado mais largo não foi preciso fazer a disputa das classificatórias.

E como sempre, a primeira largada foi a da Street 4T. A escolha do lugar no gate era importante pois a primeira curva poderia complicar a situação. Quem

Enio Ronchi Júnior, cat. Street 2T
pode escolher apostou em largar por fora e fazer a curva acelerado. Nessa bateria inicial a liderança na largada ficou para Jorge Corrêa, enquanto na bandeirada final Adnir Bastos chegou na frente. Jorginho terminou em segundo e assumiu a vice-liderança do campeonato. Já o título de campeão ficou definido em favor de Fábio dos Santos, de Barra Velha, que teve o seu dia de comemoração.

A Street 2T largou também podendo sair com o novo campeão definido. Na caída do gate Cleberson Isense e Leandro Lemos apareceram na ponta. Ênio Ronchi Jr. largou em desvantagem, mas bastava para ele fazer quatro pontos que o título ficaria em suas mãos. Mas para o garoto de Luiz Alves somar apenas quatro pontos estava fora de cogitação, ele queria mais. Ronchi Jr. afundou a mão e buscou a liderança em algumas voltas e confirmou a vitória do campeonato, deixando Luciano Dalvesco em segundo lugar na bateria e Rodrigo Haake na terceira colocação.


Adilson Mistura, cat. Nacional 180cc

Com mais um possível campeão podendo ser confirmado na Nacional 180cc, a largada dessa categoria teve Cleto Tamanini na ponta, seguido de uma galera de peso que incluía Adilson Mistura, o favorito ao título. Mistura tratou de acelerar e levou de carona Ademar Rudolf Jr. que em poucas voltas já disputavam os 20 pontos da primeira colocação. Para Mistura a vitória fecharia com chave de ouro a sua conquista, enquanto que para Ademar vencer poderia significar alcançar a segunda colocação na classificação geral. Mas como na velocidade catarinense não existe aquela história de Schumacher e Rubinho, Mistura levou o


Silvio Alchini #6 e Wagner Gervásio #81, cat. Força Livre Nacional

Pablo Ristow, cat. 125cc

primeiro lugar e o titulo, Ademar ficou em segundo e Cleto em terceiro, agora com apenas quatro pontos a frente de Ademar. Vai ter pega em Brusque pelo vice.

Já na Força Livre Nacional o bicho pegou e promete pegar mais ainda com a disputa de Sílvio "Beto" Alchini e Wagner Gervásio. Na largada Denísio do Nascimento e Wagner saíram melhor, mas Beto já no final da reta encostando em Wagner e começando o duelo dos gigantes. Em algumas voltas Beto já era o líder e mostrava que seu motor também falava mais alto, embora o representante de Camboriú tentasse aproximação retardando a freada no limite. Mas não teve jeito e o experiente Beto soube administrar a liderança levando-a até a bandeirada. Denísio ficou em terceiro, adiando a decisão para Brusque.

Disputa especial

Na 125cc Especial o piloto Pablo Ristow, de Timbó, veio a Joinville determinado para vencer, e assim o fez. Ristow largou na ponta seguido por Alisson Fogaça que o acompanhou durante toda a prova sem ter uma oportunidade de passar a frente. Com Pablo chegando em primeiro o titulo da categoria ficou assegurada em suas mãos, mais uma vez.

Alinhando para a Força Livre Especial, Ristow sabia que a disputa provavelmente seria maior. Na primeira bateria nem foi tanto assim, pois Pablo largou na ponta e disparou, seguido de Luiz "Priminho" Zimermann e Fabiano Barg, o Tilico.

Mas na bateria final, aí sim, a situação ficou um pouco mais complicada para ele. Ristow estava correndo com uma Honda CR 250 – 2002, emprestada, já que por ser uma pista de alta velocidade, seria impossível para ele manter-se competitivo pilotando a sua Yamaha YZ 125cc. Na Honda, Ristow jogou um pinhão de 15 e uma corroa de 45 dentes, e mesmo assim disse ele, o motor enchia a quinta marcha já no meio da reta principal.


Largada categoria Força Livre Especial

Pablo Ristov #20 e Fabiano Barg #117, cat. Força Livre. Especial

Pablo Ristow, cat. 125cc

No início o representante de Timbó mais uma vez saiu na ponta e manteve a posição até levar um susto quando começou a arrebentar o reparo do freio traseiro ocorrido no final da reta oposta. "Sorte minha que lá havia área de escape, senão....", disse. Tilico aproveitou o problema e assumiu a liderança da prova, mas Ristow, após testar e perceber que em certos instantes o freio traseiro ainda funcionava, tratou de acelerar para encostar no ponteiro. Entretanto, mais dois sustos o fizeram baixar o ritmo e se contentar com o segundo lugar. "Quando busquei o freio no final da reta principal e ele parou de funcionou de vez, aí sim, apavorei... e pensei: vou tentar manter a moto e me jogar no chão só quando não der mais. Felizmente consegui escorar a moto na parede e me manter na pista", lembrou o piloto.

A primeira colocação na bateria foi confirmada para Tilico, mas no somatório de pontos, o resultado geral da etapa teve Ristow em primeiro, seguido de Tilico em segundo, Zimermann em terceiro e Brás dos Santos na quarta colocação.

Com isso, o título ficou para ser decidido em Brusque, última prova da temporada da motovelocidade catarinense, que será feita dia 10 de novembro. Ristow soma 124 pontos, Brás 121 e Tilico 115 pontos. É esperar para ver. Até lá.

Resultado completo da Etapa Joinville do Catarinense de Motovelocidade.

Classificação do Catarinense de Motovelocidade após a 9ª etapa.

 


Pódio categoria Força Livre Especial

Pódio categoria 125cc

Pódio categoria Força Livre Nacional

Pódio categoria Nacional 180cc

Pódio categoria Street 4T

Pódio categoria Street 2T

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.