![]() O comissário Ralf Piva |
![]() Alves, Ralf Piva e Coas |
Integrantes da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e representantes de algumas federações participaram na segunda e terça-feira, 27 e 28 de julho, em Niterói, no Rio de Janeiro, do Seminário de Motocross da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
O seminário foi ministrado pelo membro da Comissão de Motocross (CMS) e Diretor de Provas de Supermoto, o venezuelano Ralf Piva, 46 anos, residente em Tenerife, Espanha. E por ser integrante da CMS, Piva voltará ao Brasil em setembro para a etapa final do Mundial de Motocross, que será em Canelinha/SC.
Entre os 11 participantes estavam dois representantes da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), o diretor de provas da Copa Sul, André Alves, e o diretor de comunicação, Gerson Coas.
Além dos trabalhos a cerca dos regulamentos do motocross, supercross, supermoto e outros que tratam das modalidades afins, Ralf em sua larga experiência em provas internacionais destacou com exemplos as práticas dos comissários e diretores de provas. Também comentou sobre os rumos da modalidade, sobretudo na parte técnica e regulamentar que cabe a FIM.
“Tivemos um seminário bastante produtivo. Muitos ensinamentos puderam ser repassados e tivemos a troca de muitas experiências das competições. Afinal os resultados das provas aplicadas revelaram isso com a aprovação da maioria dos participantes”, analisou Piva.
Mais informações sobre a modalidade
03/02/25 Assembleia geral (AGO) foi realizada dia 30/01
28/01/25 evento premiou os destaques de 2024
27/12/24 Pilotos devem confirmar presença até dia 15/01
09/10/24 acontece dia 30 de Outubro de 2024
25/07/24 Eduardo Agostino Faria (Sogro do Pezão)
28/01/24 Jantar de Premiação e Sorteio das Motos foram realizados
10/01/24 Pilotos devem confirmar presença até dia 15/01
05/12/23 Serão premiados os três primeiros de cada modalidade
19/12/22 Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira 16/12