Já está concluída, testada e aprovada pela FCM a pista que será usada na abertura do Campeonato Catarinense de Motocross 2012, que acontece nos dias 10 e 11 de março em Imbuia. O teste do circuito foi feito pelo piloto da MX2 Venício Voigt. “Em 10 anos competindo nunca vi uma pista assim, está no nível de Brasileiro”, disse entusiasmado. E aí, dá vontade de acelerar ou não?
Imbuia, município da região do Alto Vale, estava há mais de uma década afastada do circuito catarinense de motocross. A prova de abertura da temporada 2012 integra a programação da Festa Estadual do Milho Verde – FEMIVE. Paulo Caramez, construtor das pistas do Brasileiro de Motocross foi o responsável pela renovação do circuito, colocando-o no padrão técnico das principais pistas nacionais.
“Dá para dizer que é uma pista totalmente nova. Apenas duas curvas e parte de uma mesa – a da chegada – foram reaproveitados. O restante é tudo novo, assim como a área de largada. Há alguns obstáculos parecidos com o que temos em Canelinha. Temos duplos, triplos, step jumps, curvas de 90º, 180º, curvas de parede, outras descompensadas para esquerda e para a direita. Também tivemos todo cuidado com a drenagem. Toda a pista tem escoamento para os dias de chuva”, comentou Caramez que fechou o traçado com aproximadamente 1.200 metros de extensão e 10 metros de largura média.
A construção da nova pista de Imbuia
Para tanto foram usadas mais de 200 caçambas de terra. De acordo com Caramez, o terreno é duro, argiloso, muito parecido com o da pista de Siqueira Campos, no Paraná. Foi deixado um acesso entre a cerca e a pista que possibilita a circulação de veículos de trabalho, facilitando a irrigação do terreno e também tornando fácil e rápido o regaste, aumentando assim a segurança dos competidores. Os serviços de irrigação e grade começarão a ser executado no início da próxima semana. “Já foram colocados à disposição pela equipe da Prefeitura um escarificador, uma grade niveladora e uma rotativa, o que vai facilitar o trabalho de preparação do terreno para a corrida”, disse Onílio Cidade Filho, o Kiko, presidente da FCM. “Tudo indica que a prova de Imbuia voltará em grande estilo ao calendário catarinense”, concluiu.
Pista aprovada – “Está perfeita, não mexe em nada!”
No último sábado, 25, Venício Voigt, fez os testes do circuito ainda com a presença do construtor, caso fosse necessária alguma correção, e ficou satisfeito com o que encontrou. “Em 10 anos competindo nunca vi uma pista assim. Está no nível de Brasileiro. O traçado ficou perfeito, com saltos largos e de todos os tipos. As curvas são grandes e as descompensadas são difíceis, serão um ajuda na competição para quem sabe. Não mexe em nada!”, falou o piloto.
Embora seja bastante técnica, Paulo Caramez destacou que provavelmente não haverá muita diferença nos tempos entre as motos de 250cc e 450cc. Foram deixados alguns trechos livres de saltos, que os pilotos poderão abrir o acelerador. Além disso, os obstáculos, embora grandes, foram projetados para oferecer toda a segurança possível. “Até os pilotos da classe nacional poderão se jogar nos saltos grandes sem risco. Tomamos todos os cuidados para não deixarmos os bicos traiçoeiros. As recepções são arredondadas e garantem grande margem de segurança”, finalizou.
Temporada 2012
A temporada 2012 do Campeonato Catarinense de Motocross terá oito etapas e passará por São José, Mondai, São Joaquim, Canelinha, Araranguá, e Capinzal. A próxima etapa será dia 31 de março e 1º de abril na cidade de São José.
Confira as fotos do teste de pista
Mais informações sobre a prova
06/04/12 Vídeo: 1ª etapa Catarinense de Motocross - Imbuia
14/03/12 Abertura do Catarinense 2012, uma etapa para entrar para a história de Imbuia
11/03/12 Estrangeiros dominam a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia
07/03/12 Contagem regressiva para a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia
20/02/12 Começam os preparativos para a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia