O retorno da cidade de Imbuia ao circuito do Catarinense de Motocross não poderia ter ocorrido de melhor maneira. No domingo, 11 de março, a população da cidade e região lotou as dependência do Parque de Exposições para acompanhar as baterias da primeira etapa de 2012 do estadual.
Na pista reformulada já foi possível medir o quão competitiva será essa temporada que teve na primeira colocação da MX1 o espanhol Carlos Campano, na MX2 o argentino Joaquin Poli – ambos radicados em Santa Catarina, na MX3 Erivelto Nicoladelli, Anísio Clasen na MX4, Kaue Vieira na intermediária, José Brayan na 85cc, Thiago Brenner na 65cc, Carlos Baltazar na 55cc e Eduardo Rosing na classe nacional.
A prova integrou a programação da 10ª edição da Femive – Festa Estadual do Milho Verde. Por toda a repercussão positiva da competição, a prefeitura e os organizadores pretendem dar continuidade nos próximos anos a realização da etapa.
MX1
Campano largou na frente e ditou o ritmo de prova, sendo seguido somente por Anderson Cidade e Pipo Castro, que abriram do pelotão rapidamente. Campano além de ser o campeão desta etapa, fez a melhor volta do campeonato, com o tempo de 1’10”474. “Fiz uma boa largada e isso ajudou muito. A pista é técnica e eu consegui me acertar nela. Vou correr aqui esse ano e é muito bom começar na frente. Espero continuar assim nas próximas corridas”, disse Campano.
Campeão de 2011, Pipo assumiu a vice-liderança na sexta volta, manteve o ritmo e a posição mesmo perdendo Campano do seu campo visual. “É um ótimo resultado! Naquele momento a pista estava muito perigosa, o terreno aqui é muito compacto, característico de Imbuia. Fiz a prova tentando fazer uma boa colocação, ao mesmo tempo cautelosa, porque eu sabia que se tivesse que forçar muito o ritmo, poderia vir um tombo e botar tudo a perder. Então fiz uma prova com cabeça. Segundo lugar está ótimo. É a primeira etapa do campeonato, agora é continuar o trabalho para as próximas”, contou Pipo.
Completaram o pódio Anderson, o argentino Poli e o paranaense Rodrigo Taborda.
MX2
Embora o Regulamento do Catarinense não seja restritivo em relação à idade máxima dos competidores da MX2, ocorreu no Estadual o reflexo do limite imposto no Campeonato Brasileiro. Na primeiras posições domínio dos jovens pilotos.
Rodrigo Riffel largou na frente na MX2, mas acabou sendo superado por Victor Feltz e Joaquim Poli que passaram a disputar a liderança até a sexta volta, quando Poli soube o momento certo de tomar o lugar de Feltz numa curva. Gabriel Gentil que largou um pouco mais atrás, já estava em segundo quando o seu motor travou, por sorte no chão!
Assim a intensa briga de Riffel e Feltz passou a ser pelo segundo lugar. O piloto argentino manteve o ritmo garantindo a primeira posição até o final. Pilotando uma Honda totalmente original, ele se emocionou ao descrever a corrida. “Estou muito feliz. Essa é a minha segunda vitória num catarinense. Este ano vim morar em Santa Catarina e estou me dedicando muito para vencer”, falou Poli que em 2011 venceu a etapa de Capinzal.
Com a pequena diferença da primeira posição, Riffel levantou o troféu de segundo lugar. “Fui bem no treino ontem, e hoje comecei bem, só que perdi a primeira posição para o Poli, mas nas seis ultimas voltas consegui me manter no segundo lugar. Quero correr atrás da vitória nas próximas etapas”, finalizou o piloto.
O pódio foi completado por Victor Fletz, o uruguaio Nicolas Rolando e por Gustavo Henn.
MX3
Erivelton Nicoladelli, bicampeão do Catarinense na MX3, começou mais um Campeonato na primeira colocação. Seguido por Ademir Todeschini e Richard Boris, Nicoladelli se manteve na primeira posição desde a largada. “Faz 11 anos que eu corri a ultima vez aqui em Imbuia. Estar voltando e começar vencendo o Estadual é muito bom. Espero repetir o ano passado que eu conquistei o bicampeonato da MX3. Quero trabalhar e tentar conseguir esse ano novamente o tricampeonato”, comentou o campeão.
Apesar da segunda colocação, Todeschini fez toda a bateria num ritmo forte, seguindo de perto o líder, embora no final tenha perdido mais tempo com retardatários. Todeschini foi quem fez a melhor volta da categoria, com o tempo de 1’13”335.
Os pilotos Luzenir Cardoso e Avacir Chaves completaram o pódio na quarta e quinta posição, respectivamente.
Pela classe MX4 Marlon Olsen quase saiu de Imbuia com a primeira colocação, se não fosse uma queda há duas voltas do final. Embora não tenha feito boa largada, a partir da segunda passagem já estava em terceiro no geral e ali se manteve até o tombo que o deixou com dores por todo o corpo, além de avarias na moto. E como isso é coisa de corrida, quem se aproveitou foi o atual campeão Anísio Clasen. Marlon ficou em segundo na categoria, e na seqüência o atual vice-campeão Rogério Schmitt
INTERMEDIÁRIA
A pretendida renovação da categoria Intermediária foi comprovada assim que caiu o gate de largada. A bateria foi marcada por um intenso duelo pelo primeiro lugar entre Leonardo Archer e Kaue Vieira. Archer largou na frente e se manteve na posição até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Kaue que havia largado atrás e na sexta volta estava disputando o segundo lugar com Henrique Maison.
Mas somente na penúltima volta, Kaue passou a liderar a prova. “Larguei mais na ponta, minha moto enroscou na do Heitor Cardoso, mas consegui recuperar a volta e terminar em primeiro”, falou Kaue que também pilotou uma moto completamente original.
Maison que disputou na maioria das voltas a segunda colocação com Alexandro Zuque e Kaue, foi desclassificado, deixando o terceiro lugar para Zuque, seguido de Lawrence Tasca e João Victor da Veiga.
NACIONAL
Na nacional, Eduardo Rosing, que fez o melhor tempo da categoria no treino livre de sábado, inicia o campeonato com uma vitória. Largando na frente e mantendo a posição com um bom tempo entre os outros pilotos, deixou para trás Régis Zonta, Sidnei Zimmerman e Leomar Gottchefski. “Consegui fazer uma boa largada e dai em diante consegui manter o ritmo que eu estava treinando e mantive até o final para não cometer nenhum erro e se cometesse tinha tempo para recuperar. Gostei bastante da pista, foi muito bom para a abertura do campeonato uma pista assim. Espero me manter no campeonato todo para tentar conquistar o titulo, já que no ano passado não deu por problemas, então vamos tentar esse ano”, disse Rosing.
85cc
O paranaense Daniel Reichhardt saiu na frente mantendo-se na primeira posição até a sétima volta, quando José Brayan faz a ultrapassagem e passou a liderar a prova até o final, deixando Daniel em segundo lugar.
A terceira colocação foi disputada por Arthur “Thui” Todeschini e Leonardo Souza que levou a melhor. Leonardo Machado completou o pódio na quinta colocação.
65cc
A 65cc é outra categoria que promete muito na temporada 2012. Thiago Brenner largou na frente com “Thui” Todeschini na sua cola. Na segunda volta mesmo Thui acabou caindo, voltou, recuperou a segunda colocação, mas duas voltas depois abandonou de vez. “Eu consegui segurar meu maior adversário, que é o Thui, ele acabou tendo alguns erros, e eu consegui me superar e vencer essa bateria. Esse ano eu quero tentar ser campeão na 65cc”, disse Brenner.
Rian Fischer aproveitou e confirmou o segundo lugar, seguido de Vinícius Lamonatto. Na quarta colocação terminou Lucas Nascimento após bom duelo com Nathan Carvalho
55cc
Nas minimotos, Bernardo Zappellini largou na frente, mas perdeu a posição para o gauchinho Carlos Baltazar que manteve até o fim a liderança. João Vitor Vitorino, Pablo Michelmann e Raul Miranda completaram o pódio na categoria 55cc.
A etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Motocross 2012 que integrou a 10ª edição da Femive, foi uma realização da ADECOM e da Prefeitura de Imbuia, contou com a organização e supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo, e apoio da Motoshop, Destak Transportes, Mormaii, Grupo Geração, Sebben Sport e TBT Suspensões.
A segunda etapa acontecerá neste final de semana, 17 e 18 de março, na cidade de São José, na tradicional pista de Potecas, no Motódromo de Pedra Branca.
RESULTADOS COMPLETOS DA ETAPA DE IMBUIA
Mais informações sobre a prova
06/04/12 Vídeo: 1ª etapa Catarinense de Motocross - Imbuia
11/03/12 Estrangeiros dominam a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia
07/03/12 Contagem regressiva para a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia
01/03/12 Pista de Imbuia já está pronta para a abertura do Estadual
20/02/12 Começam os preparativos para a abertura do Catarinense de Motocross em Imbuia