Federação Catarinense de Motociclismo


Começa o trabalho da equipe Brasil rumo ao ISDE 2003
Bê Magalhães é o principal articulador da equipe que competirá em Fortaleza.
foto Bruno Magalhães / Nitro Imagens
 


Fim de semana agitado em Belo Horizonte, onde aconteceu a primeira seletiva para a definição dos times que defenderão o Brasil no ISDE 2003 (International Six Days Enduro).

A escolha de Bernardo Magalhães como consultor técnico da equipe foi um grande passo para a montagem dos times. Bê será responsável por conduzir as seletivas e ser o principal elo de ligação entre os pilotos e a Confederação Brasileira de Motociclimo.

As seletivas ocorrerão da seguinte forma: serão indicados os 20 maiores destaques na modalidade enduro e motocross. Estes vinte pilotos participarão de 2 treinos em conjunto, no período de 2 meses, onde serão feitas as avaliações físicas e técnicas dos pilotos indicados e ainda a evolução. Após estas seletivas serão montados dois times de 5 pilotos cada, que representarão o país nas duas seleções oficiais (troféu e júnior).

Para este fim de semana, Bê preparou uma bateria de treinos variados: 02 enduro testes, que são trechos longos de trilhas técnicas, com terrenos variando entre trilhas abertas e pedras. Tiveram ainda 04 testes em circuito (cross testes), onde os pilotos andaram tanto em cascalho e pedras soltas, para uma simulação da pilotagem na areia, quanto em 01 pista de motocross.

Dentre os 14 pilotos presentes, representaram o Sul do país, Tiago Beddin, Erasmo Carlos Klering e Sérgio Klaumann. Por São Paulo, Nielsen Bueno, Márcio Joanita, Alexandre Taxinha e a família Curió, com exceção de Sthênio que está machucado. E a grande massa mineira foi representada por Felipe Zanol, Luiz Felipe Braga, Bê Magalhães, Rafael Filgueiras e outros.

O preparador físico Kellerson Pinto (100% Personal Trainning) estará monitorando os pilotos até novembro. Alguns testes já foram realizados, sendo capacidade máxima respiratória (VO2 Max), volumetria e massa muscular e o índice de lactato no sanque durante a atividade física. Este índice indica a melhor capacidade de recuperação dos atletas e é importantíssimo numa competição de seis dias de duração.

Estrutura

A estrutura da equipe que representará o Brasil no Six Days não acaba por aí. Serão nomeados ainda:

- Chefe de equipe: responsável por coordenar tanto o time quanto a estrutura de apoio, traçará as estratégias de competição e tomará as decisões finais e arbitrárias da equipe;
- Pré Riders ou Mochileros: responsáveis por conhecer o trajeto antes da competição para ditar o ritmo da prova e ainda prestarem apoios rápidos a equipe durante a competição;
- Mecânicos: responsáveis pelas manutenções das motocicletas, tanto no final do dia como em alguns controles horários durante a competição;
- Equipe técnica e de apoio.

Será realizada outra seletiva em São Paulo e em seguida iniciarão os treinos coletivos com os pilotos nomeados. Na região de Cabo Frio, os pilotos se prepararão nas dunas que em muito se assemelham às de Fortaleza.

Ter uma equipe profissional e bem estruturada é muito importante para o Brasil. Além do apoio à equipe oficial Brasil, com certeza necessitaremos prestar apoio a outras equipes com menor estrutura, como já aconteceu conosco em outros edições. E não podemos decepcionar! Portanto, que venha o ISDE 2003.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.