Mais uma vez a decisão do Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade vai acontecer em Chapecó, no oeste do estado. Dias 19 e 20 de novembro acontece a tradicional prova Enduro do Desbravador, valendo também pela última etapa da Copa Motocar e em ambos os campeonatos, a maioria das categorias, vai definir os campeões nesta prova.
A prova deste ano trás várias novidades, começando pelas trilhas, que este ano percorrerão a região da Linha Batistello, onde predominam as trilhas de matas nativas, reflorestamentos e ervais. Serão 116 km para as principais categorias e cerca de 108 km para a novatos, raiz e equipes.
Segundo o responsável pelo levantamento da trilha/planilha, o piloto Tiago Martins, a prova deste ano será muito mais tranquila, com muita navegação e exigirá menos do preparo físico em relação aos anos anteriores, cujas provas aconteciam na região da Água Amarela, onde as trilhas são extremamente técnicas, com muitas pedras e canaletas, que exigiam muito da pilotagem e preparo físico dos pilotos.
A primeira etapa deve ser um pouco mais travada e com trilhas um pouco mais técnicas que a segunda etapa, a prova de maneira geral vai ser rápida e exigirá bastante da navegação.
Além das categorias normais do Catarinense, a organização da prova apresenta duas novas categorias, RAIZ e EQUIPES, que não marcam pontos nos campeonatos, mas devem agitar a prova.
O diretor de prova, Luiz Fernando Perobelli, explica que o objetivo destas novas categorias é aumentar o número de participantes nos enduros. A categoria Raiz, cuja característica é o uso dos navegadores Totem/Compass e Road Book, independente do ranking do piloto, busca resgatar aqueles pilotos que por algum motivo, não aderiram ao celular como navegador e estavam meio afastados das provas, ou seja, busca trazer de volta ao esporte pilotos que já praticavam o regularidade.
Já a categoria Equipes, será composta por 3 pilotos, sendo que, pelo menos um deles deve “navegar”. Neste caso, o objetivo é trazer novos pilotos para o enduro, já que será possível que até 2 pilotos por equipe possam percorrer as trilhas, entender o funcionamento da prova, ter uma noção das médias e o mais importante, sem investir em equipamentos, vai “sentir” o clima desta grande família que se chama regularidade.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www. motocarmotos.com.br
Mais informações sobre a modalidade
14/11/22 Chapecó recebe a grande final
18/07/22 5ª etapa da temporada foi disputada em Novo Horizonte SC
27/09/21 São Bento do Sul receberá 6ª etapa do Catarinense de Enduro FIM
07/07/21 Novo Horizonte reserva trilhas inéditas para os pilotos do Brasileiro de Enduro
23/05/21 Provas aconteceram nos dias 15 e 16 de maio, em Itapema
06/05/21 Brasileiro de Enduro terá abertura em SC no dias 15 e 16 de maio em Itapema
01/05/21 Mais de 100 pilotos participaram da prova no domingo (25/04)
23/04/21 Abertura do Catarinense de Enduro FIM está marcada para este domingo (25)
07/12/20 Última etapa do ano aconteceu em Marzagão (GO)
28/10/20 As provas serão realizadas no CTG Rio Casa de Pedra em Rio Negrinho