Agora é oficial: o Bananalama é o maior encontro de trilheiros do mundo. O que todos os envolvidos no evento dizem há anos foi finalmente reconhecido pelo Guinness World Records. Para comemorar a conquista, o clube realizou um evento no qual homenageou organizadores e autoridades, na noite desta sexta-feira, dia 22, na Pousada Vila Ecológica, em Corupá (SC).
O título foi alcançado através da nona edição, que aconteceu em julho do ano passado e registrou a marca de 2.456 participantes, a segunda maior em toda a história do Bananalama. A primeira foi em 2011, quando 2.596 pessoas foram inscritas. O recorde só não foi registrado com o número de maior expressão porque na época faltaram alguns documentos de comprovação.
“Como foi considerada uma categoria nova pelo livro dos recordes, o trabalho de levantamento das informações foi extremamente minucioso e levou mais de 70 dias”, explica o secretário do Clube de Trilheiros Bananalama, Juliano Cesar Baade. A documentação enviada a sede do Guinness World Records, em Londres, pesava mais de 13 quilos.
Presente na ocasião, o prefeito Luiz Carlos Tamanini parabenizou os envolvidos pela conquista. “Alcançar esta marca foi como enfrentar uma trilha do Bananalama, cheia de dificuldades, mas vocês não se deixaram abater e foram até o fim. Graças a vocês nosso município é reconhecido mundialmente. Quero registrar aqui meu obrigado”, diz.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Lio Tironi, ressaltou também a importância do Bananalama para a economia local. “Recebemos turistas de todo o Brasil através da realização do Bananalama, que movimentam diversos setores da economia. Corupá e outras cidades vizinhas ganham muito com isso”, afirma.
Já o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo, Onílio Cidade Filho, fez questão de destacar o encontro como referência no segmento. “Quem participa do Bananalama fica encantado com a organização, o tratamento, o envolvimento, enfim. Ele agrega diversas qualidades e faz desse o principal evento da modalidade no mundo. É um verdadeiro orgulho para o estado”, afirma.
Para o presidente do Bananlama, Alisson Siqueira Wulff, o empenho de todos na busca pelo título valeu a pena. “Estamos comemorando um grande marco justo quando o evento comemora seus 10 anos. Começamos pequenos, fomos crescendo e alcançamos esta proporção gigantesca graças a dedicação de todos. Não posso deixar de enaltecer os trilheiros, que fazem a festa acontecer”, exalta.
A próxima edição do Bananalama irá acontecer entre os dias 4 e 7 de julho, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC). O desafio dos organizadores é bater o próprio recorde, alcançando mais de três mil inscritos para a tradicional trilha. Para isso, o evento está passando por uma transformação e promete muitas surpresas em sua programação, que deve ser anunciada em breve.
Mais informações sobre a modalidade
09/10/24 acontece dia 30 de Outubro de 2024
25/07/24 Eduardo Agostino Faria (Sogro do Pezão)
28/01/24 Jantar de Premiação e Sorteio das Motos foram realizados
10/01/24 Pilotos devem confirmar presença até dia 15/01
05/12/23 Serão premiados os três primeiros de cada modalidade
19/12/22 Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira 16/12
06/12/22 Solenidade será realizada em Palhoça SC
12/02/22 FCM premia os melhores de 2021 com sorteio de quatro motociclistas
23/01/22 Solenidade de premiação dos campeões 2022 acontece na Palhoça