Federação Catarinense de Motociclismo





Festa do Colono e motocross: muito
mais que uma forte ligação com a terra!

Texto e Fotos: Gerson Coas
 

Supervisão: Patrocínio:



Vista parcial da pista

Milton "Chumbinho" Becker, cat. 125cc

A 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Motocross foi disputada no último domingo em Itajaí, fazendo parte da programação da 21ª Festa do Colono, que está sendo realizada no Parque do Agricultor Gilmar Graf até o próximo dia 27.

Com 104 inscritos no total, a tarde de domingo foi repleta de boas disputas, embora nem sempre pela liderança. O novo traçado da pista que totalizou agora cerca de 1300 metros, ficou com segmentos bastante diferenciados e mais seguro que o anterior, embora com saltos maiores. Assim agradou grande parte dos pilotos, mesmo com as valas, buracos e os dois pontos realmente complicados – a recepção da mesa de 22 metros e o trecho logo após a descida do morro – ambos problemáticos por conta do terreno excessivamente macio, e que acabaram derrubando muito piloto bom.

Marcos Cordeiro e Milton Chumbinho Becker foram os vencedores das duas categorias mais rápidas, a força livre e a 125cc, respectivamente. Na máster deu Claiton Detoni e na júnior o vencedor foi Felipe Mallon. Na 50cc a vitória foi de Diogo Scariot, Anderson Cidade na 60cc e Cristopher Castro na 80cc. Nas baterias destinadas as motos nacionais, Mirko dos Santos ganhou na 180cc e novamente Pablo Sott faturou a força livre nacional. Com esses resultados, poucas mudanças nas lideranças das categorias, mas ainda há muita pista pela frente. A próxima etapa do estadual de motocross deverá ser feita nos dias 9 e 10 de agosto, junto com a final do campeonato sul-brasileiro, em São José. Agora confira os detalhes da prova de Itajaí.

Resultado da etapa



125cc – A primeira metade da bateria teve Milton Chumbinho Becker e Jhonatan Batista brigando pela liderança. Contudo como ele já havia adiantado que poderia ocorrer, Jhonatan sentiu a falta do preparo físico, perdeu um pouco do ritmo e chegou a errar na mesa da largada, facilitando as coisas para o adversário que cruzou a linha de chegada com boa vantagem. “Essa vitória eu dedico totalmente ao garoto que era meu amigo e mecânico, Tiago Valgas, que faleceu há duas semanas, vítima de um atropelamento. Pela manhã, no warm-up, eu cheguei a cair e machuquei o pulso. Mas não tive dúvida e larguei mesmo com a dor, pois seria isso que o Tiago iria querer que eu fizesse se ele estivesse hoje aqui ao meu lado”, falou Chumbinho, emocionado.


Jhonatan Batista #21 e Leandro Smakovicz #28, cat. 125cc

Jhonatan, mesmo sem vencer, ficou satisfeito. “Eu sei que não posso abusar, mas até caí e não deu nada. Ufa! Mas está valendo, foi um bom retorno ao motocross”, comentou.

Quente mesmo durante os 20 minutos mais duas voltas da bateria foi o duelo pela terceira colocação entre Cristopher “Pipo” Castro e Kurt Airton Rocha. Nos trechos de subida, onde o motor da Yamaha 125cc de Kurtinho falava mais, Pipo sofria para não deixa-lo passar. Nos demais os dois iam de mano, ora a Honda # 6 escapando, ora a Yamaha # 711 pressionando. Na quadriculada, uma moto de vantagem para Pipo. Em quinto terminou o vice-líder do certame Leandro Smakovicz, seguido pelo seu conterrâneo Marcos Machado Jr., dois das vítimas da recepção da mesa da largada.


Pódio categoria 125cc

Claiton Detoni, cat. Máster


Leandro Cardoso, cat. máster

Máster – O paranaense Carlos Ribas Jr. largou na frente, mas ainda na primeira volta foi superado por Claiton Detoni que pilotou rumo a sua quarta vitória consecutiva. Nos instantes finais da bateria Carlos também perdeu a posição para o local Leandro Cardoso, assim como Rogério Schmitt que tomou o quarto lugar de Alceu Romão há três curvas da chegada. Na briga pela sexta colocação entre Max Pereira e Chico Ulig, melhor para Max. Ulig deixou a sua 4T apagar e aí haja perna para faze-la funcionar sem perder muito tempo!


Pódio categoria Máster


Anderson Cidade, cat. 60cc

60cc - Na largada Gabriel Gentil e Diogo Scariot– o mesmo da 50cc – acabaram se chocando. Gabriel recomeçou a bateria por último, mas já na primeira passagem ele ocupava o terceiro lugar. Mas logo a sua motinho perdeu rendimento e ele despencou na classificação, caindo para a oitava colocação. Se considerar que largaram 18 motos nessa categoria, um bom resultado.


Lucas Cattoni, cat. 60cc

Lá na frente, Anderson Cida-de e Lucas Cattoni fizeram uma corrida a parte, num ritmo bastante supe-rior, embora sem confronto direto entre os dois. Trocas de posições ocorreram sim, mas foram da quarta colocação em diante, pois o terceiro lugar foi ocupado pela Kawasaki # 65 pilotoda por Júlio César da Silva. Diego Paranhos terminou em quarto, com Douglas dos Santos em quinto e João Oliveira em sexto.


Pódio categoria 60cc

Marcos Cordeiro, cat. Força Livre

Força Livre –
João Marronzinho Júnior liderou a última bateria da tarde até os 15 minutos quando a sua moto começou a perder rendimento devido a quebra da ponteira de escapamento. “Essa foi a quarta bateria que perdemos esse ano por conta de problemas mecânicos. No sábado treinamos com a moto velha, mas preferimos largar com a nova para garantirmos a vantagem do campeonato. Infelizmente não era o nosso dia e a flauta da ponteira quebrou, entupindo o escapamento, o que em moto zero é inconcebível!”, disse inconformado João “Marron” da Silva, que acumula as funções de pai, mecânico e de chefe da equipe PMX/Dorvalino-Honda/Laguna Motos.


Cristopher Castro #6 e Kurt
Rocha #711, cat. Força Livre

Jhonatan Batista #21 e Claiton
Detoni #349, cat. Força Livre

Assim, Marcos Cordeiro que até o mo-mento vinha na segunda colocação, não precisou de muito mais esforço para receber a quadriculada na frente.

No campeo-nato Cordeiro manteve a se-gunda colocação no geral, mas diminuiu de 17 para 3 pontos a vantagem do líder João Mar-ronzinho Jr. que terminou a bateria em sétimo.


Luiz Zimermann, cat. Força Livre

Com o segundo lugar ficou Luis Henrique Zimermann, seguido do paranaense Ivan Jr. A maior disputa da bateria acabou acontecendo pela quarta colocação. No início foi uma reedição da briga da bateria da 125cc entre Pipo Castro e Kurtino Rocha. Dessa vez, após exaustivas tentativas, Kurt levou a melhor. Jhonatan Batista que perdeu tempo para endireitar a moto após ter caído ao se enroscar com Claiton Detoni na largada, acelerou forte e nas voltas finais se juntou à disputa com Kurtinho e Pipo, que com o motor mais fraco, não suportou a pressão e perdeu o posto no salto de degrau em subida. Já Kurtinho teve a manhã de agüentar o rojão, fazendo Jhonatan se contentar com o quinto lugar.


Pódio categoria Força Livre


Felipe Mallon, cat. Júnior


Vandrigo Vilmar Fabris, cat. Júnior
Júnior – A troca da Honda 125cc pela Yamaha 250cc 4T está surtindo o efeito esperado por Felipe Mallon e sua equipe. Ele que estreou a moto com vitória na etapa passada, em Indaial, repetiu o resultado. O ritmo forte imposto por Mallon na primeira metade da prova lhe garantiu uma boa vantagem no final, quando Vandrigo Fabris que não havia feito boa largada, acelerava na segunda colocação tirando a diferença a cada volta. Se a bateria durasse uns minutos a mais o resultado poderia ter sido diferente. Em terceiro chegou Tiago Hort, piloto de Brusque que pode ser apontado como uma das revelações da temporada, seguido do estreante na categoria Césinha Popinhak e de Rafael Silva.

Pódio categoria Júnior


Douglas Ricardo #100 e César Popinhak #16, cat. 80cc

80cc - A 80cc também foi outra categoria que não houve briga direta pela liderança. Cristopher Castro tomou a frente logo na primeira curva e não deu chances para nenhuma aproximação, muito embora Césinha Popinhak tenha tentado.

Pódio categoria 80cc
Douglas Ricardo, Mai-con Kraemer, Rafael Dunka e Gabriel Gentil fecharam as seis primeiras colocações.

Diogo Scariot, cat. 50cc

Marcos Holtmann, cat. 50cc

Pódio categoria 50cc

50cc – Apesar de todos os pilotos dessa categoria merecerem os aplausos do público, dois deles novamente roubaram a atenção geral. Diogo Scariot e Marquinhos Holtmann chegaram empatados na soma de pontos da classificação. Mas já na largada Scariot pulou na frente e pilotou sem errar, o melhor, até receber a quadriculada, pois ele se empolgou com mais essa conquista e no salto da chegada mandou um free-style que acabou numa queda. Tudo bem! A vitória e os cinco pontos de vantagem sobre Holtmann já estavam garantidos mesmo...


Largada categoria 180cc

Jailson Silva, cat. Força Livre Nacional


Pablo Sott, cat. Força Livre Nacional

Nacionais – Chegada a metade da temporada, poucas DT 180cc restam na classe Nacional 180cc, agora liberada para as 4T de até 250cc. Uma das poucas DT’s correndo foi a que venceu a bateria, pilotada por Mirko dos Santos. Ele já havia vencido a 1ª etapa do ano e com mais esse resultado voltou a liderar a categoria. Em segundo terminou Daniel Bardini com uma Honda Tornado, seguido de Wallacy Bressan com uma Yamaha XT 225cc.

Já na Nacional Força Livre, Pablo Sott continuou dominando com sua DT 200 # 52.

Mirko dos Santos, cat. 180cc
Para manter a invencibilidade na temporada Sott largou na frente, abriu uma vantagem considerável nas voltas iniciais e dali em diante administrou, sem forçar. Jailson Silva, também com uma Yamaha 200cc, seguiu o ponteiro sem ameaça-lo. Prova fácil, porém, não tiveram os outros 10 competidores da bateria. Alceu Romão, o Jotan, por exemplo, acabou se envolvendo em dois acidentes. O primeiro com Aníbal Blengio e depois com Ivan Sardagna que teve quatro raios da roda dianteira quebrados. Ivan ainda teve sorte e terminou a bateria na terceira colocação.

Pódio categoria Força Livre Nacional

Pódio categoria 180cc

 
 
 
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