O título de maior encontro de trilheiros do mundo, certificado pelo Guinness Book Records pelo segundo ano consecutivo, rendeu ao Clube de Trilheiros Bananalama, responsável pela organização do evento, uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A sessão solene foi realizada na noite de sexta-feira (9), no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, no Norte do Estado, conhecida como a capital catarinense da banana.
O primeiro recorde foi alcançado na 9ª edição do evento, ocorrida em julho de 2012, com a participação de 2.132 motociclistas em uma trilha de 60 quilômetros. Em julho do ano passado, o Bananalama conseguiu bater a própria marca. Na edição comemorativa de uma década do encontro, reuniu 3.312 participantes, um aumento de cerca de 40% em relação ao ano anterior, e garantiu, mais uma vez, destaque no livro dos recordes.
Durante a solenidade, o secretário do Clube de Trilheiros Bananalama, Juliano Baade, relatou as dificuldades ao longo do processo de registro do recorde no Guinness Book. “No início foi mais complicado, pois até então não existia essa modalidade de trilheiro no livro e tivemos que explicar como funcionava o evento. Na primeira tentativa, em 2011, não deu certo. No ano seguinte, trabalhamos fortemente para atender às exigências. Enviamos 13 quilos de material de comprovação para a Inglaterra e depois de 70 dias veio o certificado”, contou.
O presidente do Clube de Trilheiros Bananalama, Alisson Wulff Siqueira, relembrou a história do grupo, criado em 2004, e ressaltou o espírito de companheirismo e amizade que move os trilheiros. “O Bananalama é um evento de confraternização entre amigos, uma festa que envolve as famílias. Fico extremamente orgulhoso por presidir esse grupo vencedor, que alcançou números inimagináveis. Através deste título, levamos nome de Corupá pelo estado, pelo país e pelo mundo”, disse.
O trabalho desenvolvido pelo clube foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Corupá, vereador Joni Tribes. “O grupo iniciou as suas atividades de forma muito humilde. Com muito trabalho e dedicação, conseguiu transformar a cidade no palco do maior evento de trilheiros do mundo".
Corupá abraça o Bananalama
Siqueira agradeceu todos os apoiadores do Bananalama, ressaltando que o diferencial do evento é o envolvimento da comunidade. “O que se vê na semana do encontro é uma cidade em clima de festa, se preparando para receber milhares de trilheiros".
O comprometimento da população corupaense com a realização do Bananalama também foi salientado pelo proponente da sessão solene, deputado Carlos Chiodini (PMDB). “Se hoje comemoramos a conquista do Guinness, é preciso lembrar que esse momento é fruto da união de muitos esforços. O sucesso do Bananalama não seria possível sem o entrosamento e o acolhimento de toda a cidade de Corupá”.
O município, com cerca de 14 mil habitantes, tem sua população quadruplicada durante os dias do evento. “É um município pequeno, com arrecadação modesta, mas o nosso povo, com carinho e determinação, abraça o evento e acolhe o público que vem nos prestigiar”, comentou o prefeito Luiz Carlos Tamanini. Ele anunciou que a próxima edição do Bananalama será realizada em 2015. “É sempre um momento especial. Quando roncam aquelas motos todas, parece que vem uma onda. E lá vai aquela festa, que arrepia, emociona".
Homenagens
O Parlamento catarinense prestou homenagens a autoridades, personalidades e patrocinadores contribuem para o sucesso do Bananalama.
Presente no ato solene, o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) parabenizou Chiodini pela homenagem concedida ao Clube de Trilheiros Bananalama. "Temos que enaltecer as boas práticas e iniciativas como essas", falou. “O Bananalama hoje não pertence só a Corupá, mas a toda a região. Sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto vai pro Guinness Book”, acrescentou.
O piloto Jorge Negretti, um dos maiores nomes do motociclismo nacional, recebeu uma homenagem especial do Clube de Trilheiros Bananalama. "Viajei por mais de 30 países em eventos e trilhas, mas nunca vi nada tão contagiante como o Bananalama. Já era fã antes mesmo de participar", disse. Para o piloto, o evento é um exemplo para o país. “A lição que o Bananalama deixa é de acreditar em um sonho e batalhar para chegar lá”.
O evento reuniu sócios do Bananalama, membros de outros clubes, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas. Contou, inclusive, com a presença do ex-governador Leonel Pavan (PSDB).
Homenageados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Homenageados pelo Clube Trilheiros Bananalama
Homenageados pelo município de Corupá
Mais informações sobre a modalidade
09/10/24 acontece dia 30 de Outubro de 2024
25/07/24 Eduardo Agostino Faria (Sogro do Pezão)
28/01/24 Jantar de Premiação e Sorteio das Motos foram realizados
10/01/24 Pilotos devem confirmar presença até dia 15/01
05/12/23 Serão premiados os três primeiros de cada modalidade
19/12/22 Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira 16/12
06/12/22 Solenidade será realizada em Palhoça SC
12/02/22 FCM premia os melhores de 2021 com sorteio de quatro motociclistas
23/01/22 Solenidade de premiação dos campeões 2022 acontece na Palhoça