Federação Catarinense de Motociclismo


Balbi Jr. vence na final do Brasileiro de Enduro
Mas na classificação geral, catarinenses são vice em três categorias
Gerson Coas – Reportagem FCM Fotos: Fernando Fragoso – RALLYBRASIL e arquivo FCM
 



Jorge Balbi Jr, cat. C

Após ter conquistado por antecipação o título do Brasileiro de Motocross na classe 250cc, o mineiro Jorge Balbi Jr. atacou de piloto de fora-de-estrada e se deu bem. Na etapa final do campeonato Brasileiro de Enduro (F.I.M.), realizada nos dias 23 e 24/8 em Itupeva, no interior de São Paulo, Balbi largou com sua Honda CRF 450 na categoria “C” (motos 4T acima de 251cc) e venceu os dois dias da competição.

Outro mineiro, Felipe Zanol (cat. “B”), que já havia conquistado o título de campeão geral do Brasileiro de Enduro 2003, brigou intensamente com Balbi mas acabou com o segundo lugar no geral, embora tenha vencido os dois dias na sua categoria. Mesmo assim Zanol obteve a marca de seis vitórias das 10 possíveis na temporada.


Felipe Zanol, cat. B

Jackson Feuback, cat. C

Gerson Klaumann, cat. D

 




Os catarinenses também foram bem. Sérgio Augusto Klaumann trouxe para casa o título de vice-campeão na categoria “A” (motos 2T até 125cc e 4T até 250cc), e seu pai, Gerson Klaumann, ficou com o vice-campeonato na categoria “D” Over 35; na categoria “E”, destinada às motos nacionais, Jackson Lehn também foi vice-campeão da temporada, enquanto Samuel Carvalho trouxe o título de campeão da prova; na “C” Jackson Feubak fez um quarto lugar na prova o que lhe rendeu o terceiro lugar na classificação final da temporada.

Para desafiar a habilidade dos pilotos os organizadores colocaram trilhas difíceis, pesadas e bastante técnicas. Cada volta no percurso possuía cerca de 45 km, sendo feitas três voltas por dia.

A cada volta eram duas especiais cross teste e uma enduro teste. De acordo com Feuback a primeira cross teste era a mais complicada, num traçado travado, com muitos buracos. Para a segunda cross foi utilizada uma pista de motocross, ambas circulando no sentido correto. “Essa foi excelente, sobretudo para pilotos como o Balbi que puderam descontar e sentir-se a vontade. Eu também aproveitei para melhorar meus resultados”, disse. Mas de acordo com Feuback foi a terceira especial, uma enduro teste, a melhor e a que mais contribuiu para que essa tenha sido a melhor prova da temporada. Na classificação final da categoria “C”, vitória de Balbi, seguido de Márcio “Joanita” Nascimento (SP), Alexandre “Taxinha” Fernandez (SP) e Feuback, na quarta colocação.

Na avaliação da temporada, Feuback se mostrou satisfeito. “Foi bom pra caramba. Nessa prova, além do Balbi, os dois caras que ficaram

Sérgio Klaumann, cat. A
na minha frente treinam diariamente naquele percurso, que é praticamente o quintal da casa deles. O Taxinha por exemplo é da equipe Suzuki, tem todo o apoio deles e corre para ganhar. Eu estou numa outra fase: moto só nos finais de semana, e quando posso”, concluiu o catarinense.

A opinião dessa prova final ter sido a melhor da temporada 2003 também foi compartilhada por Gerson Sérgio Klaumann, que corre na categoria “D” - Over 35. “Foram dois dias de muita trilha pesada e bastante técnica, porém num terreno perfeito para essa competião. Não tenho dúvida que essa foi a melhor prova do ano”, disse.

Na “A” o catarinense Guto Klaumann poderia ter ficado com o título da etapa na sua categoria. Ele ganhou os dois dias da prova, mas por um momento de distração acabou ficando em segundo na classificação geral. “No primeiro dia o Guto terminou a prova bem, mas ficou bobeando e colocou a sua moto no parque fechado com oito minutos de atraso. Com isso ele foi penalizado e ficou cerca de um minuto atrás do vencedor geral, mas ainda na segunda colocação”, relatou o pai.

Classificação da etapa por categoria e geral

Cat. A Cat. B Cat. C Cat. D Cat. E Geral
1ª dia 1ª dia 1ª dia 1ª dia 1ª dia 1ª dia
2ª dia 2ª dia 2ª dia 2ª dia 2ª dia 2ª dia

Classificação final do Brasileiro de Enduro 2003
Cat. A - Cat. B - Cat. C - Cat. D - Cat. E - GERAL


Jackson Lehn, cat. E (Nacional)

Samuel Carvalho, cat E (Nacional)

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.