O catarinense Richard Berois conquistou o Campeonato Mundial de Motocross na categoria 35+ (pilotos com mais de 35 anos de idade) do MTA World Vet Motocross Championship. competição que reuniu centenas de pilotos do mundo. O campeonato foi realizado na pista de Glen Helen, em San Bernadino, na California, EUA, mesmo local onde foi realizado este ano a final d MXGP. “Foi um sonho realizado e conquistado com muito trabalho”, disse o piloto.
Richard cheguou em Glen Helen com três semanas de antecedência da corrida para se adaptar com o clima, com o fuso horário e conseguir uma moto para treinar e competir. Ele tinha a intenção de alugar uma moto KTM nova, mais não foi possível. “A única KTM 450 disponível era ano 2013 em perfeito estado, boa, mais percebi que a suspensão era muito mole, ai começamos a trabalhar forte até achar um acerto que me sentisse confortável. Mudamos a suspensão e a relação e começamos a treinar”, revelou.
O primeiro desafio enfrentado por Richard foi no dia 31 de outubro, que também aconteceu na pista de Glen Helen. O evento foi só no sábado e a maioria dos pilotos que iriam participar do mundial estavam presentes. “Foi importante minha participação para conhecer meus adversários diretos. Um era sul africano e dois americanos que me deram muito trabalho. Disputei do começo ao final da corrida e terminei em segundo colocado. Essa experiência foi boa para me preparar melhor e conhecer o sistema da competição”.
No mundial o catarinense participou nas categorias 35+ e 40+. “Fiz quatro baterias no sábado e quatro no domingo. A primeira corrida foi da 40+ onde terminei em terceiro colocado e em seguida já tive que alinhar novamente para a largada da 35+ que fiquei em primeiro colocado quando faltavam duas curvas para o final. Com esses resultados fiquei mais focado na 35+ e tudo deu certo. Resultado, campeão mundial da 35+ e vice-campeão na 40+”, relatou.
Tradicionalmente bom largador, Richard conseguiu sair na frente nas oito largadas. “Oito largadas na ponta, mas os caras eram loucos e me passavam nas grandes descidas já na primeira volta. Eu não arriscava porque a cada largada a pista já era outra. Por conta do grande número de motos tentava administrar e atacava com segurança no decorrer da corrida.
Realizado com a conquista, Richard não desperdiçou a oportunidade de agradecer àqueles que o apoiam. “Gostaria de dedicar a minha parceira de longa data Ana Cristina e a minha família que estava na torcida por mim e agradecer aos patrocinadores Luciano Lâminas, Sudati, Rede Green, Mais Engenharia, Mormaii Knee Brace, Durag, ASW, Moto Shop, 5inco, Supermercado Chico e Novo Estilo de Vida, por acreditarem no meu trabalho”, finalizou.
Mais informações sobre a modalidade
21/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro
16/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15/09
05/09/24 rodada dupla acontece nos dias 14 e 15/09
04/08/24 Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
28/07/24 1ª Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
26/06/24 Etapa remarcada para 27 e 28/07
14/11/23 Rodada dupla com forte calor na encerramento do estadual
02/11/23 Etapa será valida pelo SulBrasileiro de Motocross