Federação Catarinense de Motociclismo





Cinco provas em Jundiaí encerram a temporada
2003 do Campeonato Brasileiro de Motocross

Texto: Idário Araújo
 


Leandro Nunes da Silva, cat. 125cc

A oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, o mais tradicional do país, foi disputada neste sábado e domingo na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. O vento forte, o frio e a ameaça constante de chuva não espantaram o público, que lotou as arquibancadas para assistir corridas emocionantes. As cinco categorias (Open, 60cc, 80cc, 125cc e 250cc) contaram com 164 pilotos inscritos, com representantes de vários estados. Com exceção da 80cc, todas as outras já tinham os campeões definidos e os competidores entraram na pista em busca do vice.

A primeira categoria foi a Open. A mineira Mariana Balbi fez uma largada espetacular e dominou até a metade da primeira volta, mas logo Cássio Garcia assumiu a ponta. Cássio, que conquistou o título na sexta etapa, ainda faltando duas corridas para o final da temporada, queria terminar o ano invicto, já que ele venceu as sete corridas anteriores. Mas um problema no freio traseiro da moto acabou com o sonho dele, que também foi campeão no ano passado. Com dificuldades para manter a excelente performance por causa do freio, o caminho ficou aberto para Ricardo Raspa. Ele venceu a corrida e ainda chegou a fazer a volta mais rápida. Na classificação final após as oito etapas, ele garantiu o vice-campeonato, posição assumida na sétima etapa, em Juiz de Fora (MG), dia 18 de agosto.

A 60 cilindradas, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, foi a segunda categoria a entrar na pista. O catarinense Luca Cattoni ganhou a prova. Thales Villardi chegou em segundo lugar, posição suficiente para garantir o título de vice-campeão da temporada 2003. O primeiro lugar já estava nas mãos de outro catarinense, Anderson Cidade. Ele não correu em Jundiaí porque dias atrás sofreu um acidente de bicicleta e levou 17 pontos na testa. Ele esteve na pista apenas como espectador.

Na 80 cilindradas, a terceira categoria a correr no domingo e a única com o título em jogo, era uma das mais esperadas pelo público. No final, quem se deu melhor foi o paulista Marcello Ferreira Lima, o “Ratinho”. Além de vencer a corrida, ele ainda garantiu o título de 2003. O segundo lugar ficou com Cristopher Castro, representante de Santa Catarina.

A quarta categoria a entrar na pista do Horto de Jundiaí foi a 125cc. Logo após a largada, vários pilotos caíram, mas a prova continuou normalmente. Em seguida, um outro susto. O piloto Marcos Machado perdeu o controle quando completava a segunda volta e bateu na base do arco de chegada, que ameaçou cair. Por segurança, os comissários de prova deram bandeira vermelha, que é para interromper a corrida. Após um breve intervalo, foi feita uma nova largada. Leandro Nunes da Silva foi o vencedor da corrida e faturou o terceiro lugar no campeonato. Milton Becker, que já era campeão por antecipação, terminou em quinto lugar. Rafael Zenni, oitavo na prova, garantiu o vice-campeonato da temporada 2003.

Na 250cc, a categoria mais esperada pelo público devido o arrojo dos pilotos e a alta velocidade, a briga estava pelo vice-campeonato, já que o título já era por antecipação do mineiro Jorge Balbi Junior, que também venceu a corrida deste domingo. Roosevelt de Freitas e Massoud Nassar entraram na disputa pelo segundo lugar e quem se deu melhor, no campeonato, foi Roosevelt. Na corrida, Massoud terminou em segundo, mas ficou em terceiro no campeonato.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.