Federação Catarinense de Motociclismo



Sétima etapa do estadual de
motocross será em Tubarão

Fotos: Arquivo Gerson Coas / FCM
 

Supervisão: Patrocínio:

Programação completa da 7ª etapa do Catarinense de Motocross


João Marronzinho, cat. Força Livre Especial

Pelo menos sete mil pessoas são aguardadas neste domingo em Sertão dos Corrêas, no município de Tubarão, onde será disputada a sétima etapa do campeonato Catarinense de Motocross. Esta será quarta prova organizada pela Associação de Moradores do Bairro de Sertão dos Corrêas. Nas duas primeiras edições 1999 e 2000, foram feitas provas do campeonato regional sul. Em 2001 a pista não foi utilizada em competições, retornando em 2002 com uma etapa do estadual. “A resposta do público que tivemos com a prova do catarinense de motocross no ano passado foi muito gratificante. Porém, tudo indica que agora deveremos ultrapassar a marca de sete mil espectadores”, disse Vanderley Beckhaser Mattos, integrante da associação e organizador da etapa.

A população local têm bons motivos para prestigiar a corrida. Na categoria principal, a Força Livre Especial, os dois ponteiros são pilotos da região, João Marronzinho Jr. e Marcos Cordeiro, que residem em Laguna e Araranguá, respectivamente. No ano passado os dois venceram nas suas categorias. Cordeiro venceu na 250cc – substituída agora pela Força Livre Especial, e Marronzinho ganhou na 125cc.

Coincidentemente os dois pilotos vão correr em Tubarão machucados. João Marronzinho (PMX/Honda-Dorvalino/Laguna Motos) teve sua mão direita atingida por uma pedra jogada pela moto de um concorrente durante a final do Brasileiro de Motocross, no domingo passado, em Jundiaí – SP. A pedra acertou o polegar da mão direita, impedindo que o piloto utilizasse o freio dianteiro da motocicleta. Por conta disso Marronzinho que ocupava a terceira colocação da prova, passou a usar somente o freio traseiro. O resultado foi o superaquecimento do sistema até a perda total do freio, e por conseqüência, a queda ao não vencer uma curva cuja aproximação era feita em alta velocidade. Apesar de ter sofrido mais algumas escoriações com o tombo, a mão direita inchada é o que mais preocupa o piloto e sua equipe.

Já o caso de Cordeiro é mais grave. Ele também se machucou numa etapa do campeonato nacional, porém há cerca de dois meses, em Cianorte – PR. Cordeiro fraturou o tornozelo esquerdo ao bater com a bota numa vala formada numa das curvas do circuito. “Desde aquela prova o Marcos vem correndo no sacrifício, porém os resultados não aparecem e ele fica sofrendo. Nós preferimos que ele se recupere totalmente para depois voltar, mas a decisão ainda é dele”, afirmou Moacir Cordeiro, pai do piloto que integra a equipe Yamaha/ASW/Motul/Riffel.

A pista de Sertão dos Corrêas fica a 7km do centro de Tubarão, seguindo pela BR-101, no sentido norte-sul. Apesar do traçado de 1.200 metros ter diversos saltos, a pedido dos pilotos locais, os organizadores incluíram na programação da etapa a categoria Street, destinadas às motos de rua. Os treinos começam no sábado, a partir das 14:00 horas. No domingo o warm-up abre a programação às 10 horas. As baterias válidas pela 7a etapa do estadual iniciam às 12 horas, com supervisão da Federação Catarinense de Motociclismo.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.