A Festa da Premiação aos melhores do ano do motociclismo de Santa Catarina encerrou oficialmente a temporada 2016 da Federação Catarinense de Motociclismo - FCM. Dessa vez realizada mais cedo, a cerimônia foi feita na primeira sexta-feira do mês de dezembro, dia 2, em São José, na Grande Florianópolis.
Diante de amigos, familiares e patrocinadores, além dos campeões, os vices e terceiros colocados de cada categoria das quatro modalidades supervisionadas pela FCM subiram ao palco para receberem os troféus e comemorarem os bons resultados da temporada que passou.
Também receberam homenagens os pilotos catarinenses que se destacaram no cenário nacional como Milton Chumbinho Becker e Richard Berois no motocross, e Marisérgio Kons e Guilherme Cascaes no rali. Também foram lembradas algumas pessoas, entidades e empresas que colaboraram com o motociclismo de Santa Catarina na temporada de 2016.
Completar a temporada entre os cinco melhores pilotos de Santa Catarina na sua categoria é uma conquista que credencia o competidor a participar da festividade de premiação. Todos esses pilotos receberam seus certificados que dessa vez estavam impressos em formato de placa de sinalização de box. Mas obviamente, todas as vezes o sorteio da moto zero quilômetro gera um interesse a mais dos competidores. E em se tratando de um ano como o esse passou, em que as dificuldades da economia foram sentidos em todos os setores, qualquer ajuda é muito bem vinda.
Em 2016 o Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade contou com a participação de quatro pilotos da cidade de Erechim/RS. Paulo César de Oliveira, quarto na Sênior; Tailor Manfin, 6º na Over 40; Anderson Rover, campeão invicto na Júnior; e Anilson Santin, terceiro colocado na Novatos.
E foi justamente Santin o ganhador do sorteio da moto Yamaha Crypton, prêmio que mais uma vez ficou para o pessoal do Enduro de Regulariade. Nas últimas quatro edições da festa, foi a terceira vez que a motocicleta foi sorteada para um participante dessa modalidade. Em 2013 Paulo Prigol, vice-campeão da classe Over40 levou a moto para Caçador, e em 2014 a moto ficou com Rafael Ascari Baggio, vice-campeão da classe Sênior.
Entretanto, foi a primeira vez que a moto saiu para um piloto residente em outro Estado. A decisão de viajar foi tomada somente poucas horas antes da solenidade, mas Anilson percorreu mais de 500 km entre Erechim e São José, esperançoso de ganhar a moto. “Acordei às 6h30min e vi num grupo uma postagem do site da FCM que tratava dos troféus, dos certificados e sobre o sorteio da moto. Convidei o Anderson Rover para irmos à festa. Comentei com ele: Vai que ganhamos a moto! Parecia que estava prevendo.”, disse ele.
“A festa foi fantástica... Foi inesquecível. Meus amigos torcendo por mim. Subiram no palco e me jogaram pra cima. Foi muito bom. Emoções pra toda vida. E pode ter certeza, sou cada vez mais Cataucho!”, finalizou Anilson que em 2017 volta a competir filiado a FCM no Enduro de Regularidade.
Confira a entrevista completa com o piloto Anilson Santin
FCM - Esse foi o primeiro ano que você fez o catarinense, certo? Já participava antes na Copa Oeste/Motocar ou no Gaúcho?
Santin – Sempre andei em passeios de trilha. Após o convite de um amigo iniciei ano passado (2015) o enduro regularidade na categoria Novatos aqui no RS, no Campeonato Gaúcho. Esse ano a convite de amigos, nos filiamos a FCM buscando parceria e mais competitividade. O Campeonato Catarinense é muito mais competitivo que o Gaúcho. Em 2016 participei da Copa Motocar, do Catarinense, e do Sulbrasileiro onde fiquei campeão da Novatos.
FCM - Anilson, você passou a temporada toda entre os ponteiros. Venceu em São Bento do Sul e Braço do Norte, o Enduro das Neves. Qual foi a prova mais marcante da temporada?
Santin – Sem dúvida Braço do Norte. Foram dois dias de chuva e frio, legítimo espírito do Enduro de Regularidade: chegar ao final da prova com a moto funcionando e com fôlego para completar. É muito gratificante compartilhar os momentos com os colegas de enduro. Pilotos de vários estados, momentos inesquecíveis e imperdíveis para nós competidores.
FCM - Erechim esteve só não esteve representada na categoria Máster e Over 50 do Catarinense. Nas demais, todos os pilotos da cidade fizeram bonito. O Anderson Rover foi campeão invícto!
Santin – Sim, foi demais. E ele, o Anderson, foi o meu incentivador.
FCM – Em 2017 vocês vão participar de qual campeonato? Ou ainda não definiram?
Santin – Já definimos. Vamos participar do Catarinense, da Copa Motocar, do Sul Brasileiro e de algumas etapas do Brasileiro. Estamos fazendo preparação física e revisando as motos para temporada 2017.
FCM – E sobre a festa da premiação. Dessa vez valeu cruzar o Estado inteiro. Sabia que a festa da premiação da FCM era daquele jeito?
Santin – A festa foi fantástica. Já sabia como funcionava, mas a princípio não iríamos. Acordei às 6h30min e vi num grupo uma postagem do site da FCM que tratava dos troféus, dos certificados e sobre o sorteio da moto. Convidei o Anderson Rover para irmos à festa. Comentei com ele: Vai que ganhamos a moto! Parecia que estava prevendo. Foi a pólvora que faltava! E quanto à festa, estão de parabéns!
FCM - E o certificado já está pendurado na parede?
Santin – Sim, no meu escritório com os troféus. Fazem parte da minha história.
FCM - O que você sentiu quando saiu a pedra número nove?
Santin – Fiquei sem reação de tanta surpresa. Foi inesquecível. Meus amigos torcendo por mim. Subiram no palco e me jogaram pra cima. Foi muito bom. Emoções pra toda vida. E pode ter certeza, sou cada vez mais Cataucho!
FCM – Parabéns pela sua temporada e contamos com você no próximo ano. E que 2017 seja de muito sucesso e sorte!
Santin – Obrigado, até 2017 com toda certeza.
Mais informações sobre a modalidade
09/10/24 acontece dia 30 de Outubro de 2024
25/07/24 Eduardo Agostino Faria (Sogro do Pezão)
28/01/24 Jantar de Premiação e Sorteio das Motos foram realizados
10/01/24 Pilotos devem confirmar presença até dia 15/01
05/12/23 Serão premiados os três primeiros de cada modalidade
19/12/22 Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira 16/12
06/12/22 Solenidade será realizada em Palhoça SC
12/02/22 FCM premia os melhores de 2021 com sorteio de quatro motociclistas
23/01/22 Solenidade de premiação dos campeões 2022 acontece na Palhoça