No último final de semana (16 e 17), mais de 18 mil pessoas acompanharam a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Morrinhos, Goiás.
Na principal categoria do campeonato, a MX1, o piloto Carlos Campano (Geração Motos) alcançou a primeira posição, seguido do equatroriano Jetro Salazar (Escuderia X). Campano subiu no lugar mais alto do pódio após vencer a primeira bateria e ficar em terceiro na segunda. Com o resultado, o piloto segue líder na classificação geral com 162 pontos, cinco a mais que o equatoriano Salazar, que ficou em segundo nesta etapa.
Na primeira bateria, Jean Ramos largou na ponta, seguido de Campano, Hector Assunção e Salazar. Campano apertou o ritmo e ultrapassou Ramos e a sequência da prova não teve muita mudança, pois seguiram Assunção, Marcelo Lima e Salazar alternando posições algumas vezes. Salazar levou a melhor entre eles e assumiu a terceira posição, mantendo-se nela por algumas voltas. Assim, o equatoriano começou a pressionar Ramos e aos 26 minutos conseguiu assumir a segunda posição.
Na segunda bateria houve uma grande mudança. Paulo Alberto largou na frente, seguido de Salazar, Ramos, Marcelo Lima, Lucas Dunka, Campano, Assunção, Eduardo Lima e Thales Vilardi. Nas primeiras voltas Ramos sofreu uma queda, recebeu atendimento médico e voltou para a prova. Enquanto isso, Campano foi buscando e conquistou a terceira posição, seguido de Assunção, Marcelo e Eduardo. A prova seguiu neste ritmo sem muitas ultrapassagens até o fim. Ramos que sofreu uma queda no começo, voltou em último e terminou em décimo.
A categoria MX3, teve o catarinense Erivelton Nicoladeli, com a melhor colocação na etapa. O piloto que chegou a etapa em terceiro, não fez uma boa largada e em uma prova de recuperação, terminou em quinto. Assim é o segundo colocado na MX3 na competição.
Na 65cc, o líder do brasileiro Rafael Becker largou na frente, seguido do goiano Alexandre Galdino. Logo Henrique Henicka acelerou e assumiu a segunda posição e foi para cima de Becker. Galdino que estava em terceiro sofreu uma queda e enquanto isso o duelo entre Becker e Henicka foi aumentando, até que Henicka conseguiu ultrapassar o líder do campeonato e abriu vantagem. Guilherme Bresolin que vinha atrás foi conquistando posições e passou Becker. Outro catarinense que subiu ao pódio foi Raul Miranda
Nos últimos minutos de prova Henicka sofreu uma queda e perdeu posições e voltou para a terceira posição. Assim, Bresolin assumiu a ponta e Otávio Pedro da Silva, o segundo lugar. Mas Henicka não perdeu tempo, acelerou e já ultrapassou Otávio. Becker terminou em quarto lugar, mas assim mesmo manteve a liderança 65cc.
Confira abaixo a classificação geral do campeonato, nas categorias dos catarinenses participantes:
65cc
1º Rafael Becker – 63 pontos
2º Gabriel Mielke – 59 pontos
5º Raul Miranda - 41 pontos
MX1
1º Carlos Campano – 162 pontos
2º Jetro Salazar – 157 pontos
5º Jean Ramos – 110 pontos
MX3
1º Willian Guimarães – 100 pontos
2º Erivelto Nicoladelli – 64 pontos
MX4
1º Willan Guimarães – 72 pontos
2º Milton Becker – 69 pontos
3º Erivelto Nicoladelli – 56 pontos
MX5
1º Milton Becker – 75 pontos
2º Dario Junior – 62 pontos
O resultado completo pode ser acessado aqui.
A classificação do campeonato pode ser visto aqui.
A próxima etapa do Brasileiro de Motocross acontece no dia 29 de outubro em Tupaciguara, Uberlândia.
Mais informações sobre a modalidade
21/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro
16/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15/09
05/09/24 rodada dupla acontece nos dias 14 e 15/09
04/08/24 Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
28/07/24 1ª Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
26/06/24 Etapa remarcada para 27 e 28/07
14/11/23 Rodada dupla com forte calor na encerramento do estadual
02/11/23 Etapa será valida pelo SulBrasileiro de Motocross