A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross foi realizada neste final de semana (09 e 10) pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), em Nova Alvorada do Sul (MS). Para quem acompanhou as provas na pista do Motódromo Pedro Stradiotti ou pela transmissão ao vivo no Youtube, pôde sentir a adrenalina dos pegas entre os pilotos.
Neste domingo (10), correram as categorias MX1, MX2, MX2JR, MXJR, MX4 e MX5. Quem acelerou primeiro na pista foram os pilotos da MX2. Pedro Bueno não fez uma boa largada e chegou a ficar na sétima posição, enquanto Fábio Santos e Frederico Spagnol brigavam pela liderança da prova. O dia não foi muito bom par ao líder da competição Gustavo Pessoa, que sofreu uma queda logo na largada da primeira bateria e também teve problemas com a moto na segunda, tendo que abandonar a prova. Os catarinenses melhores colocados foram Fabio dos Santos que foi campeão e Lucas Dunka, o quinto colocado.
Pela MX2JR a briga ficou entre Tallys Nathan e Bruno Shimitz, que terminaram em primeiro e segundo lugar. Vanderlei de Sousa, de Santa Catarina, terminou a prova em quinto lugar.
Na primeira bateria da MX1, Paulo Alberto apesar de ter largado na frente chegou a perder a liderança para o espanhol Carlos Campano que estava na cola do português e assumiu a primeira posição. Jetro Salazar, deu trabalho para o espanhol. Numa disputa eletrizante os pilotos andaram lado a lado, alternando posições na briga pelo primeiro lugar. Nesta disputa Salazar acabou errando e saindo da pista, mas conseguiu manter a segunda posição. O retorno do equatoriano à pista foi avaliado pela Comissão de Prova da CBM após o pódio, que não constatou nenhuma irregularidade e, portanto, não sofreu penalização. Com isso Salazar, se mantém na segunda posição na etapa e na vice-liderança do campeonato. Campano terminou em primeiro e Jean Ramos em quarto.
Correndo pela MXJR, Gabriel Andrigo foi o segundo, Gabriel Mielke o terceiro, Ivo Petras ficou na quarta posição e João Schimitt terminou na 11ª posição. Na MX Elite, Salazar foi o segundo, em terceiro ficou Campano, em quarto Fabio dos Santos e na quinta posição ficou Ramos.
Pela MX3, os catarinenses melhores colocados foram Jhonatan Batista em quinto e Erivelto Nicoladelli em oitavo. Na MX4, Nicoladelli ficou em segundo, Richard Bermudez foi o sétimo e Luciano Farias foi o 12º colocado. Já na MX5, Milton Becker foi o campeão.
O resultado pode ser visto aqui. A classificação completa pode ser conferida aqui.
O Campeonato Brasileiro de Motocross segue no dia 05 de agosto na cidade de Extrema (MG). Novas disputas devem trazer ainda mais emoção para a competição. A CBM transmite ao vivo as etapas pelo canal no Youtube CBM Motociclismo TV.
Mais informações sobre a modalidade
21/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro
16/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15/09
05/09/24 rodada dupla acontece nos dias 14 e 15/09
04/08/24 Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
28/07/24 1ª Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
26/06/24 Etapa remarcada para 27 e 28/07
14/11/23 Rodada dupla com forte calor na encerramento do estadual
02/11/23 Etapa será valida pelo SulBrasileiro de Motocross