Federação Catarinense de Motociclismo


 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MOTOCICLISMO

Campeonato Brasileiro de Minimotos 50cc 2003

REGULAMENTO GERAL

 

1. Apresentação
Este regulamento destina-se a competições em todo o território nacional.

2. Motocicletas e Classes

2.1. Motocicletas
As provas são abertas para motocicletas até 55cc com tolerância de 2% na cilindrada, e exclusivamente aro 10", para a roda traseira e no máximo aro 12" para a roda dianteira , monomarcha.

2.1.1 Câmbio
Qualquer tipo de câmbio variável esta terminantemente proibido.

2.2. C lasses
Os eventos de motocross serão abertos para duas classes de motocicletas solo, categoria de 4 à 6 anos e categoria de 7 à 8 anos. As duas categorias correrão juntas. Poderá ainda a organização fazer as largadas em separado, dependendo do número de inscritos. Esta decisão é exclusiva do Júri da Prova.

2.2.1 A Etapa única será realizada paralelamente ao Campeonato Catarinense de Motocross onde as etapas diferem deste Regulamento. Os pilotos inscritos para o Catarinense, com idade diferente do Regulamento do Brasileiro não somarão pontos neste, pontuando somente no Estadual.

2.2.2 Numerais
As motocicletas devem ter três numerais sendo um frontal e dois laterais com fundo branco e números pretos. Os pilotos devem ainda ter o número nas costas (colete ou camisa) em cores contrastantes. Estes itens serão obrigatórios e observados na vistoria técnica.

3. LICENÇAS
A participação nestes eventos é restrita aos portadores de uma licença CBM válida. A licença da CBM será gratuita.

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições, para reserva de números, devem ser feitas antecipadamente junto à Federação Catarinense de Motociclismo através do fone/fax (48) 248-1950 ou e-mail fcm@sodisa.com.br, até o dia 05/11.

4.2 É obrigatória para confirmação da inscrição, que deve ser feita no local da prova, com observância da Programação Oficial, a apresentação de documentos originais (certidão de nascimento ou cédula de identidade) e autorização por escrito do pai ou responsável legal.

4.3 Valor da Inscrição: R$ 30,00 (trinta reais), por inscrição.

4.4 Credenciais
O piloto inscrito receberá no ato da confirmação das inscrições até quatro credenciais, sendo uma para o piloto e três de equipe, do tipo pulseira, confeccionadas em material antialérgico e impermeável, de uso obrigatório para acesso às dependências do motódromo, válida para os dois dias do evento e um adesivo para acesso de veículo ao box.

5. PILOTOS
A participação nas provas do Campeonato Brasileiro, é restrita a pilotos nascidos até (inclusive) o ano de 1997 para a categoria de 4 à 6 anos (Categoria A).

A participação nas provas do Campeonato Brasileiro, é restrita a pilotos nascidos até (inclusive) o ano de 1995 para a categoria de 7 à 8 anos (Categoria B).

6. PERCURSO

6.1. Especificações de Percurso
Um percurso não poderá ter subidas ou descidas muito radicais, devendo-se sempre ter em mente o caráter mais de incentivo ao esporte do que de uma simples competição. Este percurso não deverá ser menor que 0,5 Km nem superior a 1 Km, podendo ser alterado pelo Comissão de Mini-Motos da CBM ou pelo júri da prova. Sua largura no ponto mais estreito não poderá ser menor que 05 (cinco) metros, e o percurso não poderá ser dividido

6.2. Segurança
A largada, chegada, estacionamento e todos os lugares adjacentes ao percurso onde o público está autorizado deve ser protegido por uma cerca. A barreira do espectador deve ser forte e alta o suficiente para controlar o público.

O uso de cães de guarda é proibido em áreas restritas aos pilotos, mecânicos, sinalizadores, representantes da industria e da imprensa.

Em cada lado da pista deve haver uma zona de segurança neutra de pelo menos 1 metro de largura para a proteção do publico e dos pilotos. Esta zona deve estar definida pôr uma cerca ou pôr um obstáculo natural no lado do publico e pôr marcas de percurso no lado da pista.

As marcas de percurso da zona de segurança não devem ser mais altas do que 500 mm acima do solo e conectadas pôr fita ( as cordas são proibidas pôr medida de segurança ) . estas marcas devem ser feitas de madeira fácil de quebrar ou de material flexível.

Fardos de palha ou outro material absorvente efetivo de choque para proteger os pilotos do perigo deve ser colocado para cobrir os obstáculos , tais como árvores, postes, muros, rochas, etc.

A pista deve estar livre de grandes pedras e qualquer uma que venha para a superfície durante a prova deve ser removida.

A pista deve estar corretamente regada, se necessário, em tempo suficiente antes e entre as provas/eliminatórias para assegurar condições apropriadas de corrida, segurança e para proteger o público e os pilotos da poeira (qualquer tipo de lama em excesso deve ser evitada)

Os saltos deverão ser construídos de maneira que os mini-pilotos iniciantes possam simplesmente subir e descer do outro lado (obrigatório que seja rampado dos dois lados).

7. ZONA DE LARGADA
A largura da pista na linha de largada deve permitir uma linha de pelo menos 20 motocicletas.

A linha de largada deve ser colocada de modo que permita uma largada regular com chances iguais para todos participantes.

7.1. Reta de largada
É terminantemente proibido o uso de saltos na reta de largada até o afunilamento da primeira curva.

O comprimento da reta a partir do gate não pode exceder 120 metros e não ser inferior a 30 metros.

8. ZONA DE SINALIZAÇÃO
Um suficiente número de zonas oficiais de sinalização, deve ser providenciada para toda a pista para que qualquer indicação necessária possa ser dada pôr bandeiras para os pilotos durante a corrida.

Essas zonas devem ser bem situadas para assegurar a clara visibilidade para os comissários e de tal forma que os sinais sejam perfeitamente visíveis para os pilotos.

Nos saltos ou áreas de perigo, a segurança dos sinalizadores também devem ser observadas pela boa colocação dos postos.

Quando da ocorrência de quedas dos competidores, em áreas não visíveis para os demais , os sinalizadores devem indicar o ponto de passagem obrigatório para os mesmos, postando-se em frente a linha de onde se encontra o competidor acidentado.

9. SINAIS OFICIAIS
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de uma bandeira medindo aproximadamente 750 mm X 600 mm, como segue:

Bandeira

Significado

Vermelha, Agitada

Parada, Obrigatória para todos

Preta e um quadro com o número do piloto

Piloto indicado deve parar no Pit Stop

Amarela, Fixa

Perigo, Dirigir devagar, Não Ultrapassar

Amarela, Agitada

Perigo Imediato, Devagar, Não Ultrapassar

Azul, Agitada

Atenção, De passagem

Branca com cruz vermelha

Pessoal ou veículo de serviço médico na pista

Verde

Pista Livre para a largada da bateria

Xadrez Preta e Branca, Agitada

Fim de Prova ou Treino

A bandeira verde só poderá ser utilizada pôr um oficial de largada durante o procedimento de largada.

A bandeira azul deve ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente.

A idade mínima para oficiais é 16 anos.

10. TRAVESSIA DA LINHAS DE CONTROLE
A hora na qual uma motocicleta atravessa uma linha de controle será registrada no momento em que a parte mais avançada da motocicleta atravessa a linha.

11. CRONOMETRAGEM E PONTUAÇÃO
A pista deve dispor de um local fixo à prova de som com espaço para acomodar no mínimo 04 pessoas. Deve se posicionar de forma perpendicular à linha de chegada, Os oficiais devem ter uma visão total da pista, se possível, para que possam trabalhar com total eficiência sob qualquer condição climática.

Deve ainda ser provida dos seguintes itens:
- Sistema elétrico
- Sistema de comunicação com a direção de prova
- 02 mesas com 04 cadeiras

12. BOXES
O box dos pilotos deve ter acesso direto para a zona de largada. Ele deve estar equipado com instalações sanitárias adequadas, e uma zona de espera de largada. O box também deve portar os equipamentos necessários para efetuar controles técnicos, reparos e abastecimento. O solo deve permitir o tráfego dos veículos dos competidores em qualquer condição de tempo.

As dimensões dos boxes devem corresponder as mais altas exigências em função da localização e do tipo de evento para o qual a pista será utilizada.

Deve ser cercado e provido de segurança para motos e pilotos.

Deve permitir sempre um acesso livre para transito de motos e pedestres.

Deve possuir instalações sanitárias para pilotos e equipes dotadas de chuveiros.

Uma pista de testes deve estar disponível. Esta pista deverá Ter uma separação do box para que se evitem acidentes.

É proibido transitar com velocidade alta dentro do box.

13. INSTALAÇÕES / EQUIPAMENTOS

13.1 Instalações dos pilotos

Os boxes devem ser equipados com as seguintes facilidades sanitárias adequadas:
- no mínimo 02 chuveiros ( 01 p/ homens, 01 p/ mulheres )
- no mínimo 03 banheiros ( 02 p/ homens, 01 p/ mulheres )

Os boxes devem ter um posto de serviço médico e um posto de combate a incêndio, alem de uma área coberta para controle técnico e administrativo.

Um quadro de avisos para notas oficiais deve ser colocado em lugar visível entre os boxes e o corredor de acesso à pista.

Deverá ser reservado uma área nos boxes, dotada de equipamento e água (suficientes para o tipo de evento), para limpeza das motos.

13.2 Secretaria

Deve ser providenciado um local fechado, de fácil acesso, provido com os seguintes equipamentos:
- 02 mesas com 04 cadeiras
- ponto de energia elétrica
- ventilação condizente
- 01 quadro de avisos

Sendo que sua localização deve ser na entrada do circuito.

13.3 Sonorização
Deve haver um sistema de som profissional para público e pilotos.
Os boxes devem ser equipados com um sistema independente à disposição dos oficiais de prova.

13.4 Instalações para o público

As instalações para o público devem satisfazer as leis do país e as normas de construções, com particular atenção para:
- Tribunas / arquibancadas ( lotação e saídas normais e de emergência )
- Estacionamento
- Serviço médico
- Instalações sanitárias ( n° de banheiros suficientes )
- Serviço de combate a incêndio
- Restaurantes / lanchonetes

13.5 Instalações para o júri
Uma sala longe do barulho da corrida deve ser providenciada para a realização das reuniões de júri.
A sala deve ser acessível durante o evento para pilotos e representantes de fábricas que queiram fazer perguntas ou protestos.

13.6 Medidas de Preservação de Meio Ambiente
Todas as áreas do evento, seja ela, secretaria, sala de júri, vistoria, publico, tribunas, médica, pista, etc., deverão ser providas de recipientes adequados para coleta de lixo recicláveis e não recicláveis, afim de impedir a depredação e o mau uso do local do evento.

Nos boxes, além destes recipientes, deverão Ter disponíveis e de fácil acesso, recipientes para a coleta de óleos, gasolina e outros detritos químicos.

13.7 Limpeza das Motos
As pistas deverão dispor de uma área demarcada e adequada para a lavagem das motos e ferramentas. Tal área deverá ser dotada de sistema de drenagem e coleta de óleo.

14. SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA

14.1 Serviço médico
Todo evento deverá dispor de um serviço médico liderado pôr um médico-chefe responsável que haja em conjunto com a organização. A equipe médica e o material devem ser definidos visando a imediata assistência ao piloto.

Um preciso plano de evacuação para os feridos deve ser definido, antes do inicio dos treinos, entre os organizadores e o médico-chefe.

Devem estar presentes, 01 hora antes do inicio do evento, 01 ambulância tipo "A" e 01 tipo "B" com equipamentos e o médico responsável com sua equipe.

Um hospital equipado com unidade de tratamento intensivo (U.T.I.) deverá ser oficialmente comunicado, ficando em estado de plantão durante todo o evento.

14.2 Serviço de combate a incêndio
Deve existir serviços de combate a incêndio nos boxes, entrada da pista, e espalhado em pontos estratégicos do circuito.

Recomenda-se o uso de DTE ou BCF.

Um plano de combate a incêndio deve ser pré elaborado entre os organizadores e o chefe do corpo de bombeiros.

15. REGULAMENTAÇÕES SUPLEMENTARES
O organizador deve fornecer a todos os pilotos aceitos uma cópia do regulamento suplementar contendo todos os detalhes do evento.

16. LARGADA

16.1 Gate de Largada
O gate de largada deve ter um dispositivo transversal, dobrável ou que se abaixará em operação. Este dispositivo deve ser controlado manualmente ou pôr controle remoto.

A altura mínima do gate deve ser 500 mm. A largura da base concreta utilizada na construção do gate de largada não deve exceder 600 mm.

16.2 Procedimento de Largada
A largada será realizada com os motores em funcionamento.  Será apresentada uma bandeira verde, uma placa de 15 segundos durante 15 segundos inteiros, uma placa de 5 Seg., e após esta, o gate cairá entre 5 e 10 segundos.

16.3 Falsas Largadas

Todas as largadas falsas serão indicadas pôr uma bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão voltar para a zona de largada e a "relargada" acontecerá assim que possível.

17. PROVA

17.1. Tempo de prova
A corrida será disputada em 10 minutos + 2 voltas. Este tempo poderá ser alterado pela comissão de Mini motos ou pelo júri da prova.

18. PARADA DE UMA CORRIDA / ELIMINATÓRIA
O diretor de prova tem o direito, pôr sua própria iniciativa, pôr razões urgentes de segurança ou outro caso de força maior de parar uma corrida prematuramente ou cancelar uma parte ou todo o evento.

Se uma prova é parada a qualquer momento durante os "X Minutos" (metade do tempo da prova), haverá uma relargada completa. Os pilotos retornarão ao estacionamento e a relargada acontecerá. Mudança de motocicleta serão permitidas. A escolha final deve ser feita 10 minutos antes da relargada.

Os pilotos reservas podem tomar parte na relargada se um ou mais dos participantes iniciais estão impossibilitados ou excluídos pelo diretor de prova.

Se uma prova é parada após "X minutos" (metade do tempo de prova) ter transcorrido, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada nos lugares dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. Qualquer piloto determinado pelo diretor de prova de ter sido responsável pela bandeira vermelha será colocado atras dos pilotos que completaram numero igual ou maior de voltas.

Exceto em caso de  largada falsa, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se necessário parar a prova mais de uma vez ela será declarada nula ou inválida.

19. ASSISTÊNCIA EXTERNA, ATALHO DE PERCURSO
Cada piloto poderá ter 2 membros de sua equipe dentro do circuito para ajudar no caso de queda. Contudo, estas pessoas só poderão entrar na pista quando da queda, e somente poderão levantar a moto e o piloto, podendo, inclusive, ligar a moto. É proibido a ajuda (empurrar a moto), salvo determinação dos comissários da prova.  A penalidade pela violação deste regulamento é a exclusão. Qualquer tipo de reparo só poderá ser efetuado fora da pista nesta área especifica, os mecânicos podem fazer reparos ou ajustes nas maquinas durante a prova.

Todo o reabastecimento deve ser feito com o motor desligado.

A comunicação pôr rádio com os pilotos não será permitida.

Atalho de percurso é proibido. A penalidade para a tentativa de ganhar uma vantagem com o atalho de percurso será a exclusão da sessão de treino de classificação ou prova/eliminatória. Se necessário, penalidades adicionais serão decididas pelo júri de prova.

20. RESULTADOS
O vencedor de uma prova é o piloto que atravessar a linha de chegada primeiro, apos serem completados o tempo e o número de voltas definido. Os pilotos ainda correndo serão então parados quando atravessarem a linha de chegada.

Um piloto não se classificará para o campeonato se ele:
a)       Não tiver coberto, no mínimo,  50% do numero total de voltas completadas pelo vencedor da sua categoria.

Os pontos serão atribuídos aos pilotos como segue:
01º Lugar - 25 Pts                    06º Lugar - 10 Pts                    11º Lugar - 05 Pts
02º Lugar - 20 Pts                    07º Lugar - 09 Pts                    12º Lugar - 04 Pts
03º Lugar - 16 Pts                    08º Lugar - 08 Pts                    13º Lugar - 03 Pts
04º Lugar - 13 Pts                    09º Lugar - 07 Pts                    14º Lugar - 02 Pts
05º Lugar - 11 Pts                    10º Lugar - 06 Pts                    15º Lugar - 01 Pto

21. Premiação
Serão entregues troféus até o 10º colocado de cada categoria e medalha de participação a todos os participantes. Qualquer premiação em dinheiro está  proibida, podendo, a critério do organizador, se providenciar uma ajuda de custo para os primeiros colocados, sem que haja diferenciação de valores nesta ajuda de custo. O organizador, poderá, também, fornecer brindes e prêmios para os vencedores.

22. PROTESTOS
Os protestos devem ser apresentados por escrito até 15 minutos após o término da bateria protestada, de acordo com o código disciplinar e de arbitragem da F.I.M. e com as regulamentações suplementares, e estarem acompanhados da taxa de R$ 500,00 (quinhentos reais), retornáveis se o protesto for justificado.

QUALQUER MANIFESTAÇÃO, POR QUALQUER MEMBRO DA EQUIPE, OU DO PILOTO DE MANEIRA DIFERENTE DA DESCRITA ACIMA, PODERÁ ACARRETAR, A CRITÉRIO DO JÚRI, NA DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA.

23. CAMPEONATO BRASILEIRO
O Campeonato brasileiro será disputado em três baterias sendo uma no sábado e duas no domingo. Os horários serão conhecidos na programação oficial da prova.

24. DESCARTE
Não haverá qualquer tipo de descarte.

25. CAMPEÃO
Será declarado Campeão, o piloto que somar o maior numero de pontos nas baterias realizadas.

No caso de empate a preferencia será para o piloto que tiver mais vitórias. Persistindo o empate, a preferencia será  para o piloto que tiver mais segundos lugares, e assim pôr diante. Caso ainda persista o empate, a preferencia será dada ao piloto melhor colocado na ultima prova, e assim pôr diante em ordem inversa de provas.

26. OMISSOS
Os casos omissos serão decididos pelo júri da prova e pela comissão de minimotos. Este regulamento poderá ser alterado, em parte ou em todo, em função de melhor se adequar as reais necessidades deste esporte, mas sempre em função de melhor desenvolvimento da categoria.

27. COMISSÃO DE MINI-MOTOS
LINCOLN DUARTE
DENGLAR PIRES
ONILIO CIDADE FILHO


 
 
 
FCM

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