1. Apresentação 2. Motocicletas e Classes 2.1. MotocicletasAs provas são abertas para motocicletas até 55cc com tolerância de 2% na cilindrada, e exclusivamente aro 10", para a roda traseira e no máximo aro 12" para a roda dianteira , monomarcha. 2.1.1 Câmbio Os eventos de motocross serão abertos para duas classes de motocicletas solo, categoria de 4 à 6 anos e categoria de 7 à 8 anos. As duas categorias correrão juntas. Poderá ainda a organização fazer as largadas em separado, dependendo do número de inscritos. Esta decisão é exclusiva do Júri da Prova. 2.2.1 A Etapa única será realizada paralelamente ao Campeonato Catarinense de Motocross onde as etapas diferem deste Regulamento. Os pilotos inscritos para o Catarinense, com idade diferente do Regulamento do Brasileiro não somarão pontos neste, pontuando somente no Estadual. 2.2.2 Numerais 3. LICENÇAS 4. INSCRIÇÃO 4.1 As inscrições, para reserva de números, devem ser feitas antecipadamente junto à Federação Catarinense de Motociclismo através do fone/fax (48) 248-1950 ou e-mail fcm@sodisa.com.br, até o dia 05/11. 4.2 É obrigatória para confirmação da inscrição, que deve ser feita no local da prova, com observância da Programação Oficial, a apresentação de documentos originais (certidão de nascimento ou cédula de identidade) e autorização por escrito do pai ou responsável legal. 4.3 Valor da Inscrição: R$ 30,00 (trinta reais), por inscrição. 4.4 Credenciais 5. PILOTOS 6. PERCURSO 6.1. Especificações de Percurso 6.2. Segurança O uso de cães de guarda é proibido em áreas restritas aos pilotos, mecânicos, sinalizadores, representantes da industria e da imprensa. Em cada lado da pista deve haver uma zona de segurança neutra de pelo menos 1 metro de largura para a proteção do publico e dos pilotos. Esta zona deve estar definida pôr uma cerca ou pôr um obstáculo natural no lado do publico e pôr marcas de percurso no lado da pista. As marcas de percurso da zona de segurança não devem ser mais altas do que 500 mm acima do solo e conectadas pôr fita ( as cordas são proibidas pôr medida de segurança ) . estas marcas devem ser feitas de madeira fácil de quebrar ou de material flexível. Fardos de palha ou outro material absorvente efetivo de choque para proteger os pilotos do perigo deve ser colocado para cobrir os obstáculos , tais como árvores, postes, muros, rochas, etc. A pista deve estar livre de grandes pedras e qualquer uma que venha para a superfície durante a prova deve ser removida. A pista deve estar corretamente regada, se necessário, em tempo suficiente antes e entre as provas/eliminatórias para assegurar condições apropriadas de corrida, segurança e para proteger o público e os pilotos da poeira (qualquer tipo de lama em excesso deve ser evitada) Os saltos deverão ser construídos de maneira que os mini-pilotos iniciantes possam simplesmente subir e descer do outro lado (obrigatório que seja rampado dos dois lados). 7. ZONA DE LARGADA A linha de largada deve ser colocada de modo que permita uma largada regular com chances iguais para todos participantes. 7.1. Reta de largada O comprimento da reta a partir do gate não pode exceder 120 metros e não ser inferior a 30 metros. 8. ZONA DE SINALIZAÇÃO Essas zonas devem ser bem situadas para assegurar a clara visibilidade para os comissários e de tal forma que os sinais sejam perfeitamente visíveis para os pilotos. Nos saltos ou áreas de perigo, a segurança dos sinalizadores também devem ser observadas pela boa colocação dos postos. Quando da ocorrência de quedas dos competidores, em áreas não visíveis para os demais , os sinalizadores devem indicar o ponto de passagem obrigatório para os mesmos, postando-se em frente a linha de onde se encontra o competidor acidentado. 9. SINAIS OFICIAIS
A bandeira verde só poderá ser utilizada pôr um oficial de largada durante o procedimento de largada. A bandeira azul deve ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente. A idade mínima para oficiais é 16 anos. 10. TRAVESSIA DA LINHAS DE CONTROLE 11. CRONOMETRAGEM E PONTUAÇÃO Deve ainda ser provida
dos seguintes itens: 12. BOXES As dimensões dos boxes devem corresponder as mais altas exigências em função da localização e do tipo de evento para o qual a pista será utilizada. Deve ser cercado e provido de segurança para motos e pilotos. Deve permitir sempre um acesso livre para transito de motos e pedestres. Deve possuir instalações sanitárias para pilotos e equipes dotadas de chuveiros. Uma pista de testes deve estar disponível. Esta pista deverá Ter uma separação do box para que se evitem acidentes. É proibido transitar com velocidade alta dentro do box. 13. INSTALAÇÕES / EQUIPAMENTOS 13.1 Instalações dos pilotos Os boxes devem ser
equipados com as seguintes facilidades sanitárias adequadas: Os boxes devem ter um posto de serviço médico e um posto de combate a incêndio, alem de uma área coberta para controle técnico e administrativo. Um quadro de avisos para notas oficiais deve ser colocado em lugar visível entre os boxes e o corredor de acesso à pista. Deverá ser reservado uma área nos boxes, dotada de equipamento e água (suficientes para o tipo de evento), para limpeza das motos. 13.2 Secretaria Deve ser providenciado
um local fechado, de fácil acesso, provido com os seguintes equipamentos: Sendo que sua localização deve ser na entrada do circuito. 13.3 Sonorização 13.4 Instalações para o público As instalações para
o público devem satisfazer as leis do país e as normas de construções,
com particular atenção para: 13.5 Instalações para o júri 13.6 Medidas de Preservação de Meio Ambiente Nos boxes, além destes recipientes, deverão Ter disponíveis e de fácil acesso, recipientes para a coleta de óleos, gasolina e outros detritos químicos. 13.7 Limpeza das Motos 14. SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 14.1 Serviço médico Um preciso plano de evacuação para os feridos deve ser definido, antes do inicio dos treinos, entre os organizadores e o médico-chefe. Devem estar presentes, 01 hora antes do inicio do evento, 01 ambulância tipo "A" e 01 tipo "B" com equipamentos e o médico responsável com sua equipe. Um hospital equipado com unidade de tratamento intensivo (U.T.I.) deverá ser oficialmente comunicado, ficando em estado de plantão durante todo o evento. 14.2 Serviço de combate a incêndio Recomenda-se o uso de DTE ou BCF. Um plano de combate a incêndio deve ser pré elaborado entre os organizadores e o chefe do corpo de bombeiros. 15. REGULAMENTAÇÕES SUPLEMENTARES 16. LARGADA 16.1 Gate de Largada A altura mínima do gate deve ser 500 mm. A largura da base concreta utilizada na construção do gate de largada não deve exceder 600 mm. 16.2 Procedimento de Largada 16.3 Falsas Largadas Todas as largadas falsas serão indicadas pôr uma bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão voltar para a zona de largada e a "relargada" acontecerá assim que possível. 17. PROVA 17.1. Tempo de prova 18. PARADA DE UMA CORRIDA / ELIMINATÓRIA Se uma prova é parada a qualquer momento durante os "X Minutos" (metade do tempo da prova), haverá uma relargada completa. Os pilotos retornarão ao estacionamento e a relargada acontecerá. Mudança de motocicleta serão permitidas. A escolha final deve ser feita 10 minutos antes da relargada. Os pilotos reservas podem tomar parte na relargada se um ou mais dos participantes iniciais estão impossibilitados ou excluídos pelo diretor de prova. Se uma prova é parada após "X minutos" (metade do tempo de prova) ter transcorrido, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada nos lugares dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. Qualquer piloto determinado pelo diretor de prova de ter sido responsável pela bandeira vermelha será colocado atras dos pilotos que completaram numero igual ou maior de voltas. Exceto em caso de largada falsa, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se necessário parar a prova mais de uma vez ela será declarada nula ou inválida. 19. ASSISTÊNCIA EXTERNA, ATALHO DE PERCURSO Todo o reabastecimento deve ser feito com o motor desligado. A comunicação pôr rádio com os pilotos não será permitida. Atalho de percurso é proibido. A penalidade para a tentativa de ganhar uma vantagem com o atalho de percurso será a exclusão da sessão de treino de classificação ou prova/eliminatória. Se necessário, penalidades adicionais serão decididas pelo júri de prova. 20. RESULTADOS Um piloto não se
classificará para o campeonato se ele: Os pontos serão atribuídos
aos pilotos como segue: 21. Premiação 22. PROTESTOS QUALQUER MANIFESTAÇÃO, POR QUALQUER MEMBRO DA EQUIPE, OU DO PILOTO DE MANEIRA DIFERENTE DA DESCRITA ACIMA, PODERÁ ACARRETAR, A CRITÉRIO DO JÚRI, NA DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA. 23. CAMPEONATO BRASILEIRO 24. DESCARTE 25. CAMPEÃO No caso de empate a preferencia será para o piloto que tiver mais vitórias. Persistindo o empate, a preferencia será para o piloto que tiver mais segundos lugares, e assim pôr diante. Caso ainda persista o empate, a preferencia será dada ao piloto melhor colocado na ultima prova, e assim pôr diante em ordem inversa de provas. 26. OMISSOS 27. COMISSÃO DE MINI-MOTOS |
Mais informações sobre a modalidade
21/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro
16/09/24 Rodada dupla aconteceu nos dias 14 e 15/09
05/09/24 rodada dupla acontece nos dias 14 e 15/09
04/08/24 Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
28/07/24 1ª Etapa aconteceu nos dias 27 e 28 de Julho
26/06/24 Etapa remarcada para 27 e 28/07
14/11/23 Rodada dupla com forte calor na encerramento do estadual
02/11/23 Etapa será valida pelo SulBrasileiro de Motocross