A pista deve
estar livre de grandes pedras e qualquer uma que venha para a superfície
durante a prova deve ser removida.
A pista deve estar
corretamente regada, se necessário, em tempo suficiente antes e entre
as provas/eliminatórias para assegurar condições apropriadas de corrida,
segurança e para proteger o público e os pilotos da poeira (qualquer tipo
de lama em excesso deve ser evitada)
Os saltos deverão
ser construídos de maneira que os mini-pilotos iniciantes possam simplesmente
subir e descer do outro lado (obrigatório que seja rampado dos dois lados).
7. ZONA DE LARGADA
A largura
da pista na linha de largada deve permitir uma linha de pelo menos 20
motocicletas.
A linha de largada
deve ser colocada de modo que permita uma largada regular com chances
iguais para todos participantes.
7.1. Reta de largada
É terminantemente
proibido o uso de saltos na reta de largada até o afunilamento da primeira
curva.
O comprimento da
reta a partir do gate não pode exceder 120 metros e não ser inferior a
30 metros.
8. ZONA DE SINALIZAÇÃO
Um suficiente
número de zonas oficiais de sinalização, deve ser providenciada para toda
a pista para que qualquer indicação necessária possa ser dada pôr bandeiras
para os pilotos durante a corrida.
Essas zonas devem
ser bem situadas para assegurar a clara visibilidade para os comissários
e de tal forma que os sinais sejam perfeitamente visíveis para os pilotos.
Nos saltos ou áreas
de perigo, a segurança dos sinalizadores também devem ser observadas pela
boa colocação dos postos.
Quando da ocorrência
de quedas dos competidores, em áreas não visíveis para os demais , os
sinalizadores devem indicar o ponto de passagem obrigatório para os mesmos,
postando-se em frente a linha de onde se encontra o competidor acidentado.
9. SINAIS OFICIAIS
Os sinais
oficiais devem ser dados por meio de uma bandeira medindo aproximadamente
750 mm X 600 mm, como segue:
Bandeira
|
Significado
|
Vermelha, Agitada
|
Parada, Obrigatória para todos
|
Preta e um quadro com o número do piloto
|
Piloto indicado deve parar no Pit Stop
|
Amarela, Fixa
|
|
Amarela, Agitada
|
Perigo Imediato, Devagar, Não Ultrapassar
|
Azul, Agitada
|
Atenção, De passagem
|
Branca com cruz vermelha
|
Pessoal ou veículo de serviço médico na pista
|
Verde
|
Pista Livre para a largada da bateria
|
Xadrez Preta e Branca, Agitada
|
Fim de Prova ou Treino
|
A bandeira verde
só poderá ser utilizada pôr um oficial de largada durante o procedimento
de largada.
A bandeira azul deve
ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para
esta bandeira somente.
A idade mínima para
oficiais é 16 anos.
10. TRAVESSIA DA LINHAS DE CONTROLE
A hora na
qual uma motocicleta atravessa uma linha de controle será registrada no
momento em que a parte mais avançada da motocicleta atravessa a linha.
11. CRONOMETRAGEM E PONTUAÇÃO
A pista deve
dispor de um local fixo à prova de som com espaço para acomodar
no mínimo 04 pessoas. Deve se posicionar de forma perpendicular à linha
de chegada, Os oficiais devem ter uma visão total da pista, se possível,
para que possam trabalhar com total eficiência sob qualquer condição
climática.
Deve ainda ser provida
dos seguintes itens:
- Sistema elétrico
- Sistema de comunicação com a direção de prova
- 02 mesas com 04 cadeiras
12. BOXES
O box dos
pilotos deve ter acesso direto para a zona de largada. Ele deve estar
equipado com instalações sanitárias adequadas, e uma zona de espera de
largada. O box também deve portar os equipamentos necessários para efetuar
controles técnicos, reparos e abastecimento. O solo deve permitir o tráfego
dos veículos dos competidores em qualquer condição de tempo.
As dimensões dos
boxes devem corresponder as mais altas exigências em função da localização
e do tipo de evento para o qual a pista será utilizada.
Deve ser cercado
e provido de segurança para motos e pilotos.
Deve permitir sempre
um acesso livre para transito de motos e pedestres.
Deve possuir instalações
sanitárias para pilotos e equipes dotadas de chuveiros.
Uma pista de testes
deve estar disponível. Esta pista deverá Ter uma separação do box para
que se evitem acidentes.
É proibido transitar
com velocidade alta dentro do box.
13. INSTALAÇÕES / EQUIPAMENTOS
13.1 Instalações dos pilotos
Os boxes devem ser
equipados com as seguintes facilidades sanitárias adequadas:
- no mínimo 02 chuveiros ( 01 p/ homens, 01 p/ mulheres )
- no mínimo 03 banheiros ( 02 p/ homens, 01 p/ mulheres )
Os boxes devem ter
um posto de serviço médico e um posto de combate a incêndio, alem de uma
área coberta para controle técnico e administrativo.
Um quadro de avisos
para notas oficiais deve ser colocado em lugar visível entre os boxes
e o corredor de acesso à pista.
Deverá ser reservado
uma área nos boxes, dotada de equipamento e água (suficientes para o tipo
de evento), para limpeza das motos.
13.2 Secretaria
Deve ser providenciado
um local fechado, de fácil acesso, provido com os seguintes equipamentos:
- 02 mesas com 04 cadeiras
- ponto de energia elétrica
- ventilação condizente
- 01 quadro de avisos
Sendo que sua localização
deve ser na entrada do circuito.
13.3 Sonorização
Deve haver
um sistema de som profissional para público e pilotos.
Os boxes devem ser equipados com um sistema independente à disposição
dos oficiais de prova.
13.4 Instalações para o público
As instalações para
o público devem satisfazer as leis do país e as normas de construções,
com particular atenção para:
- Tribunas / arquibancadas ( lotação e saídas normais e de emergência
)
- Estacionamento
- Serviço médico
- Instalações sanitárias ( n° de banheiros suficientes )
- Serviço de combate a incêndio
- Restaurantes / lanchonetes
13.5 Instalações para o júri
Uma sala
longe do barulho da corrida deve ser providenciada para a realização das
reuniões de júri.
A sala deve ser acessível durante o evento para pilotos e representantes
de fábricas que queiram fazer perguntas ou protestos.
13.6 Medidas de Preservação de Meio Ambiente
Todas as
áreas do evento, seja ela, secretaria, sala de júri, vistoria, publico,
tribunas, médica, pista, etc., deverão ser providas de recipientes adequados
para coleta de lixo recicláveis e não recicláveis, afim de impedir a depredação
e o mau uso do local do evento.
Nos boxes, além destes
recipientes, deverão Ter disponíveis e de fácil acesso, recipientes para
a coleta de óleos, gasolina e outros detritos químicos.
13.7 Limpeza das Motos
As pistas
deverão dispor de uma área demarcada e adequada para a lavagem das motos
e ferramentas. Tal área deverá ser dotada de sistema de drenagem e coleta
de óleo.
14. SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
14.1 Serviço médico
Todo evento
deverá dispor de um serviço médico liderado pôr um médico-chefe responsável
que haja em conjunto com a organização. A equipe médica e o material devem
ser definidos visando a imediata assistência ao piloto.
Um preciso plano
de evacuação para os feridos deve ser definido, antes do inicio dos treinos,
entre os organizadores e o médico-chefe.
Devem estar presentes,
01 hora antes do inicio do evento, 01 ambulância tipo "A" e
01 tipo "B" com equipamentos e o médico responsável com sua
equipe.
Um hospital equipado
com unidade de tratamento intensivo (U.T.I.) deverá ser oficialmente comunicado,
ficando em estado de plantão durante todo o evento.
14.2 Serviço de combate a incêndio
Deve existir
serviços de combate a incêndio nos boxes, entrada da pista, e espalhado
em pontos estratégicos do circuito.
Recomenda-se o uso
de DTE ou BCF.
Um plano de combate
a incêndio deve ser pré elaborado entre os organizadores e o chefe do
corpo de bombeiros.
15. REGULAMENTAÇÕES SUPLEMENTARES
O organizador
deve fornecer a todos os pilotos aceitos uma cópia do regulamento suplementar
contendo todos os detalhes do evento.
16. LARGADA
16.1 Gate de Largada
O gate de
largada deve ter um dispositivo transversal, dobrável ou que se abaixará
em operação. Este dispositivo deve ser controlado manualmente ou pôr controle
remoto.
A altura mínima do
gate deve ser 500 mm. A largura da base concreta utilizada na construção
do gate de largada não deve exceder 600 mm.
16.2 Procedimento de Largada
A largada
será realizada com os motores em funcionamento. Será apresentada uma
bandeira verde, uma placa de 15 segundos durante 15 segundos inteiros,
uma placa de 5 Seg., e após esta, o gate cairá entre 5 e 10 segundos.
16.3 Falsas Largadas
Todas as largadas
falsas serão indicadas pôr uma bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão
voltar para a zona de largada e a "relargada" acontecerá assim
que possível.
17. PROVA
17.1. Tempo de prova
A corrida
será disputada em 10 minutos + 2 voltas. Este tempo poderá ser alterado
pela comissão de Mini motos ou pelo júri da prova.
18. PARADA DE UMA CORRIDA / ELIMINATÓRIA
O diretor
de prova tem o direito, pôr sua própria iniciativa, pôr razões urgentes
de segurança ou outro caso de força maior de parar uma corrida prematuramente
ou cancelar uma parte ou todo o evento.
Se uma prova é parada
a qualquer momento durante os "X Minutos" (metade do tempo da prova),
haverá uma relargada completa. Os pilotos retornarão ao estacionamento
e a relargada acontecerá. Mudança de motocicleta serão permitidas. A escolha
final deve ser feita 10 minutos antes da relargada.
Os pilotos reservas
podem tomar parte na relargada se um ou mais dos participantes iniciais
estão impossibilitados ou excluídos pelo diretor de prova.
Se uma prova é parada
após "X minutos" (metade do tempo de prova) ter transcorrido, a prova
será considerada completa. A ordem de chegada será baseada nos lugares
dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada.
Qualquer piloto determinado pelo diretor de prova de ter sido responsável
pela bandeira vermelha será colocado atras dos pilotos que completaram
numero igual ou maior de voltas.
Exceto em caso de
largada falsa, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se necessário
parar a prova mais de uma vez ela será declarada nula ou inválida.
19. ASSISTÊNCIA EXTERNA, ATALHO DE PERCURSO
Cada piloto
poderá ter 2 membros de sua equipe dentro do circuito para ajudar no caso
de queda. Contudo, estas pessoas só poderão entrar na pista quando da
queda, e somente poderão levantar a moto e o piloto, podendo, inclusive,
ligar a moto. É proibido a ajuda (empurrar a moto), salvo determinação
dos comissários da prova. A penalidade pela violação deste regulamento
é a exclusão. Qualquer tipo de reparo só poderá ser efetuado fora da pista
nesta área especifica, os mecânicos podem fazer reparos ou ajustes nas
maquinas durante a prova.
Todo o reabastecimento
deve ser feito com o motor desligado.
A comunicação pôr
rádio com os pilotos não será permitida.
Atalho de percurso
é proibido. A penalidade para a tentativa de ganhar uma vantagem com o
atalho de percurso será a exclusão da sessão de treino de classificação
ou prova/eliminatória. Se necessário, penalidades adicionais serão decididas
pelo júri de prova.
20. RESULTADOS
O vencedor
de uma prova é o piloto que atravessar a linha de chegada primeiro, apos
serem completados o tempo e o número de voltas definido. Os pilotos ainda
correndo serão então parados quando atravessarem a linha de chegada.
Um piloto não se
classificará para o campeonato se ele:
a) Não tiver coberto, no mínimo, 50% do
numero total de voltas completadas pelo vencedor da sua categoria.
Os pontos serão atribuídos
aos pilotos como segue:
01º Lugar - 25 Pts 06º Lugar - 10 Pts
11º Lugar - 05 Pts
02º Lugar - 20 Pts 07º Lugar - 09 Pts
12º Lugar - 04 Pts
03º Lugar - 16 Pts 08º Lugar - 08 Pts
13º Lugar - 03 Pts
04º Lugar - 13 Pts 09º Lugar - 07 Pts
14º Lugar - 02 Pts
05º Lugar - 11 Pts 10º Lugar - 06 Pts
15º Lugar - 01 Pto
21. Premiação
Serão entregues
troféus até o 10º colocado de cada categoria e medalha de participação
a todos os participantes. Qualquer premiação em dinheiro está proibida,
podendo, a critério do organizador, se providenciar uma ajuda de custo
para os primeiros colocados, sem que haja diferenciação de valores nesta
ajuda de custo. O organizador, poderá, também, fornecer brindes e prêmios
para os vencedores.
22. PROTESTOS
Os protestos
devem ser apresentados por escrito até 15 minutos após o término da bateria
protestada, de acordo com o código disciplinar e de arbitragem da F.I.M.
e com as regulamentações suplementares, e estarem acompanhados da taxa
de R$ 500,00 (quinhentos reais), retornáveis se o protesto for justificado.
QUALQUER MANIFESTAÇÃO,
POR QUALQUER MEMBRO DA EQUIPE, OU DO PILOTO DE MANEIRA DIFERENTE DA DESCRITA
ACIMA, PODERÁ ACARRETAR, A CRITÉRIO DO JÚRI, NA DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA.
23. CAMPEONATO BRASILEIRO
O Campeonato
brasileiro será disputado em três baterias sendo uma no sábado e duas
no domingo. Os horários serão conhecidos na programação oficial da prova.
24. DESCARTE
Não haverá
qualquer tipo de descarte.
25. CAMPEÃO
Será declarado
Campeão, o piloto que somar o maior numero de pontos nas baterias realizadas.
No caso de empate
a preferencia será para o piloto que tiver mais vitórias. Persistindo
o empate, a preferencia será para o piloto que tiver mais segundos lugares,
e assim pôr diante. Caso ainda persista o empate, a preferencia será dada
ao piloto melhor colocado na ultima prova, e assim pôr diante em ordem
inversa de provas.
26. OMISSOS
Os casos
omissos serão decididos pelo júri da prova e pela comissão de minimotos.
Este regulamento poderá ser alterado, em parte ou em todo, em função de
melhor se adequar as reais necessidades deste esporte, mas sempre em função
de melhor desenvolvimento da categoria.
27. COMISSÃO DE MINI-MOTOS
LINCOLN DUARTE
DENGLAR PIRES
ONILIO CIDADE
FILHO