Federação Catarinense de Motociclismo



Catarinense de Motocross agitou São José
Texto e Fotos: Idário Araújo
 


Roosevelt de Freitas, cat. Força Livre Especial

Cássio Luiz de Lima, cat. Júnior

Nem furacão, nem tempestade. O grande fato deste fim de semana foi a disputa da segunda etapa do Campeonato Catarinense de Motocross em São José, SC. Conforme previsto cerca de 160 pilotos voltaram a se reunir em busca de pontos rumo aos títulos da temporada 2004.

As atividades iniciaram no sábado, com um clima agradável e sol, no entanto, ao final do dia a chuva chegou fraca, mas o suficiente para deixar todos preocupados, pois a pista deveria sofrer alterações bruscas e ficar totalmente diferente para o domingo. Mas tudo não passou de um alarme falso.

Com ou sem chuva, a segunda etapa tinha que acontecer e a primeira categoria a acelerar foi a Máster. Neste seleto grupo de pilotos, com alguns anos de experiência, prevaleceu a técnica do piloto Cássio Garcia que em menos de duas voltas assumiu a primeira posição e venceu a prova mesmo após sofrer uma queda. "Vinha mantendo um ritmo forte, no entanto errei nas costelas e permiti que o segundo colocado se aproximasse. Mantive a concentração e me recuperei", explicou Cássio. Já para o segundo colocado, Sandro Silverio a posição teve gosto de vitória. "Estava fora das pistas e retornei este ano, no entanto, não contava com a presença do Cássio, um piloto rápido que dá muito trabalho dentro da pista", declarou Silverio.

Depois mais experientes foram os iniciantes quem ocuparam a pista. A garotada da 50cc mostrou velocidade e disputa, pelo menos entre os três primeiros colocados. Lucas Peuhs, que assumira a dianteira no inicio da bateria tinha tudo para ser o vencedor, porem num salto, o pequeno piloto errou e abriu caminho para a segunda vitória de Tauan, repetindo o resultado da primeira etapa. Numa prova de recuperação o piloto Gabriel Cattoni conseguiu um resultado expressivo ao terminar no terceiro lugar. "Até tentei chegar no segundo colocado mas minha moto estava falhando nas retas e ficou difícil uma aproximação. Talvez na próxima etapa", comentou Cattoni.


Douglas Ricardo, cat. 80cc

Gabriel Gentil, cat. 60cc

Tauan Henrique Brenner, cat. 50cc

Uma das categorias que mais chamou a atenção do publico foi a Junior. Nela a disputa pelo primeiro lugar acabou gerando polemica, pelo menos entre os torcedores. Cássio Lima parecia ter a prova nas mãos nos momentos iniciais da competição quando havia disparado na frente. Mas bastou alguns minutos para que Thiago Hort se aproximasse. A disputa ficou tão franca que, em certa altura da prova eles andavam lado a lado. Na ultima volta eles se tocaram e Thiago acabou no prejuízo ao cair e comprometer seu resultado. Já no pódio, enquanto recebiam os troféus, os torcedores de Thiago que vieram da Brusque protestaram com ardor. "Foi injusto, ele não ficaria em terceiro se não fosse derrubado", comentou um dos integrantes da torcida. Mas para Thiago, a queda foi algo normal. "Vínhamos na reta de largada e escolhido o caminho de dentro, porém o Cássio não deu espaço e acabei caindo na curva", explicou o piloto que terminou na quarta colocação. Já o vencedor acredita que esta disputa deve durar a temporada inteira. "Foi assim na abertura e deve se repetir nas etapas vindouras, mas estou preparado e pronto para mais combates" disse Cássio.

Sem adversários a altura para ameaça-los, Gabriel Gentil passeou na categoria 60cc. Sua vitória foi a mais clama de toda à tarde. Ao contrario do que aconteceu na categoria 80cc. Com cinco pilotos de elevado potencial, a bateria teve o primeiro lugar reservado entre eles. Anderson Cidade, Rafael Faria e Lucas Cattoni chegaram a ficar na primeira posição, mas acabaram caindo, deixando caminho livre para vitória de Douglas Ricardo.

Com o passar das horas, o tempo que havia sido cinza pela manha estabilizou e deixou a pista em condições perfeita de uso, ou seja, sem poeira e sem lama, exatamente como os pilotos da categoria 125 esperavam. O paulista João Toledo aproveitou a folga no calendário para disputar esta etapa. Na largada e nos primeiros minutos o piloto consegui manter o primeiro lugar, mas não demorou para o piloto da casa, Cristopher Castro mostrasse sua excelente fase e iniciasse um ataque letal. Pipo assumiu a frente e venceu com certa tranqüilidade.. A disputa maior foi mesmo pelo segundo lugar que terminou nas mãos de Jhonatan Batista, seguido Kurt Rocha e João Toledo.

Outro visitante que roubou a cena na segunda etapa do Catarinense de Motocross, foi o paulista Roosevelt de Freitas. Depois de largar na primeira posição, ele sofreu constantes ameaças de João Marronzinho, que chegou a encostar no líder mas não efetuou a ultrapassagem. Segundo Marronzinho, a grande dificuldade desta etapa foram as dores no joelho direito. "Na primeira etapa do Brasileiro de Motocross sofri uma lesão, ainda não me recuperei e não tive com treinar, fiquei fora de forma e cansei no final" declarou o piloto. Já Roosevelt revelou que o principal motivo de vir participar desta prova foi treinar para o Brasileiro no próximo fim de semana. "Sei que o ritmo aqui em Santa Catarina é forte, como estava de folga em São Paulo, decidi "treinar" aqui, foi muito bom", finalizou o piloto. O pódio foi completo por Luiz Zimmerman na terceira posição; Cristopher Castro na quarta e Jhonathan Batista em quinto.

De São José, o campeonato segue nos próximos dias 10 e 11 de abril para a cidade de Joinville, onde deve ser realizada a terceira etapa.


Largada categoria nacional

Resultado parcial da etapa

Força Livre
Roosevelt de Freitas (Honda/Circuit/Oakley)
João Marronzinho (HGF/Honda/Motoshop)
Luiz Zimmerman (Thomas Motos/Baer/Atena)
Cristopher Castro (HGF/Honda/Mobil/Pirelli)
Jhonathan Batista (Limite Nat/TLA)

125cc
Cristopher Castro (Honda/Mobil/HGF/Pirelli)
Jhonathan Batista (Limite Nat/TLA)
Kurt Rocha (Virilon/KR/PMX)
João Toledo (Suzuki)

Anderson Albanas, cat. Nacional
Ramon Correa (Lentci Yamaha/Motel Corasários)

Master
Cássio Garcia (Honda/HGF/Mobil/Pirelli)
Sandro Silverio (Sandro Veículos)
Claiton Detoni (Casas Levi/Exp. Joaçaba)
Ari Duarte (Duarte Contabilidade/Motoshop)
Anisio Clasen (Acerbis/Motoshop)

Júnior
Cássio Lima (Casa de Show Luana)
Maicon Kraemer (Hotel Taió/Motos Loli)
Rafael Espíndola (Nanico Malhas)
Tiago Hort (Milk Motos/ML Mercado)
Rafael Chavier

Nacional
Anderson Albanas (Velo Motos)
Darlan Silva (Reala Fashion/Macibras)
Edson da Silva (Yamaha /Costa Azyl/Alka)
Ivan Sardagna (Ivan Motos)
Wallacy Bressan (Moto Sul/Bertu Automóveis)

80cc
Douglas Ricardo (Honda/ASW/Motoshop)
César Popinhak (Honda/Expresso Joaçaba/Acerbis)
Rafael Silva Faria (Hiper Farma/Adrenalina)
Lucas Cattoni (ASW/FOX/Oceano/MR Pro)
Jean Ramos (Tork/Karekas/Protork)

60cc
Gabriel Gentil (ASW/Expr. Joaçaba/TopCar)
Douglas dos Santos (Luiz Automóveis)
Endrews Armstrong (Spart Distrib. Mobil)
João Vinicius (Calçados Juventude)
Diego Paranhos (Tele Mil)

50cc
Tauan Brenner (Contabilidade Progresso)
Lucas Peuhs (Motocenter Suzuki)
Gabriel Cattoni (ASW/FOX/Oceano/MR PRO)
Diego Cobalchini (Silverio Fios Esmaltados)
Caiuri Sevegani


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.