Federação Catarinense de Motociclismo


 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE MINIMOTOS 50cc - 2004

 

REGULAMENTO GERAL

1. TÍTULO E GENERALIDADE

O Campeonato Brasileiro de Minimotos 50cc - 2004, é realizados pelas Federações Estaduais com a supervisão e coordenação da Confederação Brasileira de Motociclismo, e terá o mínimo de 4 (quatro) eventos e o máximo de 9 (nove) eventos, que devem ocorrer entre 11 de janeiro e 23 de dezembro de 2004.

2. PILOTO

2.1 Licença

A participação nestes eventos, é restrita aos portadores de uma licença CBM válida. A licença CBM é gratuita aos participantes desta categoria.

2.2 Números de Largada

As motocicletas devem ter três numerais, sendo um frontal e dois laterais com fundo branco e números pretos. Os pilotos devem ainda ter o numero nas costas (colete ou camisa) em cores contrastantes. Estes itens serão obrigatórios e observados na Vistoria Técnica.

3. MOTOCICLETAS E CLASSES

3.1 Motocicletas

As provas são abertas para motocicletas até 55cc com tolerância de 2% na cilindrada, e exclusivamente aro 10" para roda trazeira, e no máximo aro 12" para a roda dianteira, monomarcha.

3.1.1 Câmbio

Qualquer tipo de câmbio variável, esta terminantemente proibido.

3.2 Classes

Os eventos de motocross (minimotos) serão abertos para 3 (três) classes de motocicletas solo,
Categoria "A" de 4 a 6 anos, para Pilotos nascidos até (inclusive) o ano de 1998
Categoria "B" de 7 a 8 anos, para Pilotos nascidos até (inclusive) o ano de 1996
Categoria "C" de 9 a 11 anos, para Pilotos nascidos até (inclusive) o ano de 1993.
As três categorias correrão juntas, porém a organização poderá efetuar largadas separadas, dependendo do numero de inscritos. Esta decisão é exclusiva do Júri da Prova.

3.2.1 As Etapas serão realizadas paralelamente aos Campeonatos Estaduais, e caso haja alguma diferença em termos de idade conflitando com este Regulamento, os pontos destes pilotos não serão computados para efeito de Campeonato Brasileiro.

3.2.2 Os pilotos deverão apresentar um Termo de Responsabilidade, conforme modelo da CBM, firmado por seu responsável legal, com firma reconhecida em Cartório.

4. PERCURSO

4.1 Especificações do Percurso

O percurso não poderá ter subidas ou descidas muito radicais, devendo-se sempre ter em mente o caráter mais de incentivo ao esporte do que de uma simples competição. Este percurso não deverá ser menor que 500m nem superior a 1km, podendo ser alterado pela Comissão de Minimotos da CBM, ou pelo Júri da Prova. Sua largura no ponto mais estreito não poderá ser menor que 05 (cinco) metros, e não poderá ser dividido.

4.2 Segurança

A largada, chegada, estacionamento e todos os lugares adjacentes ao percurso onde o público está autorizado, deve ser protegido por uma cerca. A barreira dos espectadores deve ser forte e alta o suficiente para controlar o publico.

O uso de cães de guarda é proibido em áreas restrito aos pilotos, mecânicos, sinalizadores, representantes da industria e imprensa.

Em cada lado da pista, deve haver uma zona de segurança neutra de pelo menos 1m de largura para proteção do público e dos pilotos. Esta zona deve estar definida por uma cerca ou por um obstáculo natural no lado do público e por marcas do percurso no lado da pista.

As marcas do percurso na zona de segurança, não devem ser mais altas do que 500mm acima do solo e conectadas por fita (as cordas são proibidas por medida de segurança). Estas marcas devem ser feitas de madeira fácil de quebrar ou de material flexível.

Fardos de palha ou outro material absorvente, efetivo de choque para proteger os pilotos do perigo, deve ser colocados para cobrir os obstáculos, tais como árvores, postes, muros, rochas, etc..

A pista deve estar livre de grandes pedras e qualquer uma que venha para a superfície durante a prova, deve ser removida.

A pista deve estar corretamente irrigada, se necessário em tempo suficiente antes e entre as provas para assegurar condições apropriadas de corrida, segurança e para proteger o público e os pilotos da poeira (qualquer tipo de lama em excesso deve ser evitado).

Os saltos deverão ser construídos de maneira que os mini-pilotos iniciantes possam simplesmente subir e descer do outro lado (obrigatório que seja rampado dos dois lados).

5. ZONA DE LARGADA

A Largura da pista na linha de largada deve permitir uma linha de pelo menos 20 motocicletas.

A linha de largada deve ser colocada de modo que permita uma largada regular com chances iguais para todos os participantes.

5.1 Reta de Largada

É terminantemente proibido o uso de saltos na reta de largada até o afunilamento da primeira curva.

O comprimento da reta de largada a partir do gate não pode exceder 120m e não pode ser inferior a 30m.

6. ZONA DE SINALIZAÇÃO

Um suficiente número de zonas oficiais de sinalização deve ser providenciado para toda a pista para que qualquer indicação necessária possa ser dada por bandeiras para os pilotos durante a prova. Essas zonas devem ser bem situadas para assegurar a clara visibilidade aos comissários e de tal forma sejam perfeitamente visíveis aos pilotos.

Nos saltos ou áreas de perigo, o segurança dos sinalizadores também deve ser observado pela boa colocação dos postos.

Quando da ocorrência de quedas dos competidores, em áreas não visíveis para os demais, os sinalizadores devem indicar o ponto de passagem obrigatório para os mesmos, portando-se em frente à linha de onde se encontra o piloto acidentado.

7. SINAIS OFICIAIS

Os sinais oficiais devem ser dados por meio de uma bandeira medindo 750mm X 600mm, como segue:

BANDEIRA SIGNIFICADO
Vermelha, agitada Parada Obrigatória para todos
Preta e um quadro c/ nº piloto Piloto indicado deve parar no Pit Stop
Amarela, Fixa Perigo, dirigir devagar, não ultrapassar
Amarela, agitada Perigo imediato, devagar, não ultrapassar
Azul, agitada Atenção, dê passagem
Branca com Cruz Vermelha Pessoal com veículo serviço médico pista
Verde Pista livre para a largada da bateria
Xadrez preto e branco, agitado Fim de prova ou treino

A bandeira verde só poderá ser utilizada, por um oficial de largada durante o procedimento de largada.

A bandeira azul deve ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente.

A idade mínima para oficiais é de 16 anos.

8. TRAVESSIA DA LINHA DE CONTROLE

O momento em que uma motocicleta atravessa a linha de controle, será registrado quando a parte mais avançada dela atravessar a linha.

9. CRONOMETRAGEM

A pista deve dispor de um local fixo à prova de som com espaço para acomodar no mínimo 04 pessoas. Deve se posicionar de forma perpendicular à linha de chegada. Os oficiais devem ter uma visão total da pista, se possível, para que possam trabalhar com total eficiência sob qualquer condição climática.

Deve ainda ser provida dos seguintes itens:
- Sistema elétrico
- Sistema de comunicação coma Direção de Prova
- 02 mesas e 04 cadeiras

10. BOX

O box dos pilotos deve ter acesso direto para a zona de largada. Ele deve estar equipado com instalações sanitárias adequadas, e uma zona de espera de largada. O box também deve portar os equipamentos necessários, para efetuar os controles técnicos, reparos e abastecimento. O solo deve permitir o tráfego de veiculos dos competidores em qualquer condição climática.
As dimensões do box devem corresponder as mais altas exigências em função da localização e do tipo de evento para a qual a pista será utilizada.
Deve ser cercado e provido de segurança para motos e pilotos.
Deve permitir sempre um acesso livre para trânsito de motos e pedestres.
Deve possuir instalações sanitárias para pilotos e equipes dotadas de chuveiros.
Uma pista de teste, deve estar disponível. Esta pista deverá ter uma separação do box para que se evite acidentes.
É proibido transitar com velocidade que ofereça algum risco as pessoas dentro do box.

11. INSTALAÇÕES/EQUIPAMENTOS

11.1 Instalações dos Pilotos

O box deve ser equipado com as seguintes facilidades sanitárias adequadas:
- no mínimo 02 chuveiros (01 p/ homem e 01 p/ mulheres)
- no mínimo 03 banheiros (02 p/ homens e 01 p/ mulheres)
O box deve ter um posto de serviço médico e um posto de combate a incêndio, além de uma área coberta para controle técnico e administrativo.
Um quadro de avisos para notas oficiais deve ser colocado em lugar visível entre o box e o corredor de acesso à pista.
Deverá ser reservada uma área no box, dotada de equipamento e água (suficiente para o tipo de evento) para limpeza das motos.

11.2 Secretaria

Deve ser providenciado um local fechado, de fácil acesso, provido com os seguintes equipamentos:
- 02 mesas com 04 cadeiras
- ponto de energia elétrica
- ventilação condizente
- 01 quadro de avisos
A localização da secretaria deverá ser sempre na entrada do circuito.

11.3 Sonorização

Deve haver um sistema de som profissional para público e pilotos.
O box deve ser equipado com um sistema de som independente, à disposição dos oficiais da Prova.

11.4 Instalações para o público

As instalações para o público devem satisfazer as leis do país, e as normas de construções, com particular atenção para:
- Tribunas/arquibancadas (lotação e saídas normais e de emergências).
- Estacionamento.
- Serviço médico.
- Instalações sanitárias (n° de banheiros suficientes)
- Serviço de combate a incêndios.
- Restaurantes e lanchonetes

11.5 Instalações para o júri

Uma sala longe do barulho da corrida, deve ser providenciada para a realização das reuniões de júri.
A sala deve ser acessível durante o evento, para pilotos e representantes de fábricas que queiram fazer perguntas ou protestos.

11.6 Medidas de Preservação ao Meio Ambiente

Toda a área do evento, seja ela, secretaria, sala de juri, vistoria, público, tribunas, médica, pista, etc.., deverão ser providas de recipientes adequados para coleta de lixo reciclável e não recicláveis, a fim de impedir a depredação e o mau uso do local do evento.
No box, além destes recipientes, deverão ter disponíveis e de fácil acesso, recipientes para a coleta de óleo, gasolina e outros detritos químicos.

11.7 Limpeza das motos

As pistas deverão dispor de uma área demarcada e adequada para a lavagem das motos e ferramentas. Tal área deverá ser dotada de sistema de drenagem e coleta de óleo.

12. SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

12.1 Serviço médico

Todo o evento deverá dispor de um serviço médico liderado por um médico chefe responsável, que haja em conjunto com a organização. A equipe médica e o material devem ser definidos visando à imediata assistência ao piloto.

Um preciso plano de evacuação para os feridos deve ser definido, antes do inicio dos treinos , entre organizadores e o médico-chefe.

Devem estar presentes, 01 hora antes do inicio do evento, 01 ambulância tipo "A" e 01 tipo "B", com equipamentos e o médico responsável com sua equipe.

Um hospital equipado com unidade de tratamento intensivo (U.T.I.) deverá ser oficialmente comunicado, ficando em estado de plantão durante todo o evento.

12.2 Serviço de combate a incêndio

Deve existir serviço de combate a incêndio nos box, entrada de pista, e espalhado em pontos estratégicos do cicuito.
Recomenda-se o uso de DTE ou BCF.
Um plano de combate a incêndio deve ser elaborado entre os organizadores e o chefe do corpo de bombeiros.

13. REGULAMENTO SUPLEMENTAR

O organizador deve fornecer a todos os pilotos aceitos, uma cópia do Regulamento Suplementar, contendo todos os detalhes do evento.

14. LARGADA

14.1 Gate de Largada

O Gate de Largada deve ter um dispositivo transversal, dobrável ou que se abaixará em operação. Este dispositivo deve ser controlado manualmente ou por controle remoto.
A altura mínima do gate deve ser 500mm. A largura da base concreta utilizada na construção do Gate de Largada não deve exceder 600mm.

14.2 Procedimento de Largada.

A largada será realizada com os motores em funcionamento.
O comissário levantará uma bandeira verde, momento a partir do qual os pilotos estão sob seu controle, até que todos os pilotos estejam na linha de largada.
Quando todos os pilotos estiverem na linha de largada, o comissário levantará uma placa de "15 segundos", durante 15 segundos .
No final de 15 segundos , ele levantará uma placa de "5 segundos" e o gate irá desarmar entre 05 (cinco) e 10 (dez) segundos depois de mostrada a placa de "5 segundos".

14.3 Largadas Falsas

Todas as Largadas Falsas serão indicadas por uma bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão voltar para a zona de largada e a relargada acontecerá assim que possível.

15 . PROVA

15.1 Tempo de Prova

A corrida será disputada em 10 minutos + 2 voltas. Este tempo poderá ser alterado pela Comissão de Minimotos ou pelo Júri da Prova.

16. PARADA DE UMA PROVA

O Diretor de Prova, tem o direito, por sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança ou outro caso de força maior, de parar uma corrida prematuramente ou cancelar uma parte ou todo o evento.
Se uma prova é parada a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a participação dos pilotos que ainda estiverem na prova. Os pilotos retornarão ao box e um novo procedimento de largada acontecerá. A mudança de motocicleta será permitida, com a escolha final sendo até 10 minutos antes da nova largada.
Os pilotos reservas poderão participar da nova largada, se um ou mais participantes estiverem inaptos a participarem ou foram excluído pelo Diretor de Prova.
Se uma prova é paralisada depois de transcorrida a primeira metade do tempo previsto de prova, esta será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. Qualquer piloto determinado pelo Diretor de Prova como responsável (eis) pela bandeira vermelha, será(ão) colocado(s) atrás dos demais pilotos, tendo completado um numero igual ou maior de voltas.
Exceto em caso de uma falsa largada, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se for necessário ser dada largada por mais de uma vez, e se 15 minutos não tiverem sido transcorridos, a prova será considerada nula ou inválida.

17. ASSISTÊNCIA EXTERNA, ATALHO DE PERCURSO

Cada piloto poderá ter 2 membros de sua equipe dentro do circuito para ajudar em caso de queda. Contudo estas pessoas só poderão entrar na pista quando da queda, e somente poderão levantar a moto e o piloto, podendo inclusive ligar a moto. É proibida a ajuda (empurrar a moto), salvo determinação dos Comissários da Prova. A penalidade pela violação deste Regulamento é a exclusão. Qualquer tipo de reparo, só poderá ser efetuado no lado de fora da pista para que não obstruam a passagem dos outros concorrentes, nesta área específica os mecânicos podem fazer reparos ou ajustes nas motos durante a prova.
Todo o reabastecimento deve ser feito com o motor desligado.
A comunicação por rádio com os pilotos não é permitida.
Atalho de percurso é proibido. A penalidade para a tentativa de ganhar uma vantagem com o atalho de percurso será a exclusão da sessão de treino de classificação ou prova/eliminatória. Se necessário, penalidades adicionais serão decididas pelo Júri da Prova.

18. RESULTADOS

O vencedor de uma Prova, é o piloto que atravessar a linha de chegada primeira, após serem completados o tempo e o numero de voltas definidas. Os pilotos ainda correndo, serão então parados quando atravessarem a linha de chegada.
Um piloto não se classificará para o Campeonato se ele não tiver completado no mínimo 50% do numero total de voltas dadas pelo vencedor da sua categoria.

19. PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DE MINIMOTOS 50cc

Não haverá descarte de pontos (N-1) para este Campeonato, e será declarado "Campeão", o piloto que somar o maior numero de pontos nas baterias realizadas.
O critério de desempate para o Campeonato, é o maior numero de vitórias em baterias, seguido pela melhor colocação na ultima etapa.
Os pontos serão atribuídos aos pilotos como segue:

1º Lugar - 25 pontos 6º Lugar - 10 pontos 11º Lugar - 05 pontos
2º Lugar - 20 pontos 7º Lugar - 09 pontos 12º Lugar - 04 pontos
3º Lugar - 16 pontos 8º Lugar - 08 pontos 13º Lugar - 03 pontos
4º Lugar - 13 pontos 9º Lugar - 07 pontos 14º Lugar - 02 pontos
5º Lugar - 11 pontos 10º Lugar - 06 pontos 15º Lugar - 01 ponto

20. PREMIAÇÃO

Serão entregues troféus até o 10° colocado de cada categoria. Qualquer premiação em dinheiro, está proibida, podendo a critério do organizador, providenciar uma ajuda de custo para os primeiros colocados, sem que haja diferenciação de valores nesta ajuda de custo. O organizador poderá também, fornecer brindes e prêmios para os vencedores.

21. PROTESTOS

Os protestos devem ser apresentados por escrito até 15 minutos após o término da bateria protestada, de acordo com o código disciplinar e de arbitragem da C.B.M. e com as regulamentações suplementares, e estarem acompanhados da taxa de R$500,00 (quinhentos reais), retornáveis se o protesto for justificado.
Qualquer manifestação, por qualquer membro da equipe, ou do Piloto de maneira diferente da descrita acima, poderá acarretar, a critério do Júri, na desclassificação da Prova, e submete-se ao Código Disciplinar da CBM.

22. CAMPEONATO BRASILEIRO

O Campeonato Brasileiro de Minimotos 50cc, será disputado conforme o Art. 1º, sendo que cada estado realizará 2 etapas, uma no sábado e uma no domingo. Os horários serão divulgados na programação Oficial de Prova.

23. GENERALIDADES

Os casos omissos, serão decididos pelo Júri da Prova, e pela Comissão de Minimotos. Este Regulamento poderá ser alterado, em parte ou no todo, em função de melhor se adequar as reais necessidades deste esporte, mas sempre em função de melhor desenvolvimento da categoria.

24. COMISSÃO DE MINIMOTOS

LINCOLN DUARTE
ONILIO CIDADE
FILHO DENGLAR PIRES

 
 
 
FCM

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Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
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