Federação Catarinense de Motociclismo



Sul-Brasileiro de Motocross - Capinzal
Reportagem FCM – Gerson Coas
 


Largada categoria Força Livre
Nilvo Dorini, prefeito de Capinzal

A chuva já era esperada na tarde de sábado em Capinzal, no meio-oeste de Santa Catarina, como um dos ingredientes da etapa única do Sul-brasileiro de Motocross. Começou leve, mas logo ficou intensa e impediu a realização de todas as sessões de treinos. À noite mais chuva forte. Quando a pista de 1.500 metros do Parque de Exposições Domingos Pelizaro foi liberada no domingo pela manhã para as motos especiais, logo ficou visível que a quantia de lama no traçado impossibilitaria a prática naquelas condições. Além de forçar ao extremo o motor, o barro pesado impedia a refrigeração. O resultado é que não era preciso mais do que duas ou três voltas para os pilotos pararem suas motos com os motores fervendo, além de estarem carregando uma carga extra de lastro...

Com a intervenção dos organizadores para a retirada do barro nas principais curvas e ajeitada nos pontos mais complicados, durante a prova a pista já estava nota 10 se comparada ao que havia na parte da manhã. Porém mesmo com pouco barro, por ser técnica e rápida a pista exigiu muito das motos e dos competidores. “É a primeira pista da temporada que eu senti o trabalho das suspensões. Os saltos, os buracos e as aproximações de curvas com canaletas forçavam todo o conjunto. Foi uma ótima escolha para a competição”, disse o paranaense Ivan Júnior. Felizmente o tempo se manteve estável, até com pequenas aberturas de sol durante o domingo...

A hora é de acelerar!


Leo Lopes #40 e Cássio Gárcia #1, cat. Open

Gabriel Cattoni, cat. 60cc

Douglas dos Santos, cat. 60cc

No total 105 competidores se inscreveram, um a mais do que em 2003. Os experientes pilotos da Open foram os primeiros a encarar a pista. Na largada o gaúcho Léo Lopes partiu com tudo para repetir sua vitória na inauguração desse traçado, em 2003. Ainda na volta inicial Cássio Garcia tentou logo dar o bote no líder, mas mesmo antes de completá-la tomou o seu primeiro dos quatro tombos da tarde... E ao buscar a recuperação que ele fez algumas demonstrações de como se anda forte no barro, mas não era o seu dia! Ademir Todeschini, defendendo a bandeira paranaense, fez a sua parte. E como dizem que para ganhar é sempre bom ter um pouco de sorte, há três voltas do quadriculada Lopes tomou um escorregão, facilitando a vida de Todeschini que não perdeu a oportunidade para passar e receber a bandeirada final em primeiro. Uma das surpresas da etapa foi o representante da região Marcelo Perotti, que da sexta colocação na volta inicial completou a bateria em terceiro. Cássio chegou em quarto, Carlos Kettermann em quinto, e Sandro Silveira, líder da classificação do catarinense, terminou na sexta posição. No placar do Sul-brasileiro por Federações: 1 para a FPrM.

A garotada da 60cc foram os próximos entrar na pista para disputar o título Sul-brasileiro. Dentre eles estava o catarinense Gabriel Gentil que fez jus ao vice-campeonato brasileiro da categoria. Ele largou na frente, pilotou demonstrando domínio e confiança e fechou a bateria em primeiro com direito a manobras no salto da chegada. Além de faturar o Sul-brasileiro, Gabriel manteve os 100% de aproveitamento no Estadual. Será ele o "Carmichael" catarinenseDouglas dos Santos que vem crescendo a cada corrida terminou em segundo, assim como Jorge Coronel Jr., terceiro colocado. O paranaense Endrius Armstrog completou a prova na quarta posição. Agora no placar, empate: 1 para a FPrM e 1 para a FCM.


Rafael Faria #10, Cristopher Castro #146
e Leandro Silva #7, cat. 125cc

A terceira bateria da tarde a contar pontos para o Sul-brasileiro foi a 125cc. A surpresa foi o paranaense Rafael da Silva Faria que fez a melhor escolha da posição da largada e pulou na frente, seguido de Leandro Silva, Cristopher “Pipo” Castro e Jhonatan Batista. Passado o bolo da primeira volta, Rafael manteve a frente, enquanto Leandro errou entregando a posição a Pipo.

Impondo um forte ritmo os três se isolaram na liderança. Com apenas uma linha limpa e rápida na pista, Pipo não podia arriscar no tudo ou nada numa ultrapassagem para cima de Rafael porque atrás dele estava Leandro, também procurando uma oportunidade

Anderson Cidade, cat. 80cc

Jean Carlo Ramos #7 e César Augusto Popinhak #6, cat. 80cc
de passar e parar de levar rajadas de barro. Ei, os “caras” estavam mandando ver! Tanto é que prestes a completar o primeiro terço de prova Leandro capotou de frente na aproximação de uma curva, levando nas costas uma pancada do banco da sua Honda que o fez abandonar a pista acompanhado pelos pára-médicos. “Você viu o que aconteceu? Como foi?”, perguntava ele minutos depois, já em recuperação do susto.

Sem a presença de Leandro, Pipo pode pressionar ainda mais e forçar um erro de Rafael que acabou cedendo. Ao passar Pipo abriu boa vantagem e conduziu sua moto sem deslizes para confirmar a vitória. Jhonatan Batista que buscava a recuperação terminou em terceiro “Poxa, eu achava que seriam mantidos os 25 minutos da bateria. Nem o meu mecânico tava ligado na redução para 20 minutos!”, desabafou o catarinense de Gaspar. Kurtt Rocha que não fez boa largada fechou a prova na quarta colocação. No placar: 2 para a FCM e 1 para a FPrM.


João Marronzinho Jr., cat. Força Livre

Na 80cc o paranaense Jean Carlo Ramos parecia ter entrado na pista disposto a vencer e empatar o jogo. Jean largou na frente e não deu chances para o trio catarinense formado por César Popinhak, Anderson Cidade e Douglas Ricardo, que o seguia de perto. O gaúcho Mairon Mergener e Ricardo Haramoto, de Curitibanos/SC, completaram os seis primeiros colocados da bateria. No placar tudo igual novamente: 2 para a FPrM e 2 para a FCM.

A Força Livre foi a última bateria da tarde e também a que decidiu a Federação campeã do Sul-brasileiro de Motocross 2004. Na queda do gate o catarinense João Marronzinho Jr. assumiu a dianteira na primeira curva e logo colocou uma distância segura para os seus oponentes mais próximos, o gaúcho Douglas Parise e o paranaense Ivan Jr, segundo e terceiro colocados que mantiveram essas posições durante toda a bateria. As ultrapassagens e disputas mais acirradas aconteceram pela quarta colocação em diante, posição ocupada na quadriculada por Marcos Cordeiro. Em 2003 Marronzinho também venceu nessa pista e faturou o título catarinense por antecipação, fato que pode ser repetido agora caso não seja confirmada a realização da décima etapa do estadual. Pelo Sul-brasileiro, 3 para a FCM e 2 para a FPrM.


Tiago Hort, cat. Júnior

Mauricio Terichel, cat. 50cc

A prova também contou pontos para a nona etapa do Catarinense de Motocross. Tiago Hort venceu na Júnior e abriu ainda mais em relação ao vice-líder do certame, Rafael Espíndola. Agora a diferença entre eles é de 20 pontos a favor de Hort.

Na classe nacional Adilson Batista e Darlan Silva travaram um sensacional duelo do início ao fim da bateria. No final Darlan confirmou a boa fase, obtendo a sua segunda vitória consecutiva, reduzindo para 13 pontos a diferença que o separa do líder da classificação geral. Na categoria 50cc o piloto Maurício Treichel, de Chapecó, foi o vencedor da bateria promocional.


Darlan Marcondes da Silva, cat. Nacional

O sul-brasileiro de Motocross foi organizado pelas federações Paranaense, Catarinense e Gaúcha, com apoio total da prefeitura de Capinzal e do Motoclube Capinzal Ouro.

Resultado final da prova

Classificação do Catarinense de Motocross após a etapa de Capinzal





João Marronzinho Jr., cat. Força Livre Especial

Cristopher Castro, cat. 125cc

Rafael Faria, cat. 125cc

Ademir Todeschini, cat. Open

Jean Carlo Ramos, cat. 80cc

Gabriel Gentil, cat. 60cc

Tiago Hort, cat. Júnior

Darlan Marcondes da Silva, cat. Nacional

Pódio categoria Força Livre Especial

Pódio categoria 125cc

Pódio categoria Open

Pódio categoria 80cc

Pódio categoria 60cc

Pódio categoria Júnior

Pódio categoria Nacional

Pódio categoria 50cc

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.