Federação Catarinense de Motociclismo



Chapecó fecha temporada do
motocross do Oeste do Estado

Reportagem FCM – Gerson Coas
 


Largada categoria Força Livre

A temporada 2004 da Copa Pula-Pula Yamaha de Motocross, ou Campeonato Oestino de Motocross encerrou com a participação no total de mais de 150 pilotos. A última das 13 etapas disputadas foi realizada neste segundo domingo de dezembro, dia 12, em Chapecó, a mesma cidade que abriu a competição. Na prova denominada Alberto Gambatto numa homenagem a um dos integrantes do Motoclube de Chapecó, que faleceu neste ano, em jogo apenas os títulos de vice-campeão das categorias Nacional “A”, Nacional “B” e Força Livre Especial que acabaram ficando nas mãos de Ernani Gauer, Virlei Wandsher e Vandrigo Fabris.


Vandrigo Fabris, cat. Força Livre

Cléber Todeschini e Lawrence Tasca, cat. Júnior

Cássio Lima e Rafael Chavier, cat. Intermediária

Virlei Wandsher, cat. Nacional "B"

Baterias

Com um sistema de irrigação bastante funcional, o pessoal do motoclube mandou ver água na pista. Resultado disso é que as duas rodadas de treinos na parte da manhã foram feitos com o traçado encharcado... enlameado! E no intervalo do meio-dia, mais água. Mas foi o mais certo. A tarde com a largada de 10 baterias sob sol forte e o vento, a poeira não se acanhou a aparecer, juntamente com os buracos e canaletas nas curvas do traçado.

A primeira bateria da Força Livre teve Cléber Todeschini largando na frente. Mas o seu irmão e campeão antecipado Ademir Todeschini o ultrapassou ainda na volta inicial, e dali em diante guiou a sua Honda rumo a quadriculada sem ser pressionado pelos concorrentes diretos Cássio de Lima, Rafael Chavier ou Vandrigo Fabris.

Já a bateria final foi mais agitada. Ademir largou novamente na frente, mas Vandrigo na sua cola desde a largada não o deixou ditar o ritmo da prova. Pelo contrário. Após comboiar o ponteiro, prestes a encerrar o tempo de 15 minutos, Vandrigo deu um bote decisivo e tomou a liderança. Ademir tentou dar o troco, mas ainda na mesma volta errou numa das curvas, facilitando as coisas para o representante de Abelardo Luz. Cássio de Lima caiu na largada e fez uma corrida de recuperação, enquanto Rafael pilotou sossegado no terceiro posto. Outro pega que movimentou a bateria foi a que valia a quarta colocação entre Cléber Todeschini e Jhonatan Menegasso. Foram várias voltas até que Menegasso conseguisse atrasar a frenagem o suficiente para tomar a posição, já que na disputa da saída de curva em aceleração plena Todeschini conseguia levar a melhor.

No somatório dos pontos das duas baterias deu Vandrigo em primeiro, seguido de Ademir, Rafael, Cássio, Jhonatan e Cléber fechando os seis primeiros lugares.

Aliás, Cléber Todeschini foi o protagonista de vários outros pegas. Na Júnior, categoria que abriu a seqüência de baterias da tarde, Cléber duelou com Lawrence Tasca, que levou a melhor após uma série de alternâncias de posição. A bateria foi vencida por Ivandro Sales que liderou da primeira a última volta.



Ernani Gauer, cat. Nacional "A"

Douglas dos Santos, cat. 60cc

Na categoria Intermediária, Cássio de Lima foi o vencedor. Nas voltas iniciais ele agüentou a pressão de Rafael Chavier, campeão antecipado, que acabou errando, e terminou em quarto. “Entrei muito afobado na pista e queria a primeira posição de qualquer jeito. Errei, mas tudo bem, pois o título está garantido!”, relatou Rafael. Nessa categoria o pega de Cléber foi o que valia o segundo lugar, disputado com Menegasso, que outra vez levou a melhor.

A classe Nacional “B” foi tão disputada quanto a especial, com vários pilotos andando forte e qualificados para a vitória. Porém, na somatória dos resultados Juliano Spier faturou outra vez, fechando o ano de 2004 com seis vitórias. Virlei Wandsh venceu a disputa com Tiago Baú e ficou com o vice-campeonato.


Maurício Treichel, cat. 50cc

Na Nacional “A” a vitória no somatório dos resultados foi de Ernani Gauer, com Paulo Perussi ficando com o vice-campeonato, 19 pontos a mais que Tiago Baú, terceiro colocado.

Na 60cc Douglas dos Santos ganhou a sua sétima corrida da temporada, enquanto Gustavo Treichel, campeão antecipado ficou com o segundo lugar. A categoria destinada aos garotos que competem com motos de 50cc teve como vencedor de ponta a ponta o terrorzinho Maurício Treichel, Leandro Neto ficou em segundo e Guilherme Oliveira ficou em terceiro.


Ademir Todeschini,
cat. Força Livre

Vandrigo Fabris,
cat. Força Livre

Rafael Chavier,
cat. Intermediária

Giancarlo Viero, presidente Moto Clube Chapecó


Pódio categoria Força Livre

Pódio categoria Intermediária

Pódio categoria Júnior

Pódio categoria Nacional "A"

Pódio categoria Nacional "B"

Pódio categoria 60cc

Pódio categoria 50cc

 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.