Federação Catarinense de Motociclismo

ENTREVISTA: Destaque do Regularidade, Guilherme
Cascaes avalia sua temporada
Texto: Bárbara Sales - Reportagem FCM - Fotos: Gerson Coas - Arquivo FCM

A reportagem da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) inicia nesta sexta-feira, 14 de janeiro, uma série de entrevistas com os pilotos catarinenses que foram destaque na temporada que passou.

Para começar, Guilherme Cascaes, um dos destaques catarinenses no Enduro de Regularidade, avalia o seu ano de 2010 e revela qual a sua expectativa para a temporada 2011, que começa já no dia 24 de janeiro com o Piocerá, prova válida pela primeira etapa do Brasileiro de Regularidade, entre os estados de Piauí e Ceará. Confira:

 FCM: Em 2010, você conquistou dois bicampeonatos. O Catarinense e o Sul-Brasileiro de Regularidade. Qual a tua avaliação da temporada?

 Foi uma ótima temporada. Eu havia vencido esses dois campeonatos em 2008, e, em 2009 não participei devido a datas próximas ou coincidentes com as do Brasileiro. Em 2010, consegui conciliar e voltei a competir, vencendo novamente os dois campeonatos. Além disso, conquistei o primeiro lugar nos tradicionais Enduro da Lua Cheia e o Enduro dos Vinhedos, duas etapas do Brasileiro (no Piauí e no Paraná), o terceiro lugar no Enduro da Independência e o quarto lugar geral no Brasileiro.

 FCM: Você esteve bem próximo do título brasileiro esse ano, chegou a liderar o campeonato, mas finalizou a temporada com a quarta colocação. O que você acha que faltou para a conquista do campeonato nacional?

 Foi um campeonato muito difícil. No inicio cheguei a liderar por duas provas, porém esse ano não tivemos descartes algum de resultados, o que me prejudicou um pouco. Foram vários fatores, inclusive a falta de sorte. Um recurso feito por um piloto da Honda na CBM me fez perder alguns pontos na prova do Rio Grande do Sul, e tive problemas em algumas etapas, em especial na última (Bahia), onde enroscou um bolo de arame farpado na roda traseira da moto e perdi vários minutos. O campeonato nacional não permite erros ou problemas, a disputa é ponto a ponto a cada etapa com o nível elevadíssimo dos pilotos. Estou feliz de ter quase chegado lá e saber que estou conseguindo evoluir a cada ano.

 FCM: Qual tua expectativa para a temporada 2011?

 São as melhores possíveis. Pretendo defender os títulos do Catarinense e Sul-Brasileiro e ainda brigar pelo Brasileiro de Enduro de Regularidade. Acredito que nesse ano de 2011, com um pouco mais de experiência que adquiri, dá para fazer um campeonato melhor e brigar pelo título nesta próxima temporada.

 FCM: Quais campeonatos você pretende disputar?

Pretendo disputar o Catarinense, Sul-Brasileiro e Brasileiro de Regularidade. Quero ver se consigo também fazer o Independência e algumas provas da copa Sul.

FCM: Já tem equipe definida para 2011? Qual moto usará nesta temporada?

A equipe ainda não está definida, porém, já estou me preparando para a primeira etapa do Brasileiro, o Piocerá, que acontece de 24 a 29 de janeiro, entre os estados do Piauí e Ceará. Como minha nova moto não chegou a tempo de despachar para o Piauí, nesta etapa estarei participando com uma moto emprestada, uma Yamaha WR 450 F, e o restante do campeonato, disputarei com uma KTM XCFW 250.   

FCM: Como está sua preparação para a temporada 2011?

Fiquei quase 30 dias sem moto, porém, não parei de treinar a parte física desde o fim da temporada de 2010. A partir desta semana, começo a treinar com a moto.


 
 
 
FCM

Federação Catarinense de Motociclismo

Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79
Capoeiras - Florianópolis - SC - 88070-220
Fone: (48) 3248-1950 Fax: 3348-8681
Email: fcm.sec@gmail.com

2001-2019 Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo sem autorização.